Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3001 - A Odisseia Final

Ir para baixo

3001 - A Odisseia Final Empty 3001 - A Odisseia Final

Mensagem por Johnny-Five (J5) 21/09/10, 01:02 pm

3001 - A Odisseia Final

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Capa do Livro

Informações

Autores: Arthur C. Clarke
Título Original 3001: The Final Odyssey
Origem: Inglaterra
Editora: Nova Fronteira
Cidade da Editora: Rio de Janeiro
Ano de Publicação: 1997
Ano de Publicação Original: 1997
Número de Páginas: 302
Modalidade: Romance
Index: computadores tecnologia cibernética cérebro neurociência biologia
Época: Futuro distante

Descrição

Trata-se de uma leitura obrigatória para aqueles que vêm acompanhando as aventuras de Dave Bowman, Frank Poole e do supercomputador Hal, consagradas em '2001: Uma Odisseia no Espaço', '2010: Uma Odisseia no Espaço II', e '2061: A Odisseia III'. O primeiro livro dessa série deu origem ao roteiro do consagrado filme de Stanley Kubrick, em 1965 - época em que, segundo Arthur Clarke, "a era espacial não ultrapassava os sete anos, nenhum ser humano se afastara ainda mais de 100 km da Terra e, para muitos, a viagem à Lua ainda parecia um sonho distante".

Nesse novo volume da série, mil anos após o início da saga espacial, a humanidade se encontra ameaçada por três monolitos, que dominam o sistema solar. Para o desafio de salvá-la, uma surpresa: o corpo de Poole é resgatado dos gélidos confins da galáxia. Devolvido à vida consciente, o astronauta então se prepara para retomar a viagem abruptamente interrompida um milênio antes. A maior parte da narrativa gira em torno da volta de Poole à sociedade, quando lhe são apresentadas as maravilhas do ano 3001.

Além de basear-se em dados da mais sólida e avançada pesquisa científica, esta última das Odisseias mostra-se repleta de passagens nas quais se sobressaem a célebre força criativa do autor. O próprio Clarke teria comentado: "Nunca me diverti tanto escrevendo; as ideias estão transbordando".

Para a conclusão de suas pesquisas, Clarke dependia de informações astronômicas, mas seu acesso às mesmas foi protelado pelo fracasso da operação do ônibus espacial Challenger, em 1986. Uma das etapas daquela missão seria o envio de uma cápsula a Júpiter, que transmitiria à Terra dados minuciosos da viagem só obtidos pela NASA alguns anos mais tarde, através de uma outra missão espacial.

Orelha

Tudo começou há quatro milhões de anos, com um reluzente monolito negro - uma aparição inexplicável, que acionou a centelha da consciência humana, transformando os macacos em homens. Prosseguiu no a1vorecer do século XXI, quando um monolito negro idêntico foi escavado na Lua - dando início às aventuras de Dave Bowman, de seu assistente, Frank Poole, e do supercomputador HAL.

Apenas Dave Bowman sobreviveria para deparar com um terceiro monolito, muito mais volumoso, na lua Europa, de Júpiter - e para ser perenemente transformado na criança estelar.

Esse é o mundo de '2001: Uma Odisseia no espaço'. E agora, a odisseia entra em sua fase perigosa e derradeira. Em 3001, inacreditavelmente, a raça humana sobreviveu, temerosa do trio de monolitos que domina o sistema solar. Então, surge um lampejo único de esperança. O corpo de Frank Poole, que se acreditava morto havia mil anos, é recuperado dos gélidos confins da galáxia. Poole é devolvido à vida consciente e preparado para retomar a viagem abruptamente interrompida por HAL mil anos antes. Ele sabe que não poderá prosseguir sem Deve Bowman. Primeiramente, no entanto, terá de desvendar a verdade aterradora sobre aquilo em que Bowman -- e HAL -- se transformaram no interior do monolito.

Em '3001: A Odisseia Final', Arthur C. Clarke leva a maior e mais bem-sucedida série de ficção científica de todos os tempos à sua conclusão magnífica e imprevista. Ele dá um brilhante salto de mil anos para o futuro, a fim de revelar uma verdade que só agora podemos compreender. Obra-prima épica, a um só tempo estonteantemente imaginativa e alicerçada em dados científicos, '3001' é uma história que somente Arthur C. Clarke saberia contar.

Resenha

Neste último volume da série Odisséia, Clarke nos dá uma visão muito interessante do futuro, com as novas possibilidades geradas pela tecnologia. Esta história se liga à primeira através de um fato singular ocorrido na Discovery e dá uma dimensão interessante do choque cultural entre civilizações de épocas diferentes. Também são reveladas as intenções dos criadores do monolito negro, que todos os que leram os três volumes anteriores estão loucos para conhecer.

Observações

Este livro também foi lançado, em 1997, pela editora Europa-América, sob o título de '3001: Odisseia Final', correspondendo ao volume 63 da Coleção Nébula.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : 3001 - A Odisseia Final 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos