Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Começa prazo educativo para lei que proíbe sacolas plásticas em BH

Ir para baixo

Começa prazo educativo para lei que proíbe sacolas plásticas em BH Empty Começa prazo educativo para lei que proíbe sacolas plásticas em BH

Mensagem por Convidad 28/02/11, 07:13 pm

Começa a valer nesta segunda-feira (28), em Belo Horizonte, o prazo de 45 dias para que passe a ser aplicada multa referente à Lei Municipal 9.529 / 2008, que proíbe o uso de sacolas plásticas feitas de derivados do petróleo. A proibição de sacos feitos de polietileno – que é um polímero, um composto químico – incide sobre qualquer tipo de estabelecimento no comércio, seja supermercados, lojas, drogarias e outros, que devem oferecer sacolas fabricadas com materiais reaproveitáveis, recicláveis ou biodegradáveis.



O início das multas para os estabelecimentos que não estivessem adequados à lei seria nesta segunda-feira (28), mas, segundo a assessoria do vereador Arnaldo Godoy (PT), autor do projeto, um atraso na campanha educativa fez com que o começo da punição se estendesse. A previsão é que as multas comecem a ser aplicadas em 45 dias.



Durante este prazo, segundo a assessoria, as informações sobre a regulamentação da lei serão divulgadas para o comércio e para a população, em uma tentativa de que o consumidor também se adapte. "A mudança de hábitos de consumo, mesmo obrigatória, nos revela o quanto podemos contribuir para minimizar o problema da destinação do lixo doméstico", destaca Godoy.



Segundo o vereador, no Brasil, anualmente, são produzidas 210 mil toneladas de sacos em plástico filme, que representam 9,7% da média do lixo no país. Jogados nos bueiros, os sacos entopem as redes de esgoto, causando enchentes, e dificultam a decomposição do material orgânico.



Ainda de acordo com o gabinete do vereador, parte do comércio já usa a sacola oxibiodegradável, que se desintegra e vira um pó que pode ser consumido por bactérias em 18 meses. Outras lojas incentivam a compra, por parte dos clientes, de ecobags, ou sacolas ecológicas, que são retornáveis, que podem ser produzidas com papel, tecido, palha ou ráfia, entre outros materiais. Para supermercados, é incentivado o uso do velho “carrinho” de compras.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Fonte:G1


Grato,
Pedro Miguel
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos