Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testemunhas de Jeová

Ir para baixo

Testemunhas de Jeová Empty Testemunhas de Jeová

Mensagem por Johnny-Five (J5) 13/12/10, 01:55 pm

Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em função dos afazeres do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possível que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.

Na realidade, as Testemunhas de Jeová estão interessadas em você e no seu bem-estar. Querem ser seus amigos e falar-lhe mais sobre si mesmas, suas crenças, sua organização, e sobre o que acham das pessoas e do mundo em que vivemos. Para isso, prepararam-lhe este folheto. Em quase todos os aspectos, as Testemunhas de Jeová são pessoas iguais a todas as outras.

Têm seus problemas - econômicos, físicos e emocionais. Às vezes cometem erros, pois não são perfeitas, inspiradas, nem infalíveis. Mas procuram aprender de suas experiências e estudam diligentemente a Bíblia para fazer os ajustes necessários. Dedicaram-se a Deus para fazer a Sua vontade, e empenham-se em cumprir essa dedicação. Em todas as suas atividades procuram a orientação da Palavra de Deus e de Seu espírito santo.

Para elas, é de importância vital que suas crenças se baseiem na Bíblia, e não em meras especulações humanas ou em credos religiosos. Pensam assim como o apóstolo Paulo, que se expressou sob inspiração: "Seja Deus achado verdadeiro, embora todo homem seja achado mentiroso." (Romanos 3:4, Tradução do Novo Mundo) No que se refere aos ensinos apresentados como verdade bíblica, endossam fortemente o proceder seguido pelos bereanos, quando ouviram o apóstolo Paulo pregar: "Recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim." (Atos 17:11) As Testemunhas de Jeová crêem que todos os ensinos religiosos deviam ser submetidos a esta prova de conformidade com as Escrituras, quer o ensino seja apresentado por elas, quer por outrem. Convidam-no e exortam-no a fazer isso nas suas palestras com elas.

À base disso, vê-se que as Testemunhas de Jeová crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Consideram seus 66 livros como inspirados e historicamente corretos. O que comumente se conhece por "Novo Testamento", elas chamam de Escrituras Gregas Cristãs, e o "Velho Testamento", de Escrituras Hebraicas. Baseiam-se tanto nas Escrituras Gregas como nas Hebraicas, e tomam-nas literalmente, exceto quando as expressões ou o contexto obviamente indicam que são figurativas ou simbólicas. Entendem que muitas das profecias da Bíblia já se cumpriram, que outras estão-se cumprindo e outras mais ainda se cumprirão.

SEU NOME

Testemunhas de Jeová? Sim, é assim que se chamam. É um nome descritivo, indicando que dão testemunho a respeito de Jeová, Sua Divindade e Seus propósitos. "Deus", "Senhor", "Criador" - assim como "Presidente", "Rei", "General" - são títulos e podem ser aplicados a diversos personagens distintos. Mas, "Jeová" é nome pessoal, e pertence ao Deus Todo-poderoso e Criador do universo. Isto é demonstrado no Salmo 83:18, segundo a "Versão Almeida", revista e corrigida, da Bíblia: "Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra."

O nome Jeová (ou Iahweh, como preferem A Bíblia de Jerusalém, católica romana, e alguns eruditos modernos) aparece quase 7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas originais. A maioria das Bíblias não traz tal nome, mas o substitui por "Deus" ou "Senhor". Todavia, mesmo nestas Bíblias usualmente se pode saber onde as Escrituras Hebraicas, originais, usam Jeová, porque nestes lugares as palavras substitutas costumam ser escritas em maiúsculas e versaletes, assim: DEUS, SENHOR. Diversas versões modernas usam o nome Jeová ou Javé. Assim, a Tradução do Novo Mundo reza, em Isaías 42:8: "Eu sou Jeová. Este é o meu nome."

O relato bíblico a que as Testemunhas de Jeová recorrem para tirar seu nome acha-se no capítulo 43 de Isaías. O cenário mundial é ali retratado como um drama num tribunal. Os deuses das nações são convidados a apresentarem suas testemunhas, em prova de seus alegados casos de justiça, ou então a ouvirem as testemunhas da parte de Jeová e admitirem a verdade. Jeová declara ali ao seu povo: "Vós sois as minhas testemunhas, diz Jeová [Javé], o meu servo a quem escolhi, para que saibais, me acrediteis, e entendais que eu sou; antes de mim não se formou nenhum deus nem haverá depois de mim. Eu, sim eu, sou Jeová; e fora de mim não há salvador." - Isaías 43:10, 11, Versão Brasileira e Liga de Estudos Bíblicos.

Jeová Deus já tinha testemunhas na terra durante milhares de anos antes de Cristo. Depois de alistar alguns desses homens de fé, no capítulo 11 de Hebreus, Hebreus 12:1 diz: "Assim, pois, visto que temos a rodear-nos uma tão grande nuvem de testemunhas, ponhamos também de lado todo o peso e o pecado que facilmente nos enlaça, e corramos com perseverança a carreira que se nos apresenta." Jesus disse perante Pôncio Pilatos: "Para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade." Ele é chamado de "testemunha fiel e verdadeira". (João 18:37; Revelação [Apocalipse] ÞRev.Ü 3:14) Jesus disse a seus discípulos: "Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra." - Atos 1:8.

Portanto, as mais de 5.900.000 pessoas que hoje proclamam as boas novas do Reino de Jeová por Cristo Jesus, em mais de 210 terras, acham que podem corretamente chamar-se Testemunhas de Jeová.

Em que Crêem as Testemunhas de Jeová?

As Testemunhas de Jeová crêem no Deus Todo-poderoso, Jeová, Criador dos céus e da terra. A própria existência das complexas maravilhas no universo que nos cerca argumenta razoavelmente que tudo foi produzido por um Criador de suprema inteligência e poder. Assim como as obras produzidas por homens e mulheres refletem as suas qualidades, o mesmo se dá com as de Jeová Deus. A Bíblia nos diz que "as suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas". Também, sem voz ou palavras, "os céus declaram a glória de Deus". - Romanos 1:20; Salmo 19:1-4.

As pessoas não fabricam panelas de barro, nem televisores ou computadores, sem um objetivo. A terra e as criações de vida vegetal e animal que nela existem são muito mais maravilhosas. A estrutura do corpo humano com seus trilhões de células está além de nosso entendimento - até mesmo o cérebro com que pensamos é maravilhoso demais para podermos compreendê-lo plenamente! Se os homens têm um objetivo na produção de suas comparativamente insignificantes invenções, certamente, Jeová Deus teve um propósito nas suas espantosas criações! Provérbios 16:4 diz que é assim: "Tudo Jeová fez para seu propósito."

Jeová fez a terra com um objetivo, conforme declarou ao primeiro casal humano: "Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra . . . e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra." (Gênesis 1:28) Por sua desobediência, aquele casal deixou de encher a terra com famílias justas, que cuidariam amorosamente da terra, das plantas e animais que nela há. Mas o seu fracasso não frustra o propósito de Jeová. Milhares de anos mais tarde foi escrito: "Deus, o Formador da terra, . . . não a criou simplesmente para nada." Ele "a formou mesmo para ser habitada". Não será destruída, mas "a terra para sempre permanece". (Isaías 45:18; Eclesiastes 1:4, Almeida) O propósito de Jeová para com a terra será cumprido: "Meu próprio conselho ficará de pé e farei tudo o que for do meu agrado." - Isaías 46:10.

Portanto, as Testemunhas de Jeová crêem que a terra permanecerá para sempre e que todos, os vivos e os mortos, que se enquadrarem no propósito de Jeová de uma terra embelezada e habitada, poderão viver nela para sempre. Toda a humanidade herdou a imperfeição de Adão e Eva, e, por isso, todos são pecadores. (Romanos 5:12) A Bíblia nos diz: "O salário pago pelo pecado é a morte." "Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada." "A alma que pecar - ela é que morrerá." (Romanos 6:23; Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4, 20) Então, como poderão viver de novo para compartilhar nas bênçãos eternas? Somente por meio do sacrifício resgatador de Cristo Jesus, pois, ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez." "Todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão." - João 11:25; 5:28, 29; Mateus 20:28.

Como se dará isso? A explicação está nas "boas novas do reino" que Jesus começou a proclamar quando esteve na terra. (Mateus 4:17-23) Atualmente, porém, as Testemunhas de Jeová estão pregando as boas novas de modo muito especial.

EM QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CRÊEM

A Bíblia é a Palavra de Deus, e é a verdade
A Bíblia é mais fidedigna do que a tradição
O nome de Deus é Jeová
Cristo é o Filho de Deus e inferior a ele
Cristo foi a primeira criação de Deus
Cristo morreu numa estaca, não numa cruz a vida humana de Cristo foi paga como resgate pelos humanos obedientes
O sacrifício único de Cristo foi suficiente
Cristo foi ressuscitado como pessoa espiritual, imortal
A presença de Cristo é em espírito
O Reino sob Cristo governará a terra em justiça e paz
O Reino trará condições de vida ideais à terra
A terra nunca será destruída ou despovoada
Deus destruirá o atual sistema de coisas na batalha no Har-Magedon
Os iníquos serão eternamente destruídos
Os que Deus aprova receberão vida eterna
Só há um caminho para a vida
Estamos agora no 'tempo do fim
A morte humana deve-se ao pecado de Adão
A alma humana deixa de existir na morte
O inferno é a sepultura comum da humanidade
A esperança para os mortos é a ressurreição
A morte adâmica cessará
Apenas um pequeno rebanho de 144.000 irá para o céu e governará com Cristo
Os 144.000 nascem de novo como filhos espirituais de Deus
O novo pacto foi feito com Israel espiritual
A congregação de Cristo é edificada sobre ele
Orações devem ser dirigidas só a Jeová, mediante Cristo
Não se deve usar imagens na adoração
O espiritismo deve ser evitado
Satanás é o governante invisível do mundo
O cristão não deve participar em movimentos ecumênicos
O cristão deve manter-se separado do mundo
Deve-se obedecer a todas as leis humanas que não conflitam com as leis de Deus
Assimilar sangue no corpo, pela boca ou pelas veias, viola as leis de Deus
É preciso obedecer às leis bíblicas sobre a moral
A observância do sábado só foi dada aos judeus e terminou com a Lei mosaica
Uma classe clerical e títulos especiais são impróprios
O homem não evoluiu, mas foi criado
Cristo deu exemplo que precisa ser seguido em servir a Deus
O batismo por imersão completa simboliza a dedicação
Os cristãos precisam dar testemunho público da verdade bíblica

As Boas Novas que Elas Querem que Você Ouça

Quando Jesus estava na terra, seus discípulos chegaram-se a ele e perguntaram: "Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?" Ele respondeu que haveria guerras envolvendo muitas nações, que haveria fome, pestilências, terremotos, crescente violação da lei, instrutores de religião falsa desencaminhando a muitos, que seus verdadeiros seguidores seriam odiados, e perseguidos e que o amor de muitos pela justiça esfriaria. Quando estas coisas principiassem a ocorrer, isso indicaria a presença invisível de Cristo e que o Reino celestial estaria próximo. Isto constituiria novas - boas novas! De modo que Jesus acrescentou as seguintes palavras como parte do sinal: "Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim." - Mateus 24:3-14.

Os recentes acontecimentos mundiais em si são maus, mas, o que eles significam, a saber, a presença de Cristo, é bom. Portanto, Jesus disse: "Quando estas coisas principiarem a ocorrer, erguei-vos e levantai as vossas cabeças, porque o vosso livramento está-se aproximando." (Lucas 21:28) Estas coisas principiaram a ocorrer naquele amplamente proclamado ano de 1914! Este assinalou o fim dos Tempos dos Gentios e o começo do período de transição do governo humano para o reinado milenar de Cristo.

Que haveria um período de transição foi indicado pelo Salmo 110, versículos 1 e 2, e por Revelação (Apocalipse) ÞRev.Ü 12:7-12. Mostra-se ali que Cristo se sentaria à direita de Deus, no céu, até a época de sua segunda vinda. Então, uma guerra no céu resultaria na expulsão de Satanás para a terra, com conseqüentes aflições para a terra, e Cristo dominaria no meio dos seus inimigos por um período que não excedesse o de uma geração. O fim total da iniqüidade ocorreria por meio duma "grande tribulação", culminando na guerra no Har-Magedon e seguida pelo reinado milenar de paz, de Cristo. - Mateus 24:21, 33, 34; Revelação 16:14-16.

"Sabe, porém, isto", diz a Bíblia, "que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5) Mas alguns talvez argumentem que tais coisas não são novidade na história humana.

Entretanto, conforme dizem historiadores e comentaristas, nunca houve na terra uma época como a que temos desde 1914. As aflições têm sido muito mais extensas do que em qualquer época anterior. Além disso, os seguintes fatores devem ser considerados, no que diz respeito a outras particularidades do sinal de Cristo sobre os últimos dias: A proclamação global da presença e do Reino de Cristo é de magnitude sem precedentes na história. A perseguição, por causa da pregação, nunca se igualou à movida contra as Testemunhas de Jeová. Centenas delas foram executadas nos campos de concentração de Hitler. Até hoje, as Testemunhas de Jeová estão proscritas em muitos países e, em outros, são detidas, encarceradas, torturadas e mortas. Tudo isso faz parte do sinal fornecido por Jesus.

Conforme predito em Revelação 11:18, "as nações ficaram furiosas" com as fiéis Testemunhas de Jeová, e isto indica que o "próprio furor" de Jeová será expresso contra tais nações. Este mesmo texto diz que Deus vai "arruinar os que arruínam a terra". Nunca houve na história humana um período em que a capacidade da terra, de sustentar a vida, se visse ameaçada. Hoje, porém, é diferente! Muitos cientistas têm advertido que, se o homem continuar a poluir a terra, ela se tornará inabitável. Mas, Jeová "a formou mesmo para ser habitada" e ele eliminará os poluidores antes que estes arruínem completamente a terra. - Isaías 45:18.

BÊNÇÃOS TERRESTRES SOB O REINO

A idéia de pessoas viverem na terra como súditos do Reino de Deus talvez pareça estranha a muitos crentes na Bíblia, que acham que todos os salvos vão para o céu. A Bíblia mostra que apenas um número limitado vai para o céu e que os que viverão para sempre na terra constituirão uma grande multidão, de número ilimitado. (Revelação 14:1-5; 7:9; Salmo 37:11, 29) Que o Reino de Deus sob Cristo abrangerá toda a terra e reinará sobre ela é indicado por uma profecia no livro bíblico de Daniel.

O Reino de Cristo é ali retratado por uma pedra cortada da soberania de Jeová, comparável a uma montanha. A pedra atinge e destrói uma estátua que retrata poderosas nações da terra, e a 'pedra que golpeou a estátua tornou-se um grande monte e encheu a terra inteira'. A profecia continua: "Nos dias daqueles reis o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos." - Daniel 2:34, 35, 44.

É sobre este Reino e a esperança bíblica de vida eterna na terra purificada e embelezada, que as Testemunhas de Jeová lhe desejam falar. Milhões que agora vivem e muitos outros milhões atualmente nos túmulos terão a oportunidade de viver nela para sempre. Daí, sob o reinado milenar de Cristo Jesus, cumprir-se-á o objetivo inicial de Jeová ao criar a terra e pôr nela o primeiro casal humano. Tal paraíso terrestre nunca ficará enfadonho. Como Adão que recebeu tarefas a executar no jardim do Éden, os da humanidade terão projetos desafiadores relacionados com o cuidado da terra e da vida vegetal e animal. Eles "gozarão por longo tempo das obras das suas mãos". - Isaías 65:22, Imprensa Bíblica Brasileira; Gênesis 2:15.

Poder-se-iam apresentar muitos textos para mostrar que condições existirão quando se cumprir a oração que Jesus nos ensinou: "Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra." (Mateus 6:10) Mas, por ora, basta o seguinte: "Ouvi uma voz alta do trono dizer: 'Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.' E o que estava sentado no trono disse: 'Eis que faço novas todas as coisas.' Ele diz também: 'Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.'" - Revelação 21:3-5.

"Tempos críticos, difíceis de manejar", MAS, 'seu livramento está-se aproximando'.

O Valor Prático das Boas Novas Para a Comunidade em que Você Vive

No mundo atual, muitas vezes ouvimos a opinião: "Os princípios do cristianismo não são práticos. Simplesmente não funcionam na atual sociedade complexa." Todavia, numa conversação que, segundo se divulgou, houve entre o líder hindu Mohandas K. Gandhi e o ex-vice-rei britânico da Índia, Lorde Irwin, expressou-se um sentimento muito diferente. Lorde Irwin perguntou a Gandhi o que ele achava que solucionaria os problemas entre a Grã-Bretanha e a Índia. Gandhi apanhou uma Bíblia, abriu-a no quinto capítulo de Mateus e disse: "Quando seu país e o meu chegarem a um acordo com base nos ensinos de Cristo neste Sermão do Monte, teremos solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo inteiro."

Este sermão fala sobre buscar espiritualidade e sobre ser de temperamento brando, pacífico, misericordioso, amante da justiça. Condena não só o homicídio, mas também irar-se com outros; não só o adultério, mas também pensamentos lascivos. Fala contra divórcios irresponsáveis que desfazem lares e vitimam crianças. Diz-nos: 'Ame até mesmo os que não gostam de você, dê algo aos necessitados, pare de julgar impiedosamente os outros, trate os outros assim como você gostaria de ser tratado.' Todos estes conselhos, se fossem aplicados, produziriam enormes benefícios. Quanto maior o número de pessoas na sua comunidade que os praticar, tanto melhor esta se tornará!

As Testemunhas de Jeová exercem influência neste sentido. A Bíblia ensina-lhes a respeitar o casamento. Seus filhos são instruídos em princípios corretos. Enfatiza-se a importância da família. Famílias unidas são de grande valor para a comunidade e até mesmo para a nação. A história está cheia de exemplos de potências mundiais desmoronarem quando os vínculos familiares enfraqueceram e a imoralidade aumentou. Quanto mais pessoas e famílias forem influenciadas pelas Testemunhas de Jeová a viver segundo princípios cristãos, tanto menos delinqüência, imoralidade e crimes haverá na comunidade!

Um dos grandes problemas que aflige as comunidades e as nações é o preconceito racial. Em contraste, o apóstolo Pedro disse: "Percebo que Deus não é parcial, mas, em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável." E Paulo escreveu: "Não há nem judeu nem grego, não há nem escravo nem homem livre, não há nem macho nem fêmea; pois todos vós sois um só em união com Cristo Jesus." (Atos 10:34, 35; Gálatas 3:28) As Testemunhas de Jeová endossam isso. Na sua sede mundial, pessoas de todas as raças e cores moram e trabalham juntas, como também nas filiais e congêneres, e nas congregações.

Na África, certas tribos não conseguem misturar-se sem que haja choques. Entretanto, nas assembléias das Testemunhas de Jeová, pessoas de diversas tribos comem, dormem e adoram juntas, em completa harmonia e cordial companheirismo. Autoridades governamentais ficam espantadas de ver isso. Um exemplo do efeito unificador do verdadeiro cristianismo foi comentado no jornal Amsterdam News, de Nova Iorque, em 2 de agosto de 1958. O comentário se inspirou na observação da já mencionada assembléia internacional das Testemunhas de Jeová realizada na cidade de Nova Iorque, onde se reuniram mais de duzentas e cinqüenta mil pessoas.

"Em toda a parte, negros, brancos e orientais, de todas as camadas sociais e de todas as partes do mundo, misturaram-se alegre e livremente. . . . Praticando a sua adoração, as Testemunhas [de Jeová], de 120 países, têm vivido e adorado juntas em paz, mostrando aos americanos quão fácil é fazer isso. . . . A assembléia é um exemplo brilhante de como as pessoas podem trabalhar e viver juntas."

Muitos talvez digam que os princípios do cristianismo não são práticos para este mundo moderno. Mas, o que mais tem funcionado ou funcionará? Os princípios cristãos podem ser de real valor se forem aplicados na sua comunidade agora, e servirão de base para unir todas as 'nações, tribos e povos', em toda a terra, sob o governo do Reino de Deus sobre a humanidade. - Revelação (Apocalipse) ÞRev.Ü 7:9, 10.

Pessoas de todas as raças e cores trabalham juntas.

O cristianismo é prático. O que mais tem funcionado?

'Quando vemos chegar o dia', disse o apóstolo Paulo, "consideremo-nos uns aos outros para nos estimular ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar". - (Hebreus 10:24, 25) O convite que lhe fazemos é: Aceite o conselho de Paulo e reúna-se conosco.

Agradecimentos para Ailton Pirolo.
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : Testemunhas de Jeová 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos