Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UNITA denuncia clima de terror praticado pelos donos de Angola

Ir para baixo

UNITA denuncia clima de terror praticado pelos donos de Angola  Empty UNITA denuncia clima de terror praticado pelos donos de Angola

Mensagem por Johnny-Five (J5) 24/09/10, 03:51 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MPLA alega que há uma "estratégia seguida e suportada por diferentes instituições estrangeiras, para denegrir a sua obra, superiormente comandada por Eduardo dos Santos

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, manifestou hoje a sua preocupação pelo agravamento “da crise de legitimidade institucional, que enferma o Estado angolano”, com realce para o “clima de terror” registado um pouco por todo o país, até mesmo em Luanda, mas sobretudo no centro do país “para incutir o medo”.


Numa declaração lida pelo seu porta-voz, Alcides Sakala, a UNITA denunciou que nos últimos tempos estão a ocorrer no centro do país, mais concretamente nas províncias do Bié e do Huambo, “actos criminosos que violam de forma sistemática a Constituição da República pelo Estado”.

Alcides Sakala, que também ocupa no partido o cargo de Secretário dos Assuntos Internacionais, denunciou ainda que “há fortes indícios de que titulares de cargos públicos, e através de órgãos do poder Executivo, terão cometido nos últimos dias crimes contra a integridade física de cidadãos”.

No rol de irregularidades, a UNITA denuncia ainda a existência de crimes contra a liberdade pessoal, contra a propriedade e sequestro de cidadãos nas províncias do Huambo e do Bié, onde “mais de uma dezena de cidadãos foram vítimas de violência estatal”.

Entre os casos, foi citado o da comuna de Kalussinga, na província do Bié, em que a governadora municipal “mandou bater e prender” um soba da região, por ter assistido a um comício da UNITA, partido a que pertence.

“Feita a denúncia pública, o governador provincial, Boavida Neto, dirigiu-se a essa comuna na semana passada e proferiu um discurso público, em que ameaçava e injuriava os denunciantes, fornecendo, assim, apoio moral à administradora”, disse Alcides Sakala.

A UNITA prometeu apresentar à imprensa, nos próximos dias, algumas das vítimas e o registo magnético das declarações do governador do Bié.

“Em adição ao roubo do erário público, há fortes indícios de que as mesmas pessoas e as mesmas instituições acusadas de corrupção e fraude, no país e no estrangeiro, são agora acusadas de crimes violentos contra a vida, a integridade física e moral e a liberdade dos angolanos”, salientou Alcides Sakala.

Nas suas acusações de agravamento da crise de legitimidade institucional, a UNITA voltou a incluir a recente proibição imposta aos deputados pelo Presidente da Assembleia Nacional de fiscalizarem os actos de governação.

“Esta proibição permite mais desvios do erário público, a supressão da liberdade de imprensa, a realização de mais obras descartáveis e de cunho eleitoralista, que serão postas à prova pela fiscalização das chuvas, que se aproximam, particularmente na cidade de Luanda”, referiu.

No plano internacional, a UNITA considera que a imagem de Angola “deteriora-se todos os dias”, particularmente em Portugal, China e Estados Unidos da América, como resultado “das fraudes contratuais, desvio e esbanjamento do erário público, da má gestão da conta do petróleo e das linhas de crédito, em especial do chinês”.

Recorde-se, desde há algumas semnas, a direcção do MPLA (partido que governa o país desde 1975) considera "graves e preocupantes" os supostos apelos sucessivos à desobediência civil que estão a ser feitos pela Rádio Despertar, emissora ligada à UNITA. Considera-os antidemocráticos, quase parecendo que Angola é uma democracia e um Estado de Direito.

Numa conferência de imprensa, ou sessão de propaganda, o secretário para a Informação do partido no poder, Rui Falcão, declarou que os "apelos sucessivos" começaram a surgir na Rádio Despertar e têm respaldo nos recentes discursos de alguns dirigentes da UNITA, em particular do seu presidente.

Ao mesmo tempo que critica a UNITA e, dessa forma, incentiva a que mais algumas pessoas choquem contra balas, Rui Falcão pede aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA (ou seja, a todos os que o regime considera angolanos de primeira) a não reagirem a quaisquer provocações, incitações ou convites que contrariem a ordem instituída por um regime que tem um presidente, José Eduardo dos Santos, não eleito há 31 anos no cargo.

"Não podemos cair em atitudes impensadas e irreflectidas trazidas por pessoas que nada fizeram por este país, que o destruíram e continuam, pelas mais diversas formas, a querer atingir o poder", disse, acrescentando que o poder só é legítimo quando as atitudes são democráticas, o que não é o caso.

Nem mais. A UNITA nada fez, segundo a cartilha do MPLA, por Angola. Todos sabemos, por exemplo, que durante a guerra civil as balas e as bombas do MPLA (primeiro das FAPLA e depois das FAA) só atingiam os maus, ao contrário do armamento das FALA que destruiam tudo. Todos sabemos, ainda, que as bombas lançadas pela Força Aérea do MPLA só atingiam alvos inimigos e nunca estruturas civis.

Aliás, se Rui Falcão e os seus patrões pensar bem até vão descobrir que a UNITA é que é responsável pelos mais de 40.000 angolanos torturados e assassinados em todo o país depois dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977, acusados de serem apoiantes de Nito Alves ou opositores ao regime.

Rui Falcão lembrou, ainda, os avanços registados nas áreas económica e social. Explicou que o país saiu de uma situação de inflação endémica, com taxas mensais acima dos três mil por cento e que este ano deve ficar em torno dos 13 por cento. Para 2011, indicou, a inflação pode, pela primeira vez na história do país, ficar em um dígito.

"Isso pressupõe mais disponibilidade para o investimento público, mais crescimento, mais emprego e redução da miséria", disse. Devido ao esforço titânico do MPLA, angolanos pobres vão deixar de ser cerca de 70% para passarem a ser... 69,99%.

Rui Falcão afirmou que é pensando nos angolanos que o MPLA continua a trabalhar na melhoria da governação e na gestão da coisa pública. Tem razão. Se se excluir todos os que o MPLA considera angolanos de segunda, a situação até está a melhorar...

"Conquistámos a paz e, fruto disso, obtivemos a estabilidade social e económica e estamos entre as economias que mais crescem no mundo. Mas há ainda quem não esteja satisfeito com o crescimento que Angola tem vindo a conquistar", disse.

De facto é injusto não reconhecer o esforço do MPLA. O partido que governa Angola desde 1975 ainda precisa aí de mais uns trinta anos para pôr o país em ordem. Se calhar o tempo pode ser menos. Basta acabar, pela fome ou pela força das armas, com todos aqueles que são de segunda.

Acrescente-se que Bureau Político do MPLA repudiou, em comunicado, a "estratégia seguida e suportada por diferentes instituições estrangeiras, perfeitamente identificadas, e organizações e indivíduos, incluindo cidadãos nacionais, recrutados para servirem de pontas-de-lança, visando manchar tudo quanto o Poder Executivo faça".

E para além de repudiar pôs em campo, tanto em Angola como no exterior, os seus seguidores. O jornalista da Rádio Despertar, assassinado em sua casa, foi um dos primeiros a sentir que o MPLA é dono do país.

"Conhecedor da estratégia gizada por essas organizações e instituições estrangeiras, aliadas a organizações e cidadãos nacionais contratados, o Bureau Político apela a todos os militantes a manterem-se firmes no cumprimento dos ideais do MPLA", sublinhava a nota.

Tão firmes quanto a força das balas, dos dólares e de outras estratégias para calar todos os que ingenuamente ainda acreditam que a força da razão vale mais do que a razão de força.

Fonte: NL
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : UNITA denuncia clima de terror praticado pelos donos de Angola  100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos