Um museu do comunismo africano
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Um museu do comunismo africano
Um museu do comunismo africano
MAPUTO (MOÇAMBIQUE) –
Não importa o quanto se entreguem ao livre mercado e aceitem a
propriedade privada e a acumulação de capital, esquerdistas muitas
vezes têm uma dificuldade enorme em abandonarem sua velha simbologia.
No
Brasil é o PT que ainda insiste em se dizer socialista (e ai de quem
tentar mexer nisso!). Na África, dezenas de países que se abrigaram na
órbita soviética após a descolonização, entre as décadas de 50 e 70,
hoje estão perfeitamente convertidos às teses de mercado, mas ainda
vivem num mundo paralelo –pelo menos nas aparências.
Moçambique,
então, é um caso extremo. É um dos primeiros da classe do FMI no que se
refere à sua política econômica, aberta, desburocratizada (pelo menos
para padrões africanos), ortodoxa e previsível. Cresce a taxas
invejáveis há mais de uma década e atrai investimentos estrangeiros
como ninguém.
Mas
passear pelas ruas da capital, Maputo, é uma diversão. A nomenclatura
das avenidas ainda é da Guerra Fria, de uma época em que os
moçambicanos eram fiéis peões do comunismo internacional, adeptos do
partido único e da socialização dos meios de produção.
Onde
mais você encontraria o cruzamento de avenidas com os nomes do líder
comunista chinês Mao Tse Tung e de seu colega norte-coreano Kim il Sung
?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em
que cidade do mundo algumas das vias mais importantes do centro da
capital têm nomes como Vladimir Lênin (Lenine, no português deles),
Salvador Allende (presidente socialista do Chile) e a dupla de
fundadores do socialismo científico, Karl Marx e Friedrich Engels?
Não é só.
Em
Moçambique, os líderes do partido no poder, a Frelimo (Frente de
Libertação de Moçambique), ainda se chamam de “camaradas” (em Angola,
os membros do MPLA também, por sinal). A bandeira tem a imagem de um
AK-47, em homenagem à luta pela independência.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O
hino nacional, até seis anos atrás, dizia que “nossa pátria será túmulo
do capitalismo e exploração”. Só foi mudado porque a oposição reclamou
do fato de também dizer “Viva, viva a Frelimo, guia do povo
moçambicano!” (imagine se por aqui o nosso dissesse “dos filhos do PT
és mãe gentil, pátria amada Brasil”....).
Tudo
resquício de um tempo em que o partido era o Estado, o Estado era o
partido. Para os moçambicanos, esse período durou da independência, nos
anos 70, até pouco depois da queda do Muro de Berlim, em 1992. Hoje há
democracia e multipartidarismo, mas a máquina do partido continua tão
dominante sobre as instituições que dificilmente a Frelimo será apeada
do poder.
Caricaturas
à parte, o senso de orgulho histórico do moçambicano é forte. Como é,
aliás, em toda a África. Na principal praça da cidade, um belo mural
retrata de maneira simbólica a luta de independência (a foto abaixo foi
tirada no dia da visita do presidente Lula, com centenas de pessoas
esperando por ele).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Por
uma questão de praticidade, os nomes das ruas não devem mudar jamais,
dizem as autoridades moçambicanas. Fica uma coisa anacrônica, sem
dúvida. Mas bem divertida também.
MAPUTO (MOÇAMBIQUE) –
Não importa o quanto se entreguem ao livre mercado e aceitem a
propriedade privada e a acumulação de capital, esquerdistas muitas
vezes têm uma dificuldade enorme em abandonarem sua velha simbologia.
No
Brasil é o PT que ainda insiste em se dizer socialista (e ai de quem
tentar mexer nisso!). Na África, dezenas de países que se abrigaram na
órbita soviética após a descolonização, entre as décadas de 50 e 70,
hoje estão perfeitamente convertidos às teses de mercado, mas ainda
vivem num mundo paralelo –pelo menos nas aparências.
Moçambique,
então, é um caso extremo. É um dos primeiros da classe do FMI no que se
refere à sua política econômica, aberta, desburocratizada (pelo menos
para padrões africanos), ortodoxa e previsível. Cresce a taxas
invejáveis há mais de uma década e atrai investimentos estrangeiros
como ninguém.
Mas
passear pelas ruas da capital, Maputo, é uma diversão. A nomenclatura
das avenidas ainda é da Guerra Fria, de uma época em que os
moçambicanos eram fiéis peões do comunismo internacional, adeptos do
partido único e da socialização dos meios de produção.
Onde
mais você encontraria o cruzamento de avenidas com os nomes do líder
comunista chinês Mao Tse Tung e de seu colega norte-coreano Kim il Sung
?
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Em
que cidade do mundo algumas das vias mais importantes do centro da
capital têm nomes como Vladimir Lênin (Lenine, no português deles),
Salvador Allende (presidente socialista do Chile) e a dupla de
fundadores do socialismo científico, Karl Marx e Friedrich Engels?
Não é só.
Em
Moçambique, os líderes do partido no poder, a Frelimo (Frente de
Libertação de Moçambique), ainda se chamam de “camaradas” (em Angola,
os membros do MPLA também, por sinal). A bandeira tem a imagem de um
AK-47, em homenagem à luta pela independência.
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O
hino nacional, até seis anos atrás, dizia que “nossa pátria será túmulo
do capitalismo e exploração”. Só foi mudado porque a oposição reclamou
do fato de também dizer “Viva, viva a Frelimo, guia do povo
moçambicano!” (imagine se por aqui o nosso dissesse “dos filhos do PT
és mãe gentil, pátria amada Brasil”....).
Tudo
resquício de um tempo em que o partido era o Estado, o Estado era o
partido. Para os moçambicanos, esse período durou da independência, nos
anos 70, até pouco depois da queda do Muro de Berlim, em 1992. Hoje há
democracia e multipartidarismo, mas a máquina do partido continua tão
dominante sobre as instituições que dificilmente a Frelimo será apeada
do poder.
Caricaturas
à parte, o senso de orgulho histórico do moçambicano é forte. Como é,
aliás, em toda a África. Na principal praça da cidade, um belo mural
retrata de maneira simbólica a luta de independência (a foto abaixo foi
tirada no dia da visita do presidente Lula, com centenas de pessoas
esperando por ele).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Por
uma questão de praticidade, os nomes das ruas não devem mudar jamais,
dizem as autoridades moçambicanas. Fica uma coisa anacrônica, sem
dúvida. Mas bem divertida também.
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