Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Igreja Batista

2 participantes

Ir para baixo

A Igreja Batista Empty A Igreja Batista

Mensagem por Johnny-Five (J5) 13/12/10, 01:36 pm

Em 19 de novembro de 1910 chegavam à Belém do Pará, procedentes de Chicago (EUA), os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Ambos batistas, porém, batizados com o Espérito Santo, no grande avivamento pentecostal derramado no início deste século nos Estados Unidos.

Vingren era candidato ao campo missionário de sua denominação na China, mas, após o batismo com Espírito Santo, sentiu não ser vontade de Deus. Buscando conhecê-la melhor, Deus revelou a ele e ao seu companheiro Daniel Berg, através de uma profecia na casa do irmão Adolfo Uldim, que os queria no Pará. Nessa profecia, o Senhor informou que seria um povo de costumes diferentes, comidas simples, mas que, entretanto, havia uma grande obra para realizar no meio deste povo - glória a Deus. Após a oração, já que ninguém sabia onde era o "PARÁ", foram a uma livraria e consultando um atlas viram que Pará era um Estado do Norte do Brasil e BeIém, sua capital. Daí, em lances decisivos e até impossiveis para os homens, o Senhor providenciou os meios para que chegassem até aqui. Quando desembarcaram em Belém, numa tarde ensolarada, ninguém os estava esperando, não eram enviados por nenhuma missão. Eram encomendados pelo Espírito Santo. Caminharam pela então avenida 15 de Agosto, hoje Presidente Vargas, até a praça da República e alí sentaram em um dos seus primeiros bancos aguardando orientação divina. Não custou Adriano Nobre, que era crente presbiteriano e que falava inglês (foi o primeiro professor de Gunnar e Daniel), o qual os encaminhou até a Igreja Batista, situada na rua João Balbi, 406 (hoje demolida), onde ficaram hospedados no porão do prédio, por algum tempo. Era o primeiro contacto com a terra para a qual tinham sido enviados. Nada tinha faltado até aquele momento. Deus continuava fiel...

Os Primeiros Crentes

Daniel Berg, forte e robusto, arranjou emprego de fundidor na antig Port Of Parh (hoje dividida em Cia. Docas do Para e ENASA) e Gunnar Vingren dedicava-se ao estudo do idioma. A noite transmitia a Daniel o que havia aprendido. Assim Daniel trabalhava para o sustento de ambos. Era Deus cuidando de seus filhos. Passado seis meses o irmão Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração. Aproveitou o momento e leu no Novo Testamento alguns versos sobre o Espírito Santo. Foi o suficiente para que se acendesse o desejo do batismo de fogo. A partir dai haviam fervorosas orações na casa da irmã Celina Albuquerque, na rua Siqueira Mendes, 79, Cidade Velha.

Tanto Vingren como Daniel esperavam que a Igreja Ihes deasem o apoio que almejavam. Pensavam que, como em sua pátria, podoriam continuar batistas batizados com o Espírito Santo. Porém, poucos Ihe deram apoio. Apesar disso, Vingren continuava amoroso e uma de suas particularidades era orar pelos enfermos. Aqueles que aceitavam a doutrina pentecostal tornavam ir a reuniões de oração mais fervorosas, na casa da irmã Celina. Assim, na noite de 7 de junho de 1911 houve mais uma abençoada reunião. A maioria foi embora quando terminou o culto, porem Celina Albuquerque e outra irmã continuaram pela noite adentro buscando o batismo. Precisamente a 1 hora da manhã, ao raiar o dia 08 de junho a irmã Celina foi batizada com o Espírito Santo, falando em novas línguas, e isto por duas horas seguidas, conforme depoimento de Vingren em seu diário: "A primeira operação do batismo com o Espírito Santo feita pelo Senhor Jesus em terras brasileiras."

Era então o dia 08 de junho de 1911. Esse acontecimento deu margem a expulsão de todos os simpatizantes da doutrina pentecostal da Igreja Batista. O irmão Antonio Mendes Garcia, narra o que aconteceu na ocasião: "Um parente de Adriano Nobre (Raimundo Nobre) e outros irmãos resolveram fazer uma reunião. Nessa ocasião o irmão que tomou a direito, disse: Essa nossa reunião tem por fin saber quem pertence a essa nova seita. Os irmãos ficaram espantados. Alguns quiseram falar, mas não tiveram consentimento do dirigente, quw continuou. Quem faz parte desta seita se manifeste: diversos irmãos se Ievantaram. Então ele disse: Proponho que sejam cortados da Igreja; Alguém exclamou: Apoiado.

Com isto fizeram oração e foi encerrada a sessão. Isto ocorreu no dia 13. Aos expulsos juntaram-se outros que não haviam comparecido ao templo, de sorte que 19 crentes resolveram organizar-se em igreja regular, que eram os seguintes por seus nomes: Jose Placido da Costa (Superintendente da Igreja Batista) Piedade da Costa, Henrique Albuquerque, Celina Albuquerque. Maria de Nazaré, Manuel Maria Rodrigues, Jerusa Dias Rodrigues, Jose Batista de Carvalho, Maria Jose Batista de Carvalho, Antonio Mendes Garcia, Manuel Dias Rodrigues, Emilia Dias Rodrigues, Joaquim Silva, Benvinda Silva, Ana Silva, Tereza Silva de Jesus, Isabel e João Domingues."

Quem Somos

Partimos do princípio de que a Bíblia é única regra de fé e prática. É o único escrito inspirado por Deus.

A Palavra de Deus - composta de 66 livros, sendo 29 no Novo Testamento e 37 no Antigo Testamento - tem como centro a pessoa de JESUS CRISTO e como finalidade maior fornecer aos homens um meio de conhecer o único plano que pode conduzir à salvação das almas.

Procuramos, portanto, elaborar um pequeno guia, com algumas verdades bíblicas fundamentais:

Deus te ama

Várias passagens da Bíblia mencionam o grande amor de Deus aos homens.

O amor de Deus geralmente não é questionado pela maioria das pessoas. É comum nós ouvirmos a frase: Deus é amor.

Realmente Deus é amor, e quem nos garante isso é a Sua Palavra (1 João 4.8).

Mas o versículo que melhor expressa esse grande amor, a nosso ver, é João 3.16, que diz:

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

A palavra tal no versículo acima citado nos revela que era tão grande, chegando ao ponto de ser incomensurável o amor de Deus, deixando o escritor inspirado sem outra palavra que melhor definisse a tamanha ênfase que merecia ser dada àquele sentimento divino !

Sim, podemos com certeza afirmar que Deus te ama e sua alma, para Ele, vale mais do que o mundo inteiro. Você tem se preocupado com isso ?

Todos Pecaram

O pecado é o grande câncer espiritual que os homens carregam. Ele atua na vida das pessoas de forma a levá-las a sua própria destruição.

Alguém indagaria: eu não roubo, não sou homicida, não desejo mal ao próximo... sou eu pecador ? SIM.

A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo foi o único que não conheceu o pecado. Por isso, eu e você somos pecadores. Na epístola de Paulo aos Romanos 3.23 está escrito:

"Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus"

Esse versículo nos afirma ainda a terrível consequência do pecado – O AFASTAMENTO DE DEUS.

Toda a eternidade afastado do Senhor. A morte do espírito. O inferno (Apocalipse 21.8).

Outros textos sagrados também mencionam os efeitos do pecado, como por exemplo Rm. 6.23:

"o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Falar sobre o pecado e suas consequências realmente não é das melhores coisas, mas certamente é extremamente necessário. Continue lendo... assuntos melhores virão.

Jesus Pagou Seus Pecados

Glória a Deus, Jesus pagou nossos pecados ! ! !

O único motivo que nos faz viver em paz é a certeza de que, embora sendo pecadores, podemos receber a salvação pela MISERICÓRDIA DE DEUS.

A Bíblia nos informa que Deus, na sua infinita bondade, providenciou uma maneira de nos poupar do castigo que a nós estava destinado, qual seja, recaíu nos ombros de um justo (o único) todo o pecado da humanidade.

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". (Isaías, 53.4-5)

Se isso ainda não foi suficiente para que você pudesse observar com clareza o dinamismo da morte de Jesus Cristo como propiciação pelos nossos pecados, vejamos:

"Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". (João 3.17)

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)..." (Efésios 2.4-5)

Você Precisa Aceitar a Cristo

Deus fez tudo o que era necessário para que eu, você e todos os homens fossem SALVOS.

O sacrifício de Jesus já está feito. A ele nada podemos acrescentar. De nada vale outros "sacrifícios" menores, por mais bem intensionados que sejam. O homem não pode salvar a sua alma com suas próprias obras:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2.8-9)

Ora, como o texo sagrado menciona, a FÉ em Cristo é ESSENCIAL à salvação.

Deus não se apropria da sua vontade. Ele lhe respeita, concedendo-lhe, inclusive, a opção de passar a eternidade no Reino dos Céus, ou não. Deus quer que você se arrependa de seus pecados e se volte para Cristo, tendo Ele inclusive deixado claro em sua palavra a satisfação por aqueles que reconhecem que necessitam de Jesus em suas vidas:

"Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". (Lucas 15.7)

Aceite a Jesus. Entregue a sua vida a quem se entregou por VOCÊ.

Só Jesus Cristo Salva (Atos 4.12 e João 14.6).

Jesus Pode Mudar sua Vida

O ponto que melhor distingue o cristianismo das outras grandes religiões existentes, é que nós, cristãos, adoramos a um DEUS VIVO, o que não acontece com as demais, que adoram falsos deuses.

"Ele «Jesus» foi entregue por nossos pecados, e ressurgiu para nossa justificação" (Romanos 4.25)

"Os ídolos das nações são são prata e ouro, obra das mãos dos homens; têm boca mas não falam; têm olhos mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; nem há sopro algum na sua boca". (Salmos 135,15-17)

E é por isso que ocorrem mudanças na vida do cristão, porque Jesus está vivo.

Você quer ver a atuação do Poder de Deus em sua vida ? Então peça a Jesus...

"Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalípse 3.20)

Muitas vezes as pessoas pensam que não podem aceitar a Cristo porque não conseguem ter uma vida de acordo com a vontade de Deus (bebem, fumam, são viciados em drogas, etc.). Não pense dessa forma. NOSSO DEUS É PODEROSO. E se Ele tem poder para perdoar os seus pecados, quanto mais ainda para mudar sua vida, seus hábitos, sua maneira de pensar, e tudo o mais que for necessário para que você tenha uma vida cristã plena e abundante. Ore, peça à Deus e CONFIE !

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (II Coríntios 5,17)

Jesus quer mudar sua vida

O Plano de Salvação de Deus para os Homens

Não há nada mais maravilhoso na vida do que descobrir a paz com Deus. Os passos para esta descoberta são:

O 1o Passo é: Compreender o Plano de Deus

Paz e Vida Abundante

Deus ama você e deseja que você experimente esta paz e vida abundante e eterna.

A Bíblia diz...

"...tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" Romanos 5:1

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna." João 10:10

Já que Deus planejou que tivéssemos paz e vida abundante nesta existência , por que a maior parte das pessoas não está tendo essa experiência?

O 2o Passo é: Reconhecer o problema do Homem

Separação

Deus criou o homem à sua própria imagem e lhe deu vida abundante. Ele não o fez como um robô , para amá-lo e obedecer-lhe automaticamente, mas deu-lhe vontade e liberdade de escolha.

O homem decidiu desobedecer a Deus e seguir o caminho de sua própria escolha.

O homem ainda hoje continua se afastando de Deus. Ele está separado de Deus.

A Bíblia diz...

"Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus" Romanos 3:23

"Mas as vossas iniquidade fazem separação entre vós e o vosso Deus..." Isaias 59:2

"Porque o salário do pecado é a morte..." Romanos 6:23

Só existe uma solução para esse problema de separação.

Através dos séculos, de várias maneiras, o homem tem buscado construir uma ponte sobre o abismo que o separa de Deus. Mas seu esforço tem sido complemente inútil.

O 3 Passo é: Reconhecer a solução de Deus

A Cruz

JESUS CRISTO é a ÚNICA solução para o problema da separação de Deus.

Quando Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou dos mortos, ele pagou a pena do nosso pecado e religou o abismo, constituindo uma ponte da parte de Deus para o homem.

"Porque há um só Deus , e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, Homem" I Timóteo 2:5

A Bíblia diz...

"Mas Deus dá prova de seu amor para conosco ,em que , quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" Romanos 5:8

"Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho ,e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim "João 14:6

"Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus..." I Pedro 3:18

DEUS providenciou o ÚNICO caminho. O Homem tem que escolher

A resposta do Homem

O 4 Passo é Receber a Cristo

Precisamos CONFIAR EM JESUS CRISTO e RECEBE- LO através de um convite pessoal .

A Biblia diz ...

"Eis que estou à porta e bato; se alguem ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa... Apocalipse 3:20

"Mas, a todos quanto o receberam , aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" Joao 1:12

"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" Romanos 10:9

1. Admita a sua necessidade (sou um pecador ).

2. Esteja pronto a abandonar os seus pecados ( arrependa-se ).

3. Creia que Jesus Cristo morreu na cruz por você e que ele ressucitou.

4. Em oração , convide Jesus Cristo a entrar em sua vida e controlá-la.

(assuma um compromisso total com Jesus Cristo , recebendo-o como Salvador e Senhor.)

Como orar:

Querido Senhor Jesus,

Sei que sou pecador e preciso do perdão. Creio que morrestes por causa dos meus pecados.

Quero abandonar os meus pecados. Eu te convido agora para entrar em meu coração e em minha vida .

Quero confiar em ti como meu Salvador e seguir - te como meu Senhor , sendo parte de tua igreja.

Se você fez esta oração ... a garantia de Deus:

Sua Palavra

A Bíblia diz...

"...todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo" Romanos 10:13

Você pediu com sinceridade a Jesus Cristo que entrasse em sua vida?

Onde está ele agora? Então, o que foi que ele deu? "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de DEUS não tem a vida.

Estas coisas vos escrevo, a vós que credes, no nome do Filho de DEUS , para que saibais que tendes a vida eterna" I João 5:12,13 O Espírito Santo passou a morar em você, para dar-lhe "capacitações espirituais" para você servir a Jesus Cristo na Igreja.

A Plenitude do Vazio

A segunda frase da Bíblia diz que a terra "era sem forma e vazia" (Gn. 1.2). A mesma expressão aparece em Jeremias: "Olhei para a terra, e ei - la sem forma e vazia" (4.23). Que vazio é esse? A julgar pela narrativa bíblica da criação, o vazio era enorme. E feio. Não havia luz, não havia porção seca, não havia grama, não havia árvores, não havia flores, não havia lua, não havia peixes, não havia animais de nenhuma espécie, não havia comida para comer, não havia semente para plantar, não havia ordem, não havia beleza, não havia forma, não havia gente, não havia mulher, não havia crianças, não havia música, não havia templo, não havia nada, absolutamente nada.

Este é um vazio do tamanho do céu e da terra. Mas não é a plenitude do vazio. A plenitude do vazio é o vazio da alma. Um vazio intolerável. Um vazio esquisito que envelhece, que adoece, que leva ao álccol, que leva as drogas, que leva a orgia, que leva a violência, que leva ao suicídio, que leva a morte. A alma tem sede de Deus mas não bebe a água viva que promana do seu trono. A alma suspira por Deus, mas não busca, a alma quer repouso, mas não se aquieta em Deus. A plenitude do vazio é aquela experiência contrária a experiência do salmista: "O meu cálice transborda" (Sl. 23.5).

É experiência contrária a experiência de quem fica cheio do Espírito Santo (At. 2.4). O pobre que volta para casa de mãos vazias depois de pedir socorro aqui e acolá, o aflito que recebe consolações vazias depois de chorar em ombros alheios, o pecador que continua vazio depois de se entregar sem reservas aos prazeres transitórios do pecado - tem vazios decepcionantes, ainda menores que os vazios da alma.

Assim como terra não é mais sem forma, nem vazia por causa do concurso de Deus, este mesmo Deus pode acabar com a plenitude do vazio. Ele pode muito bem encher de bens os famintos, encher de alegria os tristes, encher de força os cansados, encher de esperança os que sofrem, encher de pais e irmãos os que sozinhos, encher de coragem os medrosos, encher de fé os incrédulos e encher de poder os fracos. É assim que Deus põe um ponto final a assombrada plenitude do vazio!

Fonte: E-Deus.org

Autoria: Caio Augusto

Quando voce recebe a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, Deus transformou sua vida. É o "novo nascimento".
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : A Igreja Batista 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Igreja Batista Empty Re: A Igreja Batista

Mensagem por SkyWalker 05/07/11, 05:13 pm

Muuuito bonita a História e muito verdadeira :D

isso é lindo'' Quando voce recebe a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, Deus transformou sua vida. É o "novo nascimento".

eu vivo isso :)
SkyWalker
SkyWalker

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4
Barra de respeito as regras: : A Igreja Batista 100

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos