Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dia mundial do compositor

Ir para baixo

Dia mundial do compositor Empty Dia mundial do compositor

Mensagem por Hi-Tech 09/08/10, 10:38 am

Dia 15 de Janeiro é o Dia Mundial do compositor, você sabia !?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Tchan tchan tchan tchan... Esta poderia ser a introdução de um filme de suspense. Ou o começo da Sinfonia número 5, de Beethoven, que inspirou centenas de músicas para filmes de suspense.

Há composições tão famosas que atravessaram os tempos, muito antes de existirem as gravações. É o caso dessa sinfonia de Ludwig van Beethoven, o compositor alemão, que também é o autor de Pour Elise , hoje popularizada (pobre Beethoven!) como a musiquinha do caminhão de gás.

Compor uma música é como contar uma história. Em vez de palavras, são usadas notas musicais. Elas são a linguagem que outros músicos lêem para executar a obra e, dessa forma, "contar" a história criada pelo compositor.

Em culturas ou gêneros musicais que não utilizam o sistema de escrita ou notação musical, o compositor guarda a música na memória - como se diz? Ele sabe a música "de ouvido" - e a transmite para outros intérpretes, repetindo-a tantas vezes quanto forem necessárias.

Em geral, o compositor é o autor da música e detentor (dono) de seus direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentor dos direitos da composição recebem "royalties" sempre que é realizada uma nova gravação comercial ou execução pública.

O intérprete valia mais que o compositor

Na música erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente é responsável, além da criação da partitura original, também pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas.

Na Europa, no início do desenvolvimento da música erudita, a função do compositor não era muito valorizada.

O intérprete tinha liberdade para alterar a composição como desejasse, acrescentando improvisações ou misturando partes de composições diferentes. Foi assim com Chopin e Franz Liszt.

Liszt interpretava as músicas feitas por Chopin com tanto brilho, adicionando improvisos e floreios, que se tornou mais famoso, em sua época, que o colega compositor.

À medida que a música se tornou mais complexa, o compositor começou a ser associado à sua obra e a ter mais controle sobre a execução de suas composições. A música escrita passou a ser encarada como um conjunto de instruções que o intérprete deveria seguir.

Hoje, o valor da interpretação da música erudita está mais ligado à expressão que ao improviso.

A partir do período clássico, a maioria dos compositores passou a deixar momentos específicos na partitura, onde o intérprete pudesse demonstrar virtuosismo ao improvisar como desejasse ("cadenza"). Desde que o restante da composição fosse respeitado, claro.

Quem compõe também interpreta

A maior parte da música erudita é escrita pelo compositor para ser interpretada por outros, mas alguns compositores também interpretam suas criações.

Schubert apresentava as suas canções em festas e alguns compositores também eram intérpretes do que escreviam.

Mozart e Beethoven, por exemplo, interpretavam as próprias peças ao piano. Alguns compositores também atuam como regentes e, assim, ficam responsáveis pelas interpretações orquestrais de sua música.

Música popular: canções e letras

Na música popular, o compositor escreve a música para canções e, às vezes, também as letras.

A composição não é tão rígida como na música erudita, e admite-se a improvisação. Por vezes a música é adaptada para a instrumentação do grupo musical que a executará pelo arranjador, um músico especializado nessa função.

Em certos gêneros, como o jazz, os músicos criam o arranjo durante a execução, improvisando livremente sobre os temas elaborados pelo compositor.

Erudito ou popular?

Em português, o termo "compositor" refere-se a qualquer gênero musical, erudito ou popular.

Mas em algumas outras línguas (como o inglês e o alemão) existe um termo específico para o compositor de canções populares ("songwriter", em inglês, ou "liedermacher", em alemão).

Em português esse tipo de compositor normalmente é chamado de "compositor de letra e música" ou "compositor popular", como demonstra a letra de Festa Imodesta" , de Chico Buarque.

Aquele que também interpreta suas próprias canções é chamado de "cantor e compositor" e o escritor de letras de música também é chamado "letrista".

Fonte: UOL
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : Dia mundial do compositor 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos