As tecnologias empregadas em efeitos especiais nos filmes de Hollywood

Ir em baixo

As tecnologias empregadas em efeitos especiais nos filmes de Hollywood

Mensagem por Caipora em 13/11/10, 04:29 pm








O mundo do cinema é conhecido como um lugar em que tudo é possível. Voar, caminhar sobre as águas, erguer a mais pesada das rochas e parar no tempo. Nada escapa das possibilidades criativas dos diretores de cinema e especialistas em efeitos especiais.

No entanto, o que muita gente desconhece, é que não só os elementos mais chamativos ganham efeitos de computação gráfica. Muitas vezes cenas corriqueiras, como um casal caminhando na rua, também são feitas quase que completamente com aplicação de efeitos especiais.

As razões para utilização de tecnologia até mesmo onde não é exatamente necessário variam. As mais comuns são redução de custos e possibilidade de controle total das condições de iluminação do ambiente, algo que sempre suscita problemas em filmagens ao ar livre.

Mas como são filmadas as cenas que envolvem efeitos especiais? Quais são os truques mais comuns utilizados no cinema e que vemos no dia a dia em produções de grande e pequeno orçamento? O Baixaki explica para você o passo a passo de alguns dos efeitos especiais mais utilizados na atualidade.

Chroma Key

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Carregado por [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Um dos efeitos utilizados em maior escala no cinema são os chamados Chroma Keys. Simples e rápidos, eles são utilizados há várias décadas e mesmo as formas mais evoluídas de computação gráfica ainda se utilizam dessa técnica como modelo para a aplicação de efeitos posteriores.

Uma das palavras chaves para entender o cinema de efeitos especiais é planejamento. Não se liga uma câmera enquanto a cena não estiver completamente planejada, com sua duração total, condições de iluminação, movimentos dos atores e, principalmente, quais efeitos serão necessários na pós-produção.

Vamos tomar como exemplo a cena que ilustramos no infográfico abaixo. Um super-herói segurando uma mulher nos braços enquanto voa pelos céus de uma grande cidade. Seria absurdamente caro – e perigoso – colocar um ator suspenso em um helicóptero para gravar essas imagens. Por isso, a utilização de computação gráfica.

O primeiro passo em uma sequência como essa é a gravação da imagem de fundo, os céus em que o super-herói aparecerá sobrevoando. Isso é feito porque é a partir das condições de iluminação exibidas na imagem que o diretor de fotografia poderá determinar quais são as condições de iluminação necessárias no estúdio.