Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tanzânia também tem seu 'Maracanã'

Ir para baixo

Tanzânia também tem seu 'Maracanã' Empty Tanzânia também tem seu 'Maracanã'

Mensagem por Hi-Tech 05/06/10, 06:20 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estádio Benjamin Mkapa, na Tanzânia

É comum um brasileiro entrar no estádio Nacional Benjamin Mkapa, em Dar es Salaam, e ter a sensação de que está em um lugar conhecido. Mas a explicação é simples. O local do amistoso entre a seleção brasileira e os donos da casa, na próxima segunda-feira, às 12h (horário de Brasília), tem algumas semelhanças com o estádio carioca. O colorido das arquibancadas e o anel superior não deixam enganar, tanto que a arena ganhou o apelido carinhoso de "Maracanã" da Tanzânia.

Não é nenhuma invenção. O Benjamin Mkapa é mesmo apelidado de "Maracanã" por funcionários da federação tanziana de futebol e até mesmo pelo técnico brasileiro Marcio Máximo. O responsável pelas estatísticas na entidade, Saad Okawemba, não perdeu a oportunidade de comparar as duas arenas ao avistar um brasileiro ao lado do comandante da seleção local.

- O nosso é melhor, não é? - indagou o funcionário, sem nunca ter entrado no estádio carioca.

É fácil perceber semelhanças entre os estádios. Ao se aproximar do local em Dar es Salaam a estrutura da arena torna o genérico parecido com o original. Até as arquibancadas e cadeiras são setorizadas por cores. Mas existem diferenças. No Maracanã, cada equipe entra por seu túnel. Apenas as seleções utilizam a mesma entrada no Rio de Janeiro em partidas amistosas ou válidas pelas eliminatórias.

No estádio tanzaniano, mais uma vantagem. Ele é novinho em folha, já que foi construído em 2007 com recursos doados pela China e pelo próprio governo do país. A obra custou cerca de US$ 60 milhões (R$ 112 milhões). O "Maior do Mundo", por sua vez, completou 60 anos. A pista de atletismo também é outro diferencial do Maracanã africano.

O Benjamin Mkapa tem capacidade para 60 mil torcedores, dezoito mil a menos do que o seu rival carioca. O estádio conta ainda com setor vip, estacionamento para 700 carros, cadeiras em todos os setores e numeradas, cinco entradas para o público e 114 câmeras espalhadas por suas áreas internas e externas. Segundo Máximo, o local não deve nada aos construídos para a Copa do Mundo, na África do Sul

- Esse estádio era o mais moderno até a inauguração dos que serão utilizados no Mundial. Ele não deixar a desejar para nenhum deles. Tem uma estrutura excelente - afirmou o treinador da seleção.

O GE não teve acesso aos vestiários, ao setor de imprensa e à tribuna de honra do Benjamin Mkapa. Mas foi fácil perceber o carinho dos funcionários na manutenção do estádio que vai receber a seleção brasileira na próxima segunda-feira. Corte da grama, pintura de algumas cadeiras e cuidados no entorno do local foram as principais ações rapidamente notadas por quem trafegava pelas ruas próximas da arena.

Para o jogo diante dos donos da casa, se depender da qualidade do gramado e do carinho do povo tanzaniano, o Brasil tem tudo para fazer bonito. Além disso, no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, no dia 15, no Ellis Park, em Joanesburgo, um presságio. O "Maracanã" genérico fica na Rodovia Nelson Mandela, principal líder da história política da África do Sul.

Fonte: GE
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : Tanzânia também tem seu 'Maracanã' 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos