Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

Ir para baixo

Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura Empty Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

Mensagem por Johnny-Five (J5) 08/10/10, 08:51 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vargas Llosa foi candidato à presidência do Peru em 1990

De acordo com a academia, Vargas Llosa foi premiado por sua “cartografia das estruturas de poder” e “vigorosas imagens de resistência individual, revolta e derrota”.

O escritor de 74 anos escreveu mais de 30 romances, peças e ensaios. Vargas Llosa é o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde o colombiano Gabriel Garcia Márquez, agraciado com o prêmio em 1982.

Nos seis anos anteriores, a Academia Sueca deu o prêmio de quase US$ 1,5 milhão para cinco europeus e um turco e foi acusada de ser muito focada nas obras literárias europeias.

Peter Englund, secretário da Academia Sueca, afirmou que Vargas Llosa é “um contador de histórias com dom divino”, cuja obra toca o leitor.

De acordo com Englund, o escritor peruano está morando em Nova York, onde dá aulas na Universidade de Princeton, e recebeu a notícia do prêmio por telefone.

“Ele ficou muito, muito emocionado”, afirmou.

Política e literatura

Nascido na cidade de Arequipa em 28 de março de 1936, Vargas Llosa foi comunista na juventude e hoje é um notório defensor do neo-liberalismo.

Em 1990, ele disputou as eleições presidenciais do Peru como candidato de uma coalizão de partidos de centro-direita frente democrática, mas foi derrotado, no segundo turno, por Alberto Fujimori.

Em 1995, o escritor ganhou o prêmio Cervantes, a mais importante honra literária entre os países de idioma espanhol.

Vargas Llosa passou a infância na Bolívia e voltou para o Peru apenas em 1945, onde se formou em letras e direito. A primeira obra de Llosa, o livro de contos Os Chefes, de 1959, conquistou o prêmio Leopoldo Arias.

Mas o reconhecimento internacional viria apenas em 1963, com o romance A Cidade e os Cachorros, no qual o escritor usou suas experiências em uma academia militar. O livro foi considerado polêmico no Peru e mil cópias foram queimadas em público por oficiais do Exército.

Entre as obras mais conhecidas de Vargas Llosa estão Conversas na Catedral, de 1969, Tia Júlia e o Escrivinhador, de 1977, A Guerra do Fim do Mundo, de 1981, e, mais recentemente, A Festa do Bode, de 2000.

Seu romance mais recente foi publicado em 2006, Travessuras da Menina Má.

Fonte: BBC
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos