Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilma faz estreia no G20 para levar mensagem de continuidade no Brasil

Ir para baixo

Dilma faz estreia no G20 para levar mensagem de continuidade no Brasil Empty Dilma faz estreia no G20 para levar mensagem de continuidade no Brasil

Mensagem por Johnny-Five (J5) 08/11/10, 07:46 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dilma irá participar da reunião do G20 como convidada

A ideia da viagem é "apresentá-la" à comunidade internacional como a nova chefe de Estado brasileira, além de funcionar como uma oportunidade para que o Brasil passe a imagem de "continuidade" em sua política econômica.

O novo governo quer deixar clara a mensagem de que o Brasil será uma das principais vozes contrárias à chamada guerra cambial, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com o sistema atual de câmbio flutuante.

A estreia de Dilma no principal fórum da economia internacional ocorre em um momento delicado, com os principais países ainda sofrendo as consequências da crise mundial e tendo ainda de lidar com divergências sobre suas moedas.

De acordo com um representante do Itamaraty, a presença de Dilma em Seul vai "reforçar" a imagem de que não haverá "rupturas" nem na política externa brasileira e tampouco nas grandes questões econômicas do país com a posse da nova presidente.

Briga
Em sua primeira coletiva de imprensa ao lado de sua sucessora, na última quarta-feira, o presidente Lula disse que o Brasil iria "para a briga" na reunião do G20.

"Se antes eles tinham apenas um problema para enfrentar, o Lula, agora terão dois: o Lula e a Dilma", disse o presidente.

Lula também citou nominalmente os Estados Unidos e a China como os dois países que estão "por trás" da guerra cambial.

A decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, de colocar mais US$ 600 bilhões em circulação, desagradou o governo brasileiro.

A medida, anunciada na última quarta-feira e a poucos dias da reunião do G20, tende a desvalorizar ainda mais a moeda americana - e, ao mesmo tempo, a valorizar a moeda de outros países, incluindo o Brasil.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "não adianta os Estados Unidos jogarem dólares pelo helicóptero", pois a medida não vai fazer "brotar crescimento".

O ministro já adiantou que o Brasil pretende propor, durante a reunião em Seul, que o FMI (Fundo Monetário Internacional) estabeleça um índice para monitorar a manipulação cambial.

Segundo o ministro, o índice permitiria considerar como subsídio comercial ilegal eventuais desvalorizações intencionais das moedas, o que permitiria que os países possam ser alvo de sanções na OMC (Organização Mundial do Comércio), por exemplo.

Convidada

Dilma Rousseff viaja a Seul na condição de "convidada" do governo local e poderá sentar-se ao lado do presidente Lula durante as plenárias. O governo sul-coreano acatou o pedido do Palácio do Planalto e colocará uma cadeira extra à disposição da comitiva brasileira.

Em novembro de 2008, o então presidente eleito Barack Obama também participou da reunião do grupo, em Washington, ao lado do presidente americano, George W. Bush.

Essa não é a primeira vez que a nova presidente enfrenta uma discussão internacional. Em novembro do ano passado, ainda como ministra da Casa Civil, Dilma liderou a comitiva brasileira nas negociações sobre mudança climática, em Copenhague (Cop 15).

Além disso, a ex-ministra também já teve a chance, em outras ocasiões, de encontrar-se pessoalmente com lideranças mundiais, entre elas o presidente Obama e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Fonte: BBC
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : Dilma faz estreia no G20 para levar mensagem de continuidade no Brasil 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos