Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Significado das Cores

Ir para baixo

O Significado das Cores Empty O Significado das Cores

Mensagem por Hi-Tech 08/07/08, 04:24 pm

Jogo de cores
A influência das cores sobre as pessoas; ainda, boxe sobre como o olho capta as cores.

Reflexos
de ondas de luz, as cores têm forte influência sobre as pessoas.
Animam, relaxam, provocam emoções boas e más. Mas, nesse jogo, a
personalidade de cada um e os costumes da época também desempenham um
papel. As pesquisas ajudam o homem a tirar proveito de todos os matizes.



Imagine
quatro fotografias de um mesmo prato. Toda a diferença está no fundo.
Sobre o branco, parece uma insossa refeição de hospital. O verde também
corta a fome, porque chama mais a atenção que a própria comida. O
violeta esfria o prato. Sobre o vermelho, porém, o filé parece
suculento, os legumes mais tenros sem dúvida, esta é a foto que mais
impressiona. Ao vê-la, alguém é bem capaz de correr à geladeira ou dar
um pulo à lanchonete mais próxima.

Esse jogo de quatro pratos
prova que cor não é só beleza desperta reações tanto emocionais quanto
fisiológicas. Pode provocar apetite ou inapetência, sugerir ódio ou
paixão, excitar ou relaxar. Quando se fica exposto a uma luz vermelha
por certo tempo ou se permanece num ambiente onde essa cor predomina, o
ritmo cardíaco aumenta, a respiração se acelera, o metabolismo é
impulsionando. Com isso, as secreções glandulares aumentam daí a
tendência a sentir fome. Não é à toa que as lanchonetes preferem os
tons de vermelho, laranja e amarelo na decoração.

Já as chamadas
cores frias como o violeta, o azul e certas tonalidades de verde têm
efeito inverso. Eis por que se tem uma sensação de relaxamento ao se
olhar o mar. Essas cores, principalmente o azul, colocam freios no
metabolismo, como se a pessoa estivesse prestes a adormecer: a pressão
arterial cai, o ritmo cardíaco diminui, a respiração se torna mais
lenta. Os cientistas acreditam que essa resposta do metabolismo tenha
surgido com o homem primitivo, que se guiava basicamente por dois
fatores: dia e noite. A claridade o obrigava a estar fisicamente
preparado para buscar alimento ou lutar para se defender; a escuridão
era sinônimo de sono e descanso. O homem manteve até o presente essas
reações fisiológicas diante das cores vivas e suaves.

De certa
maneira, instintivamente, se conhece a ação das cores. Ninguém associa
emoções fortes, que fazem disparar o coração, com tonalidades suaves e,
muito menos, escuras. A paixão, por exemplo, é eternamente simbolizada
por corações vermelhos. Já quando se está desanimado, a tendência é
usar roupas de cores frias. Nas pesquisas sobre preferências de cores,
invariavelmente a maioria das pessoas que vivem em grandes cidades
escolhe o azul talvez numa busca nostálgica de tranqüilidade.

Se
as cores estimulam as pessoas, há quem acredite que podem até curar
doenças, cada matiz fornecendo energia para uma parte específica do
organismo. Os indianos praticam até hoje a terapia cromática na sua
forma tradicional e milenar, expondo a água que será servida ao doente
à luz do Sol, sob filtros coloridos. A água ficaria, assim, energizada
com uma certa cor, da qual o organismo estaria carente.

Os
cientistas sabem que determinadas cores precisam ser evitadas em certas
situações. Objetos de cor laranja ou vermelha tendem a deixar os
doentes mentais ainda mais confusos. Nos quartos dos hospitais
modernos, as paredes estão sendo pintadas de cores suaves em
substituição ao clássico branco, isso porque o branco traz tamanha
sensação de paz que, em pessoas deprimidas por causa de doenças, pode
acabar resultando numa impressão de solidão. Parece claro que, se há
cores que devem ser abolidas em alguns casos, também devem existir
cores com excelentes efeitos terapêuticos.

Na decoração, em
geral, a escolha de cores costuma ser deliberada. Os quartos de dormir
são pintados de suaves tonalidades pastel, para acalmar e induzir o
sono. Mas, nos motéis, aonde ninguém vai exatamente para dormir, os
quartos têm colorações fortes. Nas escolas, chegou-se à conclusão de
que o ideal é o amarelo-claro ou mesmo o bege. Parece correto: com
muito branco nas classes, as crianças tendem a sentir monotonia e
qualquer aula se torna chata; os tons de azul e o verde-claro, por
outro lado, fazem até mesmo um aluno nota-10 dormir em aula; tons
fortes estimulariam a bagunça, em vez da atenção.

A idéia de
usar cores para obter determinadas reações psíquicas é antiga. Os
monges tibetanos há milhares de anos enfatizam uma cor como o verde,
para obter harmonia conforme a meditação que pretendem fazer. Tem
lógica: na escala cromática, que vai do vermelho ao violeta, a cor
verde fica bem no meio. Nessa posição estratégica, parece quente ou
frio, dependendo da tonalidade. Os tons que puxam mais para o azul,
como o musgo, são repousantes. Já o verde-limão, próximo do amarelo, é
considerado uma cor estimulante. O verde médio é o perfeito equilíbrio.

Mas,
em geral, qualquer verde dá sensação de bem-estar, e por esse motivo é
a cor que significa "siga" no semáforo: diante da luz verde, o
motorista é induzido a crer que tudo está tranqüilo e ele pode avançar.
O gritante vermelho, porém, provoca sempre um choque pois é a cor
associada à agressividade, às mudanças repentinas, às revoluções onde
corre sangue. Não há quem ouse ignorá-lo, a não ser algumas pessoas ao
volante, com os resultados que todos conhecem. Em matéria de cor,
porém, não se pode pintar tudo em um único tom. Os mais recentes
estudos mostram que tudo depende do estado emocional e da personalidade
de cada um e principalmente dos valores a que se adere.

O
marrom, por exemplo, é sempre relacionado com segurança e recato por
isso os que preferem trajes marrons são chamados sóbrios. Contudo,
conforme o estado emocional, o apego ao marrom pode significar
dependência ou seu oposto sensação de poder, excesso de confiança.
Qualquer pessoa tende a combinar a cor de sua emoção com a cor que está
vestindo ou preferindo em dado momento. Todos sentem isso no dia-a-dia.

Ignoram-se
as chamadas cores alegres quando se está triste, buscando no
guarda-roupa trajes escuros. Afinal, a escuridão é associada às
tristezas, às perdas, ao medo e à morte. A Psicologia, porém recomenda
que cada um brinque com as cores, criando contrastes. Assim, quem está
alegre, ao escolher tons mais claros, intermediários como o cinzento ou
mesmo os tons tristes, não corre o risco de exacerbar ou sentir-se, por
exemplo, agitado.

Por sua vez, vestir tons fortes e
contrastantes dá mais colorido à vida, quando a situação parece preta.
Em relação à idade, é interessante perceber que os jovens cujo
metabolismo funciona a toda gostam dos tons fortes, justamente os que
os estimulam ainda mais. Os mais velhos, porém, combinam o passar dos
anos com uma crescente sobriedade. Ou seja, preferem as cores que
diminuem ainda mais o seu ritmo metabólico. Em países como os Estados
Unidos, onde os idosos procuram levar vida normal, viajando e se
divertindo em locais públicos, em vez de se trancar dentro de casa,
eles tendem a usar roupas ainda mais coloridas.

A cultura de uma
sociedade também influi na escolha das cores. Povos tropicais costumam
apreciar cores vivas. E só lembrar a arte plumária dos índios
brasileiros.

Já as sociedades do hemisfério norte gostam de tons mais sóbrios, como os das milenares porcelanas chinesas.

E,
numa mesma sociedade, os mais pobres gostam de cores contrastantes,
mais do que os ricos. Estes, muitas vezes, apontam tons quase raros,
como cor de vinho e lilás, nas suas preferências. Isso, segundo a
Psicologia, significaria uma tentativa inconsciente de mostrar
sofisticação. Afinal, as chamadas cores nobres não são tão fáceis de
ser encontradas na multicolorida natureza.

Às vezes, também, uma
mesma situação é colorida de modo diferente em lugares diferentes. O
luto nos países ocidentais é preto porque essa é a cor da morte a
sensação de preto é causada justamente pela ausência de luz, que por
sua vez é relacionada à vida. Mas os budistas, por exemplo, usam branco
nos enterros, como símbolo da paz alcançada pelo morto. A preferência
por esta ou aquela cor também está relacionada à época. O vermelho,
antigamente, era símbolo de riqueza, porque a tintura dessa cor para
tecidos era caríssima. Eis, então, o motivo de ter sido a cor dos
mantos de reis, tapetes de palácios e de catedrais. Hoje o símbolo da
riqueza é o próprio dourado do ouro. Contudo, não importa quem, quando
ou onde toda cor tem seu momento. Não é por menos que se pergunta o que
seria do azul,. se não fosse o amarelo.

Ninguém passa a vida em
branco e preto pela simples razão de que o olho humano não pára de
medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor:
vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-anil, índigo, violeta. Quando a
luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam
determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que
refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as
ondas, sem refletir nada.

Na retina há cerca de 7 milhões de
cones, receptores especializados em cores, que só trabalham às claras.
No escuro, funcionam os 10 milhões de bastonetes, receptores que, em
matéria de cor, só percebem o preto e os tons de cinza. É por isso que,
em ambientes sem iluminação, tudo parece acinzentado. O fisiologista
inglês Thomas Young (1773-1829) provou que o olho é como um pintor que
mistura tintas, forma novas cores e cria uma imagem multicolorida para
o cérebro.

Ele mostrou que bastam três tipos de receptores:
aqueles sensíveis às ondas longas do vermelho, os que são estimulados
pelo verde e os que percebem as ondas curtas do violeta. Toda onda
luminosa estimula os três receptores, mas somente um com prioridade.
Assim na soma dos estímulos, os receptores formam comprimentos de ondas
ou sensações de cor diversas. Não se chegou ainda à conclusão sobre
quais seriam as reais cores primárias para o olho: muitos cientistas
substituem o violeta pelo azul, por exemplo. Também não se sabe o
número exato de tipos de cones. Com certeza, o olho só precisa se
especializar em algumas cores para sentir todo o colorido do mundo.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : O Significado das Cores 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos