Oposição tenta recuperar espaço em eleições legislativas na Venezuela
:: Menu Entretenimento :: Mundo
Página 1 de 1
Oposição tenta recuperar espaço em eleições legislativas na Venezuela
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Analistas veem disputa eleitoral como plebiscito sobre chavismo
Governo e oposição se prepararam para a disputa antevendo que o futuro político do país dependerá em grande medida dos resultados desta eleição.
Embora o pleito seja legislativo, a constante presença do presidente Hugo Chávez na campanha tem levado analistas a ver a disputa como um plebiscito para ratificar ou exigir mudanças no projeto chavista de "socialismo do século 21".
Como a oposição boicotou as eleições de 2005, retirando-se da disputa após apontar falta de transparência por parte das autoridades, nos últimos cinco anos a Assembleia foi dominada pelo partido do presidente.
O bloco antichavista só ganhou uma representação minoritária anos mais tarde, à medida que alguns deputados mudavam de lado.
Ainda assim, o governo tem gozado de uma sólida maioria, que garantiu a aprovação com folga de projetos de leis propostos pelo Executivo.
Na Venezuela, esta legislatura ficou conhecida como rojo-rojito (vermelha-vermelhinha, em tradução livre), uma alusão à cor que identifica o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Chávez.
Várias cores
Mas a oposição, que pela primeira vez conseguiu entrar em acordo para apresentar as candidaturas em um só bloco, pretende mudar o caráter unicolor da Assembleia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pesquisas indicam disputa acirrada e analistas evitam palpites
Uma grande vitória para o bloco da oposição seria eleger 67 deputados, o suficiente para tirar do chavismo a maioria de 2/3 necessária para aprovar os projetos de lei.
Entretanto, com as pesquisas indicando uma disputa acirrada, nenhum analista político se arriscava a emitir palpites sobre os resultados das eleições deste domingo até a semana passada, quando entrou em vigor a suspensão da publicação de sondagens eleitorais.
O governo goza de uma sólida base de seguidores. Em onze anos e incontáveis eleições, foi derrotado apenas uma vez, em 2007, quando perdeu por estreita margem o referendo sobre uma ampla reforma constitucional.
Porém, a crise econômica dos últimos dois anos e alguns problemas internos - relacionados ao fornecimento de energia elétrica e um episódio no qual alimentos importados terminaram apodrecendo - acabaram se convertendo em pedra no sapato da campanha do PSUV.
Resultados
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) disse que é capaz de divulgar os resultados da votação - eletrônica - dentro de duas horas após o encerramento das urnas.
Entretanto, a votação pode ser estendida, já que a legislação estabelece que as mesas devem permanecer abertas enquanto houver eleitores aguardando na fila para votar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após boicote de 2005, oposição tenta recuperar cadeiras na Assembleia
Até a noite de sábado, a situação era ordeira e o processo de instalação de mesas de votação corria normalmente, assim como a mobilização dos efetivos de policiamento.
Por razões de segurança, a fronteira com a vizinha Colômbia foi fechada, a exemplo de medidas tomadas em eleições no passado.
A única preocupação parece ser a meteorologia: a chuva intensa tem caído em todo o país nos últimos dias, com algumas zonas inundadas e dezenas de vítimas.
O voto não é obrigatório na Venezuela.
Em um incidente internacional menor, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano disse que estava estudando as declarações de um deputado espanhol do Partido Popular, de direita, que teria emitido opiniões que extrapolariam o permitido por sua qualidade de observador eleitoral.
Fonte: BBC
:: Menu Entretenimento :: Mundo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos