Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os 12 Mandamentos contra o Estresse

Ir para baixo

Os 12 Mandamentos contra o Estresse Empty Os 12 Mandamentos contra o Estresse

Mensagem por Luiz Cruz 13/09/10, 08:42 pm

Não se Estresse




Os 12 mandamentos contra o estresse



01. Os desejos são limitados, o seu tempo não: Defina metas e prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão dos seus objetivos.

02. Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida: defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho/lazer, alimentação/jejum, ação/repouso. A qualidade de vida é uma planta que precisa ser regada sempre.

03. Você é um só: você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo.

04. Cuide do seu corpo: escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, drogas, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Faça atividades físicas no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e suas condições físicas. Ponha os pés descalços na terra por, no mínimo, 20 minutos, em lugar de muito verde.

05. Cuide de sua mente: seja seletivo com que lê vê. Reduza o hábito de assistir a televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares aonde nunca foi. Quebre rotinas, experimente o novo.

06. Faça da sua casa o seu refúgio: um lugar que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor a sua alma, repouso e amorosidade. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todo bem de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nenhum minuto para usufruí-la.

07. Descubra quem você é: qual é o seu temperamento, quais são suas crenças essenciais? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive seu respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

08. Não seja onipotente: aprenda com os outros, procure ajuda necessária com os amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles a quem deve evitar. Não avalie pessoas e situações com preconceitos.

09. Conheça e respeite o outro: ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior do que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista.

10. Amor, intimidade e sexualidade: relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro em médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade. Cultive a espontaneidade, a sinceridade, a amizade, a alegria e o prazer nas trocas afetivas.

11. Centre-se e equilibre-se: todos os dias encontre um tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Tenha férias! Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alças.

12. Tenha fé: uma situação qualquer que seja nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. É muito importante se preparar para próxima etapa. Você é único, o que o faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.
Luiz Cruz
Luiz Cruz
Colaboratech
Colaboratech

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 168
Minha Frase : "Tempus fugit, carpe diem."
Localização : Juiz de Fora, Minas
Barra de respeito as regras: : Os 12 Mandamentos contra o Estresse 100

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos