Poluentes contaminam aquífero em área turística do México, diz pesquisa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Poluentes contaminam aquífero em área turística do México, diz pesquisa

Mensagem por Convidad em 08/02/11, 05:38 pm

Uma grande quantidade de poluentes, incluindo pesticidas, produtos químicos e até uma pequena quantidade de cocaína se infiltraram em um aquífero na Riviera Maia, distrito turístico na Península de Iucatã, na costa do México. A informação faz parte de uma nova pesquisa divulgada na publicação científica Environmental Pollution.

Segundo os autores do estudo, coordenado pelo Instituto da Água, universidade das Nações Unidas sediada no Canadá, a água contaminada chega até o mar do Caribe e pode ter contribuído para a perda de 50% dos recifes de corais na região desde 1990.


A análise de amostras retiradas do aquífero ao sul da cidade de Cancún indica que os poluentes têm origem principalmente a partir de detritos despejados em estradas e até mesmo campos de golfe. Pesquisadores encontraram traços de shampoo, pasta de dente, perfumes, cafeína e nicotina na água, além de pesticidas e uma pequena quantidade de cocaína.


O volume de poluição detectado não representa risco à saúde humana nos níveis atuais, segundo a pesquisa, mas pode se tornar preocupante até 2030 com o crescimento da população no local.


Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México (Semarnat) informou que os dados do estudo publicado serão analisados com objetivo de proteger a natureza e a saúde.



Imagem da Associação Americana para o Avanço da Ciência mostra água na área
da Península de Iucatã, na costa do México.(Foto: UNU Institute for Water/ AFP)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Grato,
Pedro Miguel

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum