Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Após apagão, Dilma determina reforço na fiscalização preventiva

Ir para baixo

Após apagão, Dilma determina reforço na fiscalização preventiva Empty Após apagão, Dilma determina reforço na fiscalização preventiva

Mensagem por Convidad 04/02/11, 03:50 pm

O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, informou nesta sexta-feira (4) que a presidente da República, Dilma Rousseff, determinou um reforço na fiscalização e manutenção do sistema de energia do país.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Um apagão entre a noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta (4) atingiu oito estados do Nordeste. A causa provável do apagão teria sido um problema em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, Pernambuco, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.


Dilma esteve reunida nesta sexta-feira com Lobão. “Desde manhã cedo, [a presidente] determinou ao ministro de Minas e Energia as providências. A presidente de nenhuma forma minimizou o problema, tanto é que determinou reforço na fiscalização preventiva e determinou ao ministro que reforçasse a manutenção do serviço. (...) Ela de fato ficou preocupada”, disse o porta-voz da Presidência.

Segundo o porta-voz, a presidente pediu que Lobão, determinasse às empresas geradoras de energia um reforço na manutenção do serviço na região Nordeste. Além disso, de acordo com Baena, a presidente também solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reforçar a fiscalização preventiva.

Desde manhã cedo, [a presidente] determinou ao ministro de Minas e Energia as providências. A presidente de nenhuma forma minimizou o problema, tanto é que determinou reforço na fiscalização preventiva e determinou ao ministro que reforçasse a manutenção do serviço. (...) Ela de fato ficou preocupada
Rodrigo Baena, porta-voz da Presidência da República

Possível causa
Nesta sexta, o ministro Edison Lobão negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema [elétrico] brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".


De acordo com o ministro, o problema teria ocorrido em um componente eletrônico – chamado de cartela – que faz parte do sistema de proteção da subestação em Jatobá. Como consequência, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga. "O sistema inteiro acabou se desligando como autoproteção", afirmou Lobão.


A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. "Esses estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h desta sexta-feira.


A falta de energia elétrica ainda causa transtornos a moradores de algumas áreas. Em pelo menos três estados, o abastecimento de água foi afetado.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Fonte:G1

Grato,
Pedro Miguel

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos