Livros para o vestibular
:: Menu Educação & Lazer :: Menu Educacional :: Debate
Página 1 de 1
Livros para o vestibular
Alguns anos atrás, USP e Unicamp unificaram suas listas de livros obrigatórios para o vestibular. Desde então, os estudantes têm uma lista de 9 obras literárias que devem ler, especialmente se almejam boas notas em disciplinas como Língua Portuguesa (uma das que mais pesam no cálculo final das notas nestes dois vestibulares).
A lista atual é a mesma do ano passado, e é composta pelas seguintes obras:
* Auto da barca do inferno, de Gil Vicente;
* Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida;
* Iracema, de José de Alencar;
* Dom Casmurro, de Machado de Assis;;
* O Cortiço, de Aluísio Azevedo;
* A cidade e as serras, de Eça de Queirós;
* Vidas secas, de Graciliano Ramos;
* Capitães da areia, de Jorge Amado;
* Antologia poética (com base na 2ª edição aumentada), de Vinícius de Moraes.
Essa lista, que para muitos alunos é vista como mais uma obrigatoriedade puramente escolar, é vista de outra maneira por especialistas, como a Profa. Dra. Maria Theresa Fraga Rocco da Faculdade de Educação da USP e diretora da Fuvest. Em entrevista ao portal Brasiliana da USP, ela diz:
Há um consenso generalizado no sentido de que “o jovem não lê”. Isso não é exatamente correto: o que acontece é que, no repertório da leitura que atrai o jovem hoje, a literatura não está muito presente. O jovem, em geral, só vai conhecer a literatura quando é levado a ela pela escola – muitas vezes, ele só lê “obrigado”. Entretanto, a partir deste ponto, muitos passam a gostar enormemente dessa experiência com o estético na leitura.
Então, a partir do momento em que se ultrapassa aquela estranheza e distância iniciais, eu vejo a experiência dos jovens hoje com a literatura como muito satisfatória.
Ela também salienta os critérios utilizados na montagem dessa lista:
Procuramos reunir, entre os livros recomendados, alguns dos principais representantes dos movimentos mais significativos da literatura em português. Mas além disso, pela natureza dessa reunião de obras, seguimos também o critério da “legibilidade” – ou seja, buscamos selecionar obras que consideramos legíveis para o jovem, já que para muitos esta representa a primeira experiência com o texto literário. Então, procuramos um equilíbrio entre a intenção de levar o aluno a mergulhar naquele arcabouço para poder perceber o fato estético-literário na história (de um lado), e a atenção à questão da acessibilidade das obras, de outro.
Fonte: CI
A lista atual é a mesma do ano passado, e é composta pelas seguintes obras:
* Auto da barca do inferno, de Gil Vicente;
* Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida;
* Iracema, de José de Alencar;
* Dom Casmurro, de Machado de Assis;;
* O Cortiço, de Aluísio Azevedo;
* A cidade e as serras, de Eça de Queirós;
* Vidas secas, de Graciliano Ramos;
* Capitães da areia, de Jorge Amado;
* Antologia poética (com base na 2ª edição aumentada), de Vinícius de Moraes.
Essa lista, que para muitos alunos é vista como mais uma obrigatoriedade puramente escolar, é vista de outra maneira por especialistas, como a Profa. Dra. Maria Theresa Fraga Rocco da Faculdade de Educação da USP e diretora da Fuvest. Em entrevista ao portal Brasiliana da USP, ela diz:
Há um consenso generalizado no sentido de que “o jovem não lê”. Isso não é exatamente correto: o que acontece é que, no repertório da leitura que atrai o jovem hoje, a literatura não está muito presente. O jovem, em geral, só vai conhecer a literatura quando é levado a ela pela escola – muitas vezes, ele só lê “obrigado”. Entretanto, a partir deste ponto, muitos passam a gostar enormemente dessa experiência com o estético na leitura.
Então, a partir do momento em que se ultrapassa aquela estranheza e distância iniciais, eu vejo a experiência dos jovens hoje com a literatura como muito satisfatória.
Ela também salienta os critérios utilizados na montagem dessa lista:
Procuramos reunir, entre os livros recomendados, alguns dos principais representantes dos movimentos mais significativos da literatura em português. Mas além disso, pela natureza dessa reunião de obras, seguimos também o critério da “legibilidade” – ou seja, buscamos selecionar obras que consideramos legíveis para o jovem, já que para muitos esta representa a primeira experiência com o texto literário. Então, procuramos um equilíbrio entre a intenção de levar o aluno a mergulhar naquele arcabouço para poder perceber o fato estético-literário na história (de um lado), e a atenção à questão da acessibilidade das obras, de outro.
Fonte: CI
Tópicos semelhantes
» 305 livros para lerem ou imprimir
» Dormir bem pode ajudar no vestibular
» Local de provas do vestibular Fuvest 2009
» Quantos livros existem no mundo?
» Dormir bem pode ajudar no vestibular
» Local de provas do vestibular Fuvest 2009
» Quantos livros existem no mundo?
:: Menu Educação & Lazer :: Menu Educacional :: Debate
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos