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Igreja Presbiteriana

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Mensagem por Johnny-Five (J5) 13/12/10, 01:40 pm

A Igreja Presbiteriana do Brasil tem como marco inicial, a chegada de Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1859. Franceses reformados, ainda em vida de João Calvino, tinham tentado se estabelecer na mesma cidade do Rio, sob a chefia de Nicolau Villegagnon, mas esse esforço fracassara.

Simonton estava sendo enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América, através da "Board of New York".

Esse pioneiro mostrou-se muito capaz. Nos oito anos de vida no Brasil, conseguiu dominar a língua do país de sua missão, fundou a Igreja Presbiteriana do Rio, o Presbitério do mesmo nome, publicou um jornal - "A Imprensa Evangélica", e instalou o chamado "Seminário Primitivo" do Rio.

George Chamberlain, um dos companheiros de Simonton, mostrou-se igualmente amigo de uma fé esclarecida. Fundou em São Paulo, não somente uma igreja, mas também uma escola, a saber "Escola Americana" - gérmen da Universidade Mackenzie.

A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (do sul), através do chamado "Committee of Nashville", enviou para Campinas, Estado de São Paulo, a dupla George Morton e Eduardo Lane, onde fundaram a Igreja e o "Colégio Internacional", gérmen do Instituto Gammon, em Lavras, Minas Gerais, bem como a Escola Superior de Agricultura, hoje sob a responsabilidade do Governo Federal.

O referido Colégio foi a primeira instituição de ensino norte-americano na América Latina, introduzindo assim uma metodologia diferente.

Sem entrar em pormenores quanto a essa renovação, convém ressaltar o cunho de equilíbrio, intelecto, emoção e ação, que caracteriza o pensamento "reformado", ou seja "calvinista". Esse equilíbrio fundamenta na Igreja o governo "representativo", em contraste com o "episcopal" e o "congregacional".

Calvino foi um dos fundadores da Democracia.

Foi também um dos fundadores do capitalismo, conforme o declarou Max Weber, sociólogo judeu-cristão. Não pregou capitalismo selvagem a que a ambição humana levou a livre empresa, mas capitalismo da justiça social. O trabalho é vocação de Deus, o estilo de vida deve ser simples; é lícito poupar e investir, mas não o explorar.

Recentemente, no Congresso Nacional em Brasília, o Senhor Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Guilhermino Cunha, fez o seguinte pronunciamento:

"A Igreja Presbiteriana do Brasil, desde o Brasil Império, 1859, está atuando em terras brasileiras, deixando marcas profundas nas áreas da educação, da cultura, das artes, da ciência e, acima de tudo, contribuindo para a transformação moral e espiritual do nosso povo, através da pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. O ser humano nunca mais será o mesmo após um encontro com Cristo. De fato, "se alguém está em Cristo, é uma nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas todas as coisas". Só podemos construir um Brasil novo, a partir de um homem novo."

A História da Educação no Brasil registra os nomes de alguns educadores de alto gabarito, todos introdutores de sólidas reformas e campeões de renovação editorial, cada um na sua matéria.

A IPB se faz presente, não só por escolas, que disseminam a cultura, mas também por hospitais que recuperam a saúde.

"Na área da Saúde e da Ação Social, temos 5 (cinco) grandes Hospitais Presbiterianos servindo ao povo brasileiro: em Londrina, no Paraná, Rio Verde e Anápolis, em Goiás, Dourados, em mato Grosso do Sul, e em Patrocínio, Minas Gerais. Sem falar no Hospital Porta da Esperança que serve aos índios Caiuás e Terenos, e nos chamados Hospitais Evangélicos espalhados por este imenso País, nos quais nós, presbiterianos, temos significativa parcela de apoio e sustentação. Temos dezenas de clínicas, orfanatos, centros de recuperação e casas para idosos."

No atual quadro político brasileiro, o Presidente da IPB enumera nomes significativos, que são elementos evangélicos, em especial, presbiterianos. Essa presença no Congresso reflete a atuação da Igreja Presbiteriana do Brasil na vida nacional.

"No campo da política, posso referir-me aos calvinistas, presbiterianos de boa tradição reformada: Senadora Benedita da Silva, Rev. Joaquim Beato, Suplente do Senado, Gerson Camata, Deputado Elias Abraão, pelo Paraná, Deputado Silas Brasileiro, por Minas Gerais, Deputada Lídia Quinan, por Goiás, Deputado Edinho Araújo, por São Paulo, Antônio Teixeira Gueiros, no governo do Pará, Antônio Cabrera, no Ministério da Agricultura, Evandro Gueiros, no Tribunal Federal de recursos e vários Deputados Estaduais e Vereadores. Governadores de Estado, presbiterianos: Geremias de Matos Fontes (1964/68, Rio de Janeiro, Vice-Governador do Rio 1970/74 - Erasmo Martins Pedro, Nilo Batista, recentemente Governador do Rio de Janeiro"

A corrente de Calvino pretende ser expressão de fé mas, livre de magia. Desde a primeira redação das Institutas é uma expressão legítima da Fé Cristã.

John Stott, escritor inglês, publicou um livro pequeno, intitulado "Crer é também pensar". Na verdade é um pequeno grande livro, cujo conteúdo é definido pelo título. toda uma crosta de magia infelizmente, acaba por aderir às verdades da fé. O livro é uma denúncia.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Igreja calvinista - sustenta uma fé esclarecida.

Os presbiterianos fazem parte do tronco calvinista da Reforma iniciada na Alemanha por Martinho Lutero no século XVI. A teologia e forma de organização da Igreja Presbiteriana são resultado da aplicação, na Escócia, dos ensinos de João Calvino em Genebra e Strasburgo. No Brasil, os presbiterianos chegaram em 1859, através de missionários enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA, lá estabelecida desde a chegada dos primeiros "pais peregrinos".

O tema central da pregação de Jesus, o Reino de Deus, é também o centro da teologia presbiteriana. Cremos num Deus que é Rei e que, em sua soberania, não se presta à manipulação humana. A forma de organização das igrejas presbiterianas segue um modelo representativo de governo.

Cada igreja local é dirigida por um conselho de presbíteros eleitos pelo voto da assembléia de membros da comunidade, para um mandato de 5 anos. O conselho é presidido por um pastor, ele também eleito pela assembléia da igreja, para um mandato de até 5 anos. A partir da igreja local, segue-se um modelo federativo de organização, com presbitérios formados por igrejas de uma região, sínodos reunindo presbitérios de uma região mais ampla, e o Supremo Concílio, órgão máximo da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Uma característica marcante da Igreja Presbiteriana é sua ação no campo da educação. Onde houver uma igreja presbiteriana alguma iniciativa estará sendo tomada nesta direção. Esta característica encontra-se na origem de instituições educacionais de alto nível como a Universidade de Princeton, nos EUA, e a Universidade Mackenzie, no Brasil.

Visão

"A IPB é uma comunidade de famílias cristãs-reformadas comprometida com a proclamação da Palavra, com a educação e com a transformação do ser humano e da sociedade."

Missão

"A missão da IPB é: Anunciar o Reino de Deus, Educar para a vivência cristã e Assistir o ser humano em suas necessidades."

Lema

"IPB, Evangelização, Educação e Ação Social."

Alcance

"A comunidade local, a cidade, o estado, o país e o mundo."

Valores e Princípios

Soberania de Deus
Escrituras Sagradas
Símbolos de Fé:
Confissão de Fé
Catecismos
Análise do Ambiente

Estratégias

Estabelecer uma Campanha Nacional de Oração pela implantação do Plano Estratégico da IPB.

Metas e Desafios

Organizar a Campanha Nacional de Oração, com a participação de todas as Igrejas até o final de 1996.

Plano Global

Crescimento da IPB com a implantação imediata do Plano Missionário Cooperativo nesta CE-SC/IPB.

Estratégias

Fortalecimento do trabalho infantil nas Igrejas;

Fortalecimento da orientação familiar, com a criação de cursos orientados para o fortalecimento dos laços familiares em todas as igrejas, e campanha nacional no mês de maio;

Criação de uma Ação Pastoral para a Família;

Promover Campanha Nacional para que todas as Igrejas realizem no prazo de 1 ano um encontro para discussão de Infância e Família, dentro de um Programa de Fortalecimento da Família;

Providenciar material adequado para os vários níveis da problemática familiar;

Plano de Ação Global de Oração e Família;

Inserir em todos os órgãos de divulgação periódicos da IPB, inclusive os devocionários, matérias inspirativas, tais como testemunhos e experiências bem sucedidas de famílias da Igreja;

Determinar ao CECEP e à LPC a produção de material adequado à problemática familiar, nesta CE-SC/IPB;

Fortalecimento do ensino teológico através da melhor estruturação dos seminários e Institutos Bíblicos da implementação de programa de capacitação dos seus docentes;

Utilizar todos os meios de comunicação (mídia) na divulgação do Evangelho e para melhorar e popularizar a imagem da IPB;

Melhorar o processo de comunicação interna entre as lideranças e as igrejas.

Metas e Desafios Promover uma reestruturação dos processos de comunicação interna da Igreja; Organizar e Implantar um Plano Geral de Comunicação e Marketing para a Igreja;

Fonte: E-Deus.org

Autoria: Caio Augusto
Johnny-Five (J5)
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Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
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