Perto de receber o Brasil, futebol no Zimbábue é marcado por acusações
Página 1 de 1
Perto de receber o Brasil, futebol no Zimbábue é marcado por acusações
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Henrietta Rushwaya, presidente da Federação do
Zimbábue, já foi presa duas vezes
Perto de receber o Brasil para um amistoso antes da Copa do Mundo, o Zimbábue está envolvido em escândalos na administração de seu futebol. A presidente da federação de futebol do país, Henrietta Rushwaya, é acusada de uma série de irregularidades.
A dirigente já foi detida pela polícia por duas vezes, em 2007 e 2008, por acusações de roubo e fraude. No ano passado, Rushwaya foi suspensa por enviar o Monomotapa, campeão nacional, no lugar da seleção do país, para um amistoso contra a Malásia.
Prisões por desvio de verbas
A primeira polêmica de Henrietta Rushawaya foi em novembro de 2007. A dirigente foi presa, acusada do desvio de US$ 2.400 (cerca de R$ 4.300) da conta bancária da federação local. No ano seguinte, voltou à prisão pelo mesmo motivo. No entanto, o processo acabou suspenso e não houve julgamento.
Time local se passa pela seleção nacional
Em 2009, a presidente da federação foi suspensa, depois que o time do Monomotapa disputou duas partidas na Malásia, contra a seleção local, como se fosse a equipe nacional do Zimbábue. Porém a suspensão foi declarada inconstitucional e Rushwaya voltou ao comando.
Rumores sobre casos amorosos com atletas
Além das confusões envolvendo a administração do futebol, em 2008, a imprensa local divulgou amplamente que a dirigente teria retirado da concentração da seleção o atacante Mwaruwari, o meia Shereni e o volante Chimedza e se encontrado com os jogadores em um hotel.
Valinhos nunca viu irregularidades
O técnico Valinhos, hoje auxiliar de Joel Santana no Botafogo, comandou a seleção do Zimbábue durante o ano de 2008. O treinador não confirma a história e garante que só guarda boas recordações de sua passagem pelo país africano.
- Sempre tiveram muito respeito comigo e cumpriram tudo que prometeram. Nunca faltou nada. Eu fiquei em um bom hotel e o que eu pedia, eles tentavam conseguir e também nunca interferiram no meu trabalho - disse Valinhos.
O Brasil enfrentará o Zimbábue na próxima quarta-feira, em Harare, capital do país. A partida servirá como preparação para a Copa do Mundo da África do Sul.
Fonte: GE
Tópicos semelhantes
» Para Fifa, Brasil precisa de quase tudo para receber a Copa
» [Futebol] Venha discutir futebol aqui
» [Futebol] Venha discutir futebol aqui
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos