Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Espiritismo

2 participantes

Ir para baixo

O Espiritismo Empty O Espiritismo

Mensagem por Johnny-Five (J5) 13/12/10, 01:28 pm

A crença na sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico e o princípio da reencarnação são as bases da doutrina conhecida como espiritismo, movimento religioso que surgiu na França e se expandiu pelo mundo, notadamente no Brasil.

O espiritismo como doutrina surgiu a partir da publicação, na França, de Le Livre des esprits (1857; O livro dos espíritos), de Allan Kardec, pseudônimo do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail. Considerado a obra básica do espiritismo, o livro de Kardec codificava a doutrina espírita, que se resume em cinco pontos: (1) existência de Deus, como inteligência cósmica responsável pela criação e manutenção do universo; (2) existência da alma ou espírito, envolvido pelo perispírito, que conserva a memória mesmo após a morte e assegura a identidade individual de cada pessoa; (3) lei da reencarnação, pela qual todas as criaturas retornam à vida terrena e vão, sucessivamente, evoluindo no plano intelectual e moral, enquanto expiam os erros do passado; (4) lei da pluralidade dos mundos, isto é, da existência de vários planos habitados, que oferecem um âmbito universal para a evolução do espírito; (5) lei do carma ou da causalidade moral, pela qual se interligam as vidas sucessivas do espírito, dando-lhe destino condizente com os atos praticados.

A doutrina espírita não tem altares, cultos, sacerdotes ou rituais e não combate as outras religiões. Afirma que todos serão salvos, embora uns o sejam antes de outros, de acordo com a evolução do espírito nas sucessivas encarnações. Seus preceitos morais pregam o amor ao próximo e a Deus, a caridade e o progresso contínuo do espírito humano.

As manifestações extra-sensoriais ou de paranormalidade estão intimamente associadas ao espiritismo. A referência mais antiga encontra-se no Velho Testamento, com o relato da visita de Saul à pitonisa ou médium de Endor, que materializou a presença do profeta Samuel (I Sam 28:7-19).

O fenômeno que determinou o surgimento do espiritismo moderno ocorreu em 1848, na pequena cidade de Hydesville, no estado americano de Nova York. Na casa da família metodista de John D. Fox, ouviam-se com freqüência fortes pancadas nas paredes e no teto do quarto das meninas Katherine e Margaretha. A primeira, aos nove anos de idade, resolveu desafiar o invisível a reproduzir as pancadas que ela mesma daria. A prontidão das respostas - vindas do espírito de um homem que teria sido assassinado naquela casa - marcou o início da comunicação com os mortos. Foi nessa época que proliferaram, a princípio nos elegantes salões europeus, as chamadas mesas falantes ou giratórias.

Muitos cientistas pesquisaram e reconheceram a autenticidade dos fenômenos espíritas. Na Inglaterra, os mais importantes foram Frederick William Henry Myers, fundador da Sociedade para a Pesquisa Psíquica; os físicos William Crookes e Oliver Lodge e o biólogo Alfred Russell Wallace. Na França, além de Kardec, destacaram-se Camille Flammarion e o fisiólogo Charles Richet; na Itália, o criminólogo Cesare Lombroso e o astrônomo Giovanni Schiaparelli; na Alemanha, o astrofísico Karl Friedrich Zöllner e o médico Albert von Schrenck-Notzing.

A mediunidade é um fenômeno importantíssimo, dentro do espiritismo. É uma faculdade por meio da qual o médium - pessoa dotada de elevada capacidade de percepção extra-sensorial - manifesta os mais diversos dotes, como vidência, clarividência, clariaudiência, levitação, telecinesia (movimentação e/ou transporte de objetos), psicografia, emissão de ectoplasma, curas e outros.

Espiritismo no Brasil

O Brasil é considerado o maior país espírita do mundo. Denominado kardecismo em homenagem a seu codificador, o espiritismo no Brasil começou em Salvador BA em 1865. A partir de 1877, foram fundadas as primeiras comunidades espíritas, como a Congregação Anjo Ismael, o Grupo Espírita Caridade e o Grupo Espírita Fraternidade. Em 1883, surgiu O Reformador, a mais antiga publicação espírita do Brasil, e no ano seguinte Augusto Elias da Silva fundou a Federação Espírita Brasileira, que adquiriu grande projeção na gestão de Adolfo Bezerra de Meneses Cavalcante, a partir de 1895. A Livraria da Federação, criada em 1897, é responsável pela edição, distribuição e divulgação da vasta literatura espírita. Ao lado da difusão da doutrina, as organizações espíritas brasileiras realizam um amplo trabalho de assistência social e fraternidade humana, com manutenção de asilos e outras instituições.

Dentre os principais médiuns brasileiros destaca-se sobretudo a figura de Francisco Cândido Xavier, autor de centenas de obras psicografadas e realizador de um intenso trabalho espiritual. Além dele, ganhou notoriedade José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, que efetivava curas e cirurgias pela incorporação do espírito do médico alemão conhecido como Dr. Fritz. Outro grande divulgador da doutrina é Divaldo Pereira Franco.

Allan Kardec

Allan Kardec foi o codificador da Doutrina Espírita, a partir da edição de O Livro dos Espíritos, em 18.04.1857. Ele definiu o Espiritismo como "uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal", acrescentando que ele é, "ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações".

Seus princípios fundamentais são:

* Deus é o criador de tudo o que existe. É a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas;
* Além do mundo dos homens existe o Mundo dos Espíritos, onde sobrevivem as almas daqueles que se foram.Os Espíritos existem em diferentes graus evolutivos e são classificados em três ordens: Imperfeitos, onde predomina a ignorância e o desejo do mal; Bons, onde predomina o desejo do bem, e Puros, aqueles que se libertaram das encarnações.
* Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes, em igualdade absoluta de condições, e evoluem sem cessar, isto é, infinitamente;
* Os Espíritos, no seu mundo, possuem um corpo de ação, denominado na Doutrina Espírita de perispírito ou corpo espiritual;
* Todos os mundos do Universo têm uma finalidade útil, donde o principío da pluralidade dos mundos habitados, em níveis de menor ou maior condição de progresso;
* Uma única existência não é suficiente para que o princípio inteligente, a alma, tenha tempo de aprender tudo a respeito das leis naturais, por isto, o Espiritismo tem como lei a reencarnação, isto é, o princípio da pluralidade das existências;
* Pela lei da Causa e Efeito, todo espírito, por ter livre-arbítrio para agir, é responsável por seus atos, por isto Deus não castiga nem perdoa. As reencarnações são necessárias para o reajuste das imperfeições passadas e conquista do aprimoramento, para evolução futura;
* As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram em todas as épocas. A mediunidade é faculdade que tem uma pessoa de servir de mediadora nestas comunicações dos Espíritos com os homens;
* O Espiritismo não admite a metempsicose, pois para ele o Espírito não retrograda em sua caminhada evolutiva. Pode renascer em condiçóes sociais inferiores, mas nunca perde o que aprendeu em vidas anteriores;
* O esquecimento das vidas passadas, na vida presente, é uma necessidade justificada para que a alma evolua no cumprimento de suas provas reencarnatórias;

Os livros básicos da Codificação realizada por Allan Kardec e que demonstram toda a filosofia, a ciência e a religiosidade espírita, são:

* O Livro dos Espíritos, contendo a parte filosófica;
* O Livro dos Médiuns, com sua parte prática/científica no campo mediúnico;
* O Evangelho Segundo o Espiritismo, com seus fundamentos morais;
* O Céu e o Inferno, com o estudo dos Espiritos e suas relações com os homens;
* A Gênese, os Milagres e as Predições, com o estudo dos milagres e predições do Evangelho de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João), segundo os Espíritos.

O estudo acurado destes livros dará ao leitor o verdadeiro sentido do Espiritismo, demonstrando o que somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e para onde vamos. Proporcionará ainda o entendimento das alegrias, angústias, deveres e obrigações com a sociedade e consigo próprio.

São lemas da Doutrina Espírita:

* Fora da caridade não ha salvação ;
* Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a lei;
* Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.

Desta forma o Espiritismo é uma doutrina racional, que dá ao estudante uma visão do mundo e do universo, não como mero espectador, mas sim como participante na sua construção, ajudando e amando o seu próximo, e descobrindo que pode ser feliz ainda que dolorido com os problemas do mundo físico.

Fonte: Feesp

Autoria: Fernanda Oliveira
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : O Espiritismo 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Espiritismo Empty Re: O Espiritismo

Mensagem por Convidad 18/01/11, 05:54 am

Essa Relegião é muito boa!
Após a morte outra Vida!

Eu acho que isso é verdadeiro!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Espiritismo Empty Re: O Espiritismo

Mensagem por Dock 22/01/11, 12:55 pm

Pedro Miguel escreveu:Essa Relegião é muito boa!
Após a morte outra Vida!

Eu acho que isso é verdadeiro!

Também acho que isso que é verdade!!
Dock
Dock

Número de Mensagens : 12
Barra de respeito as regras: : O Espiritismo 100

Ir para o topo Ir para baixo

O Espiritismo Empty Re: O Espiritismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos