Sony anuncia seu novo videogame portátil, o Next Gaming Portable

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sony anuncia seu novo videogame portátil, o Next Gaming Portable

Mensagem por Convidad em 27/01/11, 07:43 am

A Sony anunciou nesta quinta-feira (27) durante o evento PlayStation Meeting 2011, realizado em Tóquio, no Japão, a nova versão do seu videogame portátil PSP. O protótipo ganhou o nome provisório de Next Gaming Portable, ou NGP.

De acordo com a empresa, o aparelho, que concorrerá com o Nintendo 3DS, tem como destaque gráficos próximos aos vistos no PlayStation 3, tela sensível ao toque com OLEDs – diodos orgânicos emissores de luz — de 5 polegadas, câmera frontal e traseira, touchpad traseiro, duas alavancas analógicas, conexão 3G e Wi-Fi e será lançado no final de 2011.

O nome Next Gaming Portable ainda é provisório. A marca definitiva deverá ser anunciada com a linha inicial de games durante a Electronic Entertainment Expo (E3), que ocorre em junho.
A apresentação foi feita pelo presidente da Sony Computer Entertainment, Kaz Hiari, que diz que o mundo dos jogos portáteis mudou desde o lançamento do primeiro PSP, em 2005. “Naquela época, os celulares não eram capazes de fazer games com a qualidade de hoje, nem mesmo tinham esta interação com redes sociais e com a internet. Apresentamos um videogame portátil revolucionário, que manterá o jogador sempre conectado”, disse. O executivo não divulgou preço do aparelho.



A Sony preferiu não usar o nome PSP 2, como estava sendo especulado na internet. Um dos possíveis motivos é porque o aparelho é totalmente diferente em termos de conectividade de de interface com o jogador em relação ao PSP. Outro motivo é pode ser que a empresa não quer associar o novo portátil ao PSP, que não teve o resultado comercial desejado.

O NGP tem formato similar ao do PSP, embora a Sony evite traçar relação direta com a versão anterior, chamando o design de “super oval”. Atendendo aos pedidos dos jogadores, a empresa adicionou duas alavancas analógicas (o PSP possui apenas uma) chamadas de Micro Analog Sticks, indispensável para os games atuais. A área sensível ao toque traseira, chamada de touchpad, permite controlar os personagens e outros elementos dos games, e o jogador pode utilizar a tela de cinco polegadas sensível ao toque para diversas funções.




Ainda para ser usado em alguns jogos, o NGP apresenta uma versão do controle sensível a movimentos Sixaxis, uma espécie de giroscópio, permitindo movimentar o aparelho para realizar determinadas ações. As câmeras, aliadas ao GPS do portátil, serão utilizadas em títulos que usam a tecnologia de realidade aumentada.

A Sony destacou também durante o evento a capacidade gráfica do NGP. Próxima do PlayStation 3, ela roda versões de games como “Uncharted”, “Killzone”, "Metal Gear Solid 4", "Lost Planet 2" e “Resistance”, que usufruem da alta definição da tela de OLED de cinco polegadas com resolução de 960 por 544 pixels. A lista oficial de games não foi revelada no evento.

Entretanto, produtoras como Rockstar, Capcom, Konami, Sega, Grasshopper, Irem, Level-5, Namco Bandai, Square Enix, Ubisoft e 2K Games já estão desenvolvendo seus títulos para a nova plataforma.

A conectividade é um dos pontos fortes do novo portátil. Por meio de conexões 3G e Wi-Fi, o jogador receberá notificações da rede PlayStation Network, saberá quem dos seus amigos está on-line e poderá participar de partidas pela internet. O sistema é chamado de LiveArea e, segundo a Sony, este é o primeiro videogame portátil a se conectar às redes de celular. A aplicação Near, ou “próximo” em tradução, faz com que o jogador saiba os usuários que possuem ou estão jogando o NGP próximos dele. Ainda, o NGP terá suporte aos Troféus, conquistas recebidas ao realizar certos desafios dentro dos games, sistema presente no PS3.
O NGP utiliza sua memória interna para armazenar os games (o espaço em disco não foi revelado) comprados por meio de download, mas também possui entrada para sua mídia própria, um cartucho chamado de "New Game Media". O nome, assim como o do aparelho, também é provisório.
O aparelho terá retrocompatibilidade com os jogos do PSP. Entretanto, apenas os games vendidos por download serão compatíveis, já que o NGP não possui entrada para os discos em UMD, mídia falecida usada pelo antigo portátil.

A empresa deve revelar mais detalhes oficiais sobre o Next Gaming Portable nos próximos meses.

Fonte:G1

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum