Vindo dos EUA, ‘caveirão do ar’ aguarda liberação da Anac para voar

Ir em baixo

Vindo dos EUA, ‘caveirão do ar’ aguarda liberação da Anac para voar

Mensagem por Convidad em 04/02/11, 10:23 am


Caveirão do ar' chegou em Niterói na manhã desta sexta (4) (Foto: Thamine Leta/G1)

O ‘caveirão do ar’, primeiro helicóptero totalmente blindado da Polícia Militar, chegou nesta sexta-feira (4) ao Grupamento Aeromarítmo (GAM) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Vinda dos Estados Unidos, a aeronave aguarda a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a atuar em operações no estado do Rio.


De acordo com o subcomandante do GAM, o tenente-coronel Miguel Ramos, a Anac solicitou que os pilotos façam uma prova para que seja dada a licença ao ‘caveirão do ar’.


“Fizemos treinamento de 15 dias em Dallas, nos EUA, para aprender a teoria e a prática desse blindado. No entanto, a Anac solicitou que fizéssemos uma prova para que possamos usar o helicóptero”, explicou.



Anac exige prova dos pilotos que vão dirigir o helicóptero (Foto: Thamine Leta/G1)

O G1 tentou fotografar o interior do blindado, mas o GAM não permitiu que fossem feitas imagens. O helicóptero é um modelo Huey, da empresa americana Bell. O novo "caveirão do ar" é maior do que os helicópteros da frota atual da corporação e pode transportar até 13 tripulantes.

Operações noturnas
A aeronave suporta tiros de fuzil e outras munições. Segundo o tenente-coronel, o helicóptero além de ser blindado, pode fazer sobrevoos noturnos. “Podemos fazer operações noturnas porque o helicóptero tem um sistema de iluminação próprio para isso”, explicou.


O helicóptero é parecido com o modelo adquirido pela Polícia Civil, mas foi adaptado para atender às necessidades da corporação. Quatro pilotos participaram do treinamento nos Estados Unidos. Segundo o tenente-coronel, a aeronave pode voar até 3h seguidas. Com a compra desse blindado, a Polícia Militar possui quatro helicópteros e dois aviões.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Fonte:G1

Grato,
Pedro Miguel


avatar
Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum