Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AQUECIMENTO

4 participantes

Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty AQUECIMENTO

Mensagem por BlackLine 28/07/08, 09:18 am

AQUECIMENTO


J. Carvalho - 1/6/2000

Apesar da maioria dos usuários não se darem conta, dentro de algumas CPUs, existem verdadeiros infernos causados por aquecimento excessivo. Muitas das vezes se deve ao fato, de estar a CPU em local não apropriado como dentro de armários ou estantes e outras pela deficiência ou mal funcionamento do ventilador da fonte ou do cooler da CPU, causando travamentos e até queima de alguns componentes. No caso do mal funcionamento dos ventiladores e coolers, a causa normalmente é o excesso de poeira acumulado, causando a redução e até a paralisação do seu funcionamento. É aconselhável uma revisão periódica para evitar estes casos. Existem também outros fatores, técnicos sem experiência, que na hora de montar ou reparar um micro, não se dão conta de que o barato sai caro, não observando a qualidade destes pequenos, porem importantes componentes.
Você vai ver aqui uma série de tipos de ventiladores, uns bons outros nem tanto. Também vai ver que a refrigeração não se limita somente a CPU e a fonte, se estendendo a HDs, placas de vídeo, etc...

Vamos começar com os coolers de CPUs mais fracos, indicados apenas para processadores não muito rápidos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No cooler da esquerda, o da marca azul, praticamente metade da sua área está fora do alcance do ventilador. Isto com certeza irá prejudicar a refrigeração da CPU. Notem que o dissipador (A parte de alumínio) no caso do cooler a direita, é demasiado pequeno. Isto o torna não indicado a CPUs do tipo K6 2 já que eleas tendem a esquentar muito.
Para processadores mais rápidos é aconselhável o uso de dissipadores maiores e em alguns casos coolers do tipo "fechado" identificado abaixo pelo quadrado verde na foto. Por possuírem uma espécie de tampa, canalizam melhor o fluxo de ar proveniente do ventilador.
Esta tampa tem um resultado acima do esperado e você poderá observar isto na nossa matéria sobre ventiladores para Pentium III.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As variações dos tipos de coolers para CPU são muitas. Existem coolers com 1, 2 e até com 3 ventiladores, o que não significa que sejam melhores ou piores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não só a CPU e a fonte necessitam dos ventiladores. Os HDs, placas de vídeo mais modernas, gravadores de CDs também esquentam bastante. No caso dos HDs e dos gravadores de CDs, o aquecimento é normal, mas alguns usuários optam por refrigerá-los e com isto ganham um pouco mais de vida útil.
Abaixo temos um sistema de ventilação que auxilia na refrigeração geral da CPU e um sistema de ventilação para HDs.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As placas de vídeo mais modernas já vem equipadas com dissipadores de calor e em algumas há a presença também de ventiladores, como pode se ver abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É fato que dependendo das condições, estes dissipadores e ventiladores não são suficientes para manter a placa em uma temperatura normal de trabalho, comprometendo seu rendimento e sua vida útil.
Com o uso cada vez mais comum de máquinas com overclock, a indústria de equipamentos para refrigeração de CPUs e suas partes, tem criado constantemente novas soluções para que o calor não venha a causar problemas. Existem sistemas de refrigeração de CPUs a base de agua, com um sistema parecido com os usados em carros. Estes sistemas contam com radiadores, bomba dágua, mangueiras e tudo mais. Existem também gabinetes com compressores, do tipo usado em geladeiras.

Achei muito boa a matéria por isso estou postando aqui...



Abraços :cheers:
BlackLine
BlackLine
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 307
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por Hi-Tech 28/07/08, 12:45 pm

Eu tambem adorei , eu li tudo , olha a minha placa mae veio tem um igual a esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e o cooler mesmo é um grandão que é feichado e em volta é prata eu tentei comparar com os postados ai mas nenhum se comparo
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por BlackLine 28/07/08, 07:23 pm

A minha nem tem cooler

kkkkkkkkkkkkk
BlackLine
BlackLine
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 307
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por Hi-Tech 28/07/08, 09:45 pm

kkkkkkkkk
Minha tomada é doida
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por KoLiX 04/10/08, 01:42 am

é esse meu pc tem 2 cooler do tamanho da minha mao =X
KoLiX
KoLiX

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 24
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por Hi-Tech 04/10/08, 06:52 pm

O meu tambem , Então é bom o seu pc está mais seguro
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por Jen 11/10/08, 04:33 pm

Boa, BlackLine!
Obrigada pelas explicações :D
Jen
Jen
Utilizador do Fórum

Sexo : Feminino
Idade : 31
Número de Mensagens : 326
Localização : Rio de Janeiro
Barra de respeito as regras: : AQUECIMENTO 100

Ir para o topo Ir para baixo

AQUECIMENTO Empty Re: AQUECIMENTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos