Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Importância da Geografia

Ir para baixo

A Importância da Geografia Empty A Importância da Geografia

Mensagem por Johnny-Five (J5) 06/10/11, 02:14 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
View more [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] from [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A ImportâNcia Da Geografia - Presentation Transcript

LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA A importância da GEOGRAFIA Aprofgeo
Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões que nos rodeiam Cidadania é participação
Cidadania é participação. Esta participação exige informação, compreensão da realidade, tendo em conta as suas representações e as dos outros
“ A Geografia na formação dos cidadãos é, não só o caminho para amar a Terra e os lugares como para o conhecimento do eu e do outro: nas suas múltiplas dimensões – do quem, do como, do quando e do onde. “ GASPAR, Jorge, ( 2000), Apogeo (19-10) - geógrafo
“ (...) as sociedades e as comunidades estabeleceram-se e viveram no tempo e no espaço, em diversas escalas e a diferentes ritmos. Ontem, como hoje. Não flutuam, ou flutuaram, em universos abstractos. Viveram, trabalharam e produziram num determinado território.” LEMOS, Francisco Sande, ( 2000), Apogeo (19-10) - arqueólogo
“ Do meu primeiro dia de aulas só me lembro que levei comigo uma boneca que não pude levar no dia seguinte(...). À medida que íamos chegando entrávamos para uma enorme sala que tinha dois pólos de atracção: as janelas que davam para o jardim e os mapas que cobriam as paredes. Eu já tinha visto mapas em livros mas não mapas tão grandes como os que havia no colégio. Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...) De facto, durante anos e anos aquelas imagens fascinaram-me e ainda me fascinaram mais quando comecei a ler: Índia, China, Pacífico, África, Oceânia. (...) ANDERSEN , Sophia de Mello Beryner, ( 2000), Apogeo (19-10) - escritora
Onde? Como? Quando? Porquê? AS PAISAGENS
Onde? Como? Quando? Porquê? AS REPRESENTAÇÕES DO MUNDO
Onde? Como? Quando? Porquê? AS PESSOAS E OS LUGARES
Cada cruz representa um imigrante morto, ao tentar atravessar a fronteira do México para os EUA Onde? Como? Quando? Porquê? AS DESIGUALDADES ESPACIAIS
Onde? Como? Quando? Porquê? OS CONFLITOS
Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS NATURAIS
Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS SOCIAIS E HUMANOS
“ Todo o estudo da Geografia começa com alguém, nalgum lugar à superfície terrestre, partindo à descoberta do onde e do porquê de uma ou mais componentes da paisagem.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo
Onde? Como? Quando? Porquê?
“ Compreender e conhecer as paisagens é construir modelos conceptualizados dos territórios observados e estudados. Mas só é possível conhecer as diferentes componentes da paisagem se elas forem relacionadas entre si e se reconhecer que o conhecimento do Mundo resulta do comportamento de cada indivíduo, em sociedade e em interacção com o meio natural.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo
Onde? Como? Quando? Porquê?
“ O cidadão geograficamente competente é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre. É também aquele que é capaz de interpretar e analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.” CÂMARA, Ana Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo
Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS – REPRESENTAÇÕES QUE NOS DÃO RESPOSTAS
Onde? Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS MENTAIS E DIAGRAMAS: OUTRAS FORMAS DE LER A REALIDADE
Onde? Como? Quando? Porquê?
Onde? Como? Quando? Porquê? Com que impactos? E S P A Ç O S T E R R I T Ó R I O S C O N F L I T O S P e s s o a s

Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : A Importância da Geografia 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos