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Prodesp promete multar Telefônica

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Mensagem por Hi-Tech 07/07/08, 09:20 pm

A Prodesp informou que vai aplicar multa, prevista em contrato, à
Telefônica pela interrupção de seus serviços. A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) também informou que sua área técnica
investiga o ocorrido e, se confirmada negligência da operadora, poderá
abrir um processo administrativo cuja penalidade máxima pode ser uma
multa de 50 milhões de reais.

O presidente da Prodesp, Leão Carvalho, disse à Reuters que o
contrato de prestação de serviços firmado com a operadora para o
período 2005-2010 prevê que a rede nunca ficaria fora do ar,
funcionando sete dias por semana e 24 horas ao dia, e que, em caso de
algum tipo de problema, um sistema redundante entraria no lugar.
“O problema foi sério o suficiente para não só ter interrompido o
serviço até agora como também ter afetado a redundância”, disse
Carvalho.
Segundo ele, desde que o contrato foi assinado, “é a primeira vez
que temos um problema desse tamanho”. Ele lembra de uma outra pane na
rede, muito menor, em fevereiro do ano passado. “Nem chegou ao
noticiário”, afirmou.
Carvalho acrescentou que o contrato prevê penalidades e que “não há
dúvida de que a multa vai ser aplicada, é automático”. O departamento
jurídico ainda está calculando o valor, mas o executivo afirmou que
“serão muitos zeros”.
Para se ter uma idéia da proporção do prejuízo, ele citou que o
Estado de São Paulo responde por algo como 40 por cento do PIB nacional.
“Isso equivale a cerca de 1 bilhão de reais por dia. Imagine um dia
em que o governo do Estado fica sem comunicação, fora os pequenos
dramas pessoais. Tem gente que bateu o carro e não consegue registrar
ocorrência e até gente que não consegue atestado de óbito”, citou o
presidente da Prodesp.
Carvalho acrescentou que toda a administração do Estado está sendo
afetada, inclusive as compras, que são todas feitas por pregão
eletrônico.
Ele informou que recebeu um telefonema do próprio presidente da
Telefônica, Antonio Carlos Valente, esta manhã, com um pedido de
desculpas. Segundo ele, até aquele momento, a Telefônica não havia
identificado a causa do problema.
O contrato entre a Telefônica e a Prodesp é de 200 milhões de reais pelo período 2005-2010.
OUTROS AFETADOS
A Eletropaulo também teve afetado o seu atendimento aos clientes em
lojas, postos e no call center, de acordo com a assessoria de imprensa
da companhia de energia. Segundo a empresa, o atendimento não foi
suspenso, mas dificultado, o que gerou filas nos postos e demora na
central telefônica.
A Nossa Caixa informou que, dos cerca de 900 pontos de atendimento
da instituição no Estado, 745 tiveram problemas durante todo o dia.
Além disso, 25 por cento dos equipamentos de auto-atendimento sofreram
interrupções de serviço.
Procurada, a Telefônica informou, por meio de sua assessoria de
imprensa, que não há previsão para a retomada dos serviços de
transmissão de dados e de Internet banda larga, e que um novo
comunicado deve ser distribuído no final do dia.
Na manhã desta quinta-feira, uma nota da companhia dizia que uma
ocorrência técnica afetava parcialmente a rede de transmissão de dados
que atende grandes empresas privadas e órgãos da administração pública.
A assessoria de imprensa da Anatel alertou que todos os consumidores
que tiveram o acesso à Internet interrompido têm direito ao
ressarcimento proporcional ao tempo da interrupção, na forma de um
desconto na próxima fatura.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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