Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Mesopotâmia

Ir para baixo

A Mesopotâmia Empty A Mesopotâmia

Mensagem por Johnny-Five (J5) 29/07/11, 02:16 pm

A Mesopotâmia é uma antiga região do Oriente Médio, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, e onde predominavam condições semelhantes ao Egito, pois os dois rios forneciam facilidades para o transporte de mercadorias e as aves ribeirinhas e os peixes eram abundantes. O regime dos rios está preso ao derretimento da neve das grandes altitudes, onde se situam suas cabeçeiras, inundando as terras e propiciando a abertura de canais de irrigação e a construção de diques.

Apesar da presença das enchentes periódicas dos rios, a Mesopotâmia apresentou certas dificuldades ao estabelecimento de populações ribeirinhas, pois essas cheias eram irregulares. Além disso, o clima mais seco e as doenças tropicais tornavam o trabalho do solo mais difícil, apesar de sua fertilidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O mapa, no espaço assinalado por uma meia-lua, mostra a fertilíssima região compreendida entre os rios Tigre, Eufrates e Jordão, denominada “Crescente Fértil”. Aí desenvolveram-se importantes civilizações, que lançaram os fundamentos da história dos homens.

Sumérios, acádios, amoritas, cassitas, assírios, cal- deus e mais um sem-número de tribos lutaram pela posse das terras aráveis. Os povos das planícies, agricultores, viviam assediados desde a época dos primeiros estabelecimentos humanos na área pelos povos das montanhas, que viviam mais do saque e do pastoreio.

As civilizações da Baixa Mesopotâmia puderam desenvolver-se mais, notabilizando-se por seus aspectos econômicos e culturais. Surgiram, assim, importantes sociedades hidráulicas, com a instituição de um Estado baseado na posse das terras e no controle das águas dos rios.

Estendendo-se da Mesopotâmia em direção ao vale do rio Indo, encontra-se o Planalto Iraniano. Grande parte dele está acima de 2.000 metros: aqui e ali surgem bruscas elevações, cujos vales são regados pelos rios que buscam o mar. A região toda é pouco irrigada e por isso grande parte dela é desértica.

A partir do II milênio a.C., essa região foi ocupada por tribos de pastores de origem ariana, os quais deram origem a dois remos distintos: ao norte, a Média; e ao sul, a Pérsia.

Fonte: CW
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : A Mesopotâmia 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos