Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ser bilíngue faz bem e exercita o cérebro

Ir para baixo

Ser bilíngue faz bem e exercita o cérebro Empty Ser bilíngue faz bem e exercita o cérebro

Mensagem por Johnny-Five (J5) 02/06/11, 01:05 pm

Neurocientista cognitiva, Ellen Bialystok passou quase 40 anos estudando como o bilinguismo aguça a mente. Ela tem novidades boas. Entre outros benefícios, o uso regular de dois idiomas parece retardar o surgimento dos sintomas da doença de Alzheimer. Bialystok, 62 anos, célebre professora pesquisadora de psicologia na Universidade York, em Toronto, recebeu ano passado o prêmio Killam, no valor de US$ 100 mil, por sua contribuição à ciência social.

Nós conversamos durante duas horas num quarto de hotel em Washington, em fevereiro e, mais recentemente, por telefone. Abaixo, a versão editada dessas duas conversas.

Como a senhora começou a estudar o bilinguismo? Bem, não comecei tentando descobrir se ele era bom um mau. Fiz meu doutorado em psicologia, sobre como as crianças adquirem a linguagem. Quando terminei, em 1976, havia poucos empregos no Canadá para doutores. O único emprego que consegui foi num projeto de pesquisa que estudava o aprendizado de um segundo idioma em escolas infantis. Não era a minha área, mas tinha a ver.

Como psicóloga, introduzi perguntas de neurociência no estudo, como de que forma a aquisição de uma segunda linguagem modifica o pensamento. Foram questões desse gênero que levaram à pesquisa com bilinguismo. A pesquisa funciona assim: ela te leva por um caminho. Depois, você segue nesse caminho.

E o que, exatamente, a senhora encontrou nesse caminho inesperado? Enquanto pesquisávamos, era possível perceber que havia uma grande diferença na forma como crianças monolíngues e bilíngues processavam a linguagem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : Ser bilíngue faz bem e exercita o cérebro 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos