Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monte o computador ideal para os melhores jogos

2 participantes

Ir para baixo

Monte o computador ideal para os melhores jogos Empty Monte o computador ideal para os melhores jogos

Mensagem por Hi-Tech 16/08/10, 12:30 pm

O mundo da tecnologia gira tão rápido que quando nos deparamos nosso computador já está desatualizado. Para os gamers e entusiastas a história é um pouco mais complicada, pois além do problema dos lançamentos constantes de novos modelos de placas, processadores e outros componentes de hardware, existe o fator preço, que dificulta muito a aquisição de novas peças.

Para alguns a vontade de ter um computador para jogos é tão grande que a economia é levada ao extremo. Se você é um dos usuários que tem uma boa quantidade guardada, talvez goste do nosso artigo de hoje. O Baixaki foi a fundo e pesquisou diversos produtos para você montar um computador ultraturbinado para rodar os melhores jogos do momento!

Quanto vou gastar?

Em teoria montamos uma configuração que beira os 20 mil reais, mas você pode perfeitamente gastar menos e montar um PC parecido. Evidentemente poderíamos criar um artigo baseado em um orçamento de 100 mil reais, mas isso não faria sentido para a maioria dos consumidores.

Obviamente, o objetivo do nosso texto não é que você venda sua casa ou outras coisas para montar um PC de alto desempenho. Investir em tecnologia e possuir um computador equipado para rodar jogos é bem legal, mas ter consciência ao investir o dinheiro também é muito importante. Portanto, se você ainda não administra seu dinheiro e precisa da ajuda de seus pais, convença-os a gastar um pouco mais no novo PC, mas use alguns argumentos bons.

Planejamento

Montar o computador mais potente do momento para jogos não é muito difícil. Basta escolher as melhores (leia-se: as mais caras) peças e decidir entre as marcas existentes. Sendo assim, você possivelmente deve ficar em dúvida entre as seguintes combinações: Intel mais NVIDIA ou AMD mais ATI.

Depois de analisar todos os recursos, diversos testes de desempenho e modelos, optamos por uma união entre Intel e NVIDIA. Talvez você já esteja preparando argumentos para defender sua marca favorita, mas tenha calma, vamos explicar por que escolhemos essas duas fabricantes. Por que a Intel? Basicamente porque o processador de seis núcleos da fabricante é o mais rápido do momento.

Por que a NVIDIA? Apesar de a placa topo de linha da AMD ATI ser mais veloz, não temos como deixar de optar pelo lado verde da força. A NVIDIA é a única que disponibiliza tecnologia 3D para utilização nos computadores. Além da placa compatível, a fabricante vende os óculos próprios para a visualização dos jogos tridimensionais.

Claro que você pode optar por montar um PC com processador AMD e placa gráfica da ATI ou pode manter a CPU da Intel e utilizar apenas a placa de vídeo da ATI. Enfim, as opções são muitas e existe uma série de outras peças que vamos indicar, mas que não significam uma obrigatoriedade para obter um ótimo desempenho.

Processador

Como você já deve ter percebido, a decisão sobre o processador é uma só: o Intel Core i7 980X. Encontrar uma loja que tenha esta CPU à venda é muito difícil, pois o preço da versão Extreme do i7 não ajuda nas saídas. Contudo, com um pouco de pesquisa na internet é possível encontrar algumas lojas que disponibilizam o produto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Utilizamos o site BuscaPé para realizar esta pesquisa e encontramos o Intel Core i7-980X por apenas 2,5 mil reais. Se considerarmos o preço do produto em dólar (quase mil dólares), até que não há um absurdo de lucro por parte da loja.

Placa-mãe

Obviamente um computador realmente capacitado para jogos e quaisquer tarefas exige uma placa de vídeo à altura. Ao optar pelo Core i7, automaticamente restringimos nosso PC às placas compatíveis com o modelo mais avançado da Intel. Existem muitas placas “baratas” que são boas para utilizar em conjunto com o i7-980X, porém optamos pela melhor placa: a MSI Big-Bang Fuzion.

Qual o segredo dela? Esta placa foi construída para um propósito bem especial: permitir a funcionalidade entre placas de vídeo de diferentes fabricantes, ou seja, você pode utilizar uma placa da AMD e outra da NVIDIA. Evidentemente, não escolhemos a placa tomando como base apenas esse recurso, até porque, como já citamos, a placa gráfica do nosso PC será da NVIDIA.

A nova placa da MSI não é uma placa qualquer, aliás, ela mostra ser perfeita em todos os aspectos. Com uma enormidade de portas USB (ao todo o usuário pode conectar dez dispositivos), placa de som compatível com a tecnologia THX, três slots do tipo PCI-Express 16x (para instalação de placas de vídeo) e o chipset Intel® P55+Lucid® Hydra 200, esta placa demonstra ser uma das mais poderosas da atualidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O preço? Para quem está montando um computador de alto valor (como este do nosso artigo), certamente o preço da placa-mãe é o de menos. Contudo, com um pouco de pesquisa conseguimos encontrá-la por apenas 1280 reais, ou seja, metade do preço da CPU.

Memória

Para proporcionar um bom desempenho, não basta ter apenas um processador rápido, mas é preciso muita memória RAM. E claro, memória RAM também possui velocidade, portanto vamos ter que equipar a máquina com o que há de melhor, ou seja, Corsair!

Aqui devemos lembrar que não existe apenas a Corsair: há também outras marcas que apresentam desempenho similar, como é o caso da OCZ. Enfim, escolhemos a Corsair Dominator do tipo DDR3 com clock de 1866 Mhz. Esta memória é comercializada em kits, sendo que cada kit contém três pentes de memória.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cada pente possui 2 GB de memória RAM, o que totaliza 6 GB. Na realidade este não seria exatamente o kit ideal, pois como estamos montando um PC top de linha, deveríamos utilizar o kit de 12 GB; contudo, é quase impossível encontrar tal modelo aqui no Brasil. Caso você encontre, não pense duas vezes e adquira o kit de 12 GB, afinal, memória RAM nunca é demais.

O kit de 6 GB da Corsair Dominator DDR3 com clock de 1866 MHz é encontrado com preços que variam entre 900 e 1,1 mil reais. Portanto, se você for adquirir memória de outra marca, verifique se a velocidade e as especificações são as mesmas da Corsair e se o preço é justo.

Disco rígido

Como nosso orçamento é um tanto limitado, para armazenamento ficamos restritos a duas opções: a compra de 1 SSD e mais um HD ou a compra de três discos rígidos. Considerando que os discos do tipo SSD ainda são bem reduzidos quanto a espaço, certamente é interessante adquirir um apenas para rodar o sistema e os principais programas, deixando a grande quantidade de dados armazenada em um HD SATA.

É possível adquirir o disco Kingston SSD SATA de 128 GB (modelo SNV425 - S2 / 128GB) por aproximadamente 900 ou 1000 reais. Enquanto que um disco Western Digital de 2 TB do tipo Sata II com 64 MB (modelo Caviar Black WD2001FASS) custa aproximadamente 700 reais.

Associar esses dois discos pode ser uma ótima ideia, porém adquirir dois ou três discos rígidos comuns (como o próprio Wester Digital que foi supracitado) pode ser mais interessante para quem deseja mais espaço. Vale lembrar que a placa que escolhemos para nosso computador não possui suporte para discos SATA III (600 Gb/s).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como já citado, nosso computador de jogos contará com uma placa gráfica da NVIDIA. Obviamente optamos pelo melhor modelo que a fabricante disponibiliza: a GeForce GTX 480. Para escolher a placa de vídeo a tarefa é um pouco mais complicada, pois existem diversas marcas que montam placas e apresentam bons resultados.

Avaliamos diversas opções e preferimos utilizar a GTX 480 da ECS, pois a marca já tem ótima fama com processadores NVIDIA e em muitos testes apresenta ótimos resultados. A NGTX480 conta com 1536 MB de memória RAM do tipo GDDR5, além de ser totalmente compatível com o DirectX 11 e possuir suporte para a tecnologia PhysX.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa placa não é nada barata, porém algumas lojas comercializam o modelo em questão. O preço gira em torno de 1,5 mil reais. É claro que não iríamos equipar uma supermáquina com apenas uma placa, portanto o preço dessa placa será multiplicado por três. Sendo assim, o processamento gráfico do nosso PC dos sonhos vai custar 4,5 mil reais!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte

O grande problema em projetar um computador está justamente na fonte a ser utilizada. Computadores topo de linha sempre necessitam de muita energia e até mesmo as mais potentes acabam sofrendo para fornecer toda a energia requisitada pelos componentes.

O problema não está exatamente na escolha da fonte, mas na aquisição. Como assim? Não estamos nem falando de preço, porém não há lojas no Brasil que vendam a fonte que precisamos para nosso computador. Ou melhor, talvez haja alguma loja que consiga a fonte, mas com certeza uma importação especial será necessária.

Enfim, levando em consideração as três placas de vídeo, o processador de maior desempenho para Desktops, a quantidade de memória, os discos rígidos instalados e outros periféricos que vão consumir energia, não poderíamos indicar uma simples fonte de 1000 W. Para tal configuração seria necessária uma fonte de 1200 W ou quem sabe até mais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por isso, a fonte mais indicada para nosso PC é a Thermaltake W0133RU, a qual pode ser adquirida por uma média de 400 dólares. Claro que ao importar tal produto serão cobrados impostos e ainda existe a conversão do dólar para real. Sendo assim, o preço final desta fonte deve chegar facilmente em 1,5 mil reais.

Gravador de Blu-ray

Nosso computador especial não poderia ser um dos mais potentes se não contasse com um gravador de Blu-ray. Ou melhor, talvez seja interessante ter até dois drives no PC, para garantir cópias mais rápidas.

O Blu-ray está cada vez mais popular e com certeza e a mídia de armazenamento do futuro. Os gravadores deste tipo de disco estão cada vez mais baratos e já é possível encontrar dispositivos da LG por 400 reais (o modelo BH10LS30 custa aproximadamente este valor). Se você for mais exigente pode adquirir um Pioneer BDR-2058BKS por 750 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gabinete

Bom, agora que já temos os dispositivos internos está na hora de escolher um gabinete para armazenar tudo. Existem muitas marcas boas de gabinete, sendo que os visuais são incrivelmente bem desenhados. Nós pesquisamos algumas marcas e modelos interessantes, mas é evidente que você pode escolher qualquer outro, afinal, tudo depende do seu gosto.

Vale salientar que o gabinete não pode ser escolhido apenas pelo visual, sendo que é importantíssimo averiguar o espaço interno e o sistema de ventilação que ele possui. Sendo assim, as opções ficam bem limitadas e os preços são um bocado elevados. As marcas mais recomendadas são a NZXT, a Cooler Master e a Thermaltake.

Separamos alguns modelos para você conferir o mais interessante. O primeiro é o NZXT Guardian 921 (Crafted Series), que além de ter um visual arrojado, possui um sistema de ventilação eficiente. Este NZXT custa aproximadamente 400 reais, podendo ter seu preço alterado conforme a loja.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O segundo gabinete indicado é o Cooler Master NV-690C (KWN2-GP CM690 NVIDIA Edition). Este modelo já é bem famoso e muitos usuários já possuem o visual da NVIDIA em seus gabinetes. Ele conta com um bom sistema de ventilação e espaço interno razoável para a nossa configuração SLI. O preço do CM690 gira entre 300 e 400 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por último temos duas recomendações de gabinete da Thermaltake. O primeiro é o Thermaltake Armor Series VA8003BWS (Black Full Tower) que custa 700 reais. Este modelo conta com cinco ventoinhas, visual estiloso e muito espaço para instalar vários drives e discos. O segundo item recomendado é o Thermaltake Armor+MX VH8000BWS (Black Aluminum), dotado de três ventoinhas, largura avantajada e design totalmente exclusivo. O prelo do Armor+MX é 500 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Monitor

Todo computador de jogos que se preze deve contar com um monitor bem grande e de alta qualidade, afinal de contas, todo o investimento realizado em hardware serve para elevar o nível visual dos jogos. Como nossa configuração é mais voltada para jogos 3D, somos obrigados a aceitar a única opção do mercado brasileiro: o Samsung 3D 2233RZ.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caso você já tenha pesquisado anteriormente deve estar ciente do preço deste modelo. Ele é vendido com os óculos 3D da NVIDIA por apenas 1500 reais. Vale lembrar que o 2233RZ não possui suporte para resolução Full HD, o que deve ser bem incômodo para quem deseja o máximo em qualidade de imagem.

Detalhe: caso você queira extrapolar o orçamento, talvez seja interessante importar um monitor de tamanho maior, com resolução de 1920 x 1080 pixels e ainda compatível com a tecnologia 3D da NVIDIA.

Outros acessórios

Pensou que acabou? Calma lá! Ainda faltam alguns detalhes importantes, como o mouse, o teclado, os fones de ouvido e um home theater. Todos estes acessórios soa importantíssimos para uma experiência imersiva nos jogos.

Existem diversas marcas boas para tais acessórios, contudo vamos nos restringir a duas marcas específicas: Logitech e Razer. Para começar nossa lista de acessórios vamos falar dos mouses. A Logitech oferece o mouse MX Revolution, o qual possui 7 botões, trabalha com a tecnologia Laser e utiliza o sistema Bluetooth. Este mouse custa aproximadamente 500 reais, mas com certeza é um produto que vale cada centavo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A Razer também tem seu mouse próprio para os gamers mais exigentes. O Razer Mamba é o grande sucesso da empresa e tem o preço semelhante ao da Logitech. Segundo diversas avaliações o Razer só deixa a desejar em alguns aspectos quanto a compatibilidade com drivers 64 bits, porém o modelo de mouse fica por sua conta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para combinar com o mouse, nada melhor do que produtos das mesmas marcas e com tecnologias de alta qualidade. A Razer oferece o Lycosa Mirror por aproximadamente 400 reais. Este teclado possui iluminação azul, um painel com botões sensíveis ao toque e teclas programáveis para executar as tarefas favoritas do usuário.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Competindo com um produto de alta qualidade, a Logitech entra no mercado com um teclado ainda mais interessante do que o da Razer. O Logitech G-19 possui teclas programáveis, tela LCD para exibir diversas informações sobre o jogo, iluminação das teclas personalizáveis. Talvez o único inconveniente deste acessório seja a falta do recurso Bluetooth para utilização sem fio. O preço? Aproximadamente 600 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Visto esses dois acessórios principais, talvez devamos dar a devida atenção para o sistema sonoro. Para escutar suas músicas em volume alto recomendamos o Home Theater X-540 da Logitech. Com potência de 70W reais e contando com 5.1 canais, o X-540 arrasa durante a jogatina e ao reproduzir filmes em Blu-ray. O preço do produto varia entre 550 e 650 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não pode fazer muito barulho? Então o fone Megalodon da Razer vai colocar você dentro dos jogos! Contando com 7.1 canais e um dispositivo externo para amplificar e configurar o áudio, o Megalodon deve ser a melhor opção para gamers. Este fone pode ser adquirido por meros de 700 reais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Finalizando as compras

Ufa! Depois de tantos componentes fica até complicado fazer os cálculos dos gastos totais, mas vamos conferir nossa planilha com todos os componentes e seus respectivos preços.

Item Marca/Modelo (Quantidade) Preço
Processador Intel Core i7 980-X Extreme (x1) R$ 2500,00
Placa-mãe MSI Big Bang Fuzion (x1) R$ 1300,00
Memória Corsair Dominator 6GB DDR3 1866 MHz (x1) R$ 900,00
Placa de vídeo ECS NVIDIA GeForce GX 480 1536 MB (x3) R$ 4500,00
Fonte Thermaltake W0133RU 1200W (x1) US$ 400,00
(800 Reais)
Gabinete Thermaltake Armor+MX VH8000BWS (x1) R$ 500,00
Gravador Blu-ray LG BH10LS30 (x1)
R$ 400,00
Monitor Samsung 3D 2233RZ + Kit 3D NVIDIA (x1)
R$ 1500,00
Mouse Logitech MX Revolution (x1) R$ 500,00
Teclado Razer Lycosa Mirror (x1)
R$ 400,00
Fones de ouvido Razer Megalodon (x1) R$ 700,00
Home Theater Logitech X-540 (x1) R$ 600,00

Total: R$ 14600,00

Pronto para montar o seu?

Este artigo foi construído com o intuito de fornecer algumas informações sobre algumas das melhores peças de computador da atualidade, porém sabemos que poucos poderão montar um PC de tal magnitude. Você gostaria de ter um PC como este? Qual a configuração do seu computador? Esperamos seu comentário!

Fonte: Baixaki
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : Monte o computador ideal para os melhores jogos 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

Monte o computador ideal para os melhores jogos Empty Re: Monte o computador ideal para os melhores jogos

Mensagem por caique 26/11/10, 09:35 pm

Owww 14600 pilaa... teve ser muito top...
Processador Intel Core i7 980-X Extreme esse é o de 6 nucleos ??
caique
caique

Sexo : Masculino
Idade : 32
Número de Mensagens : 6
Barra de respeito as regras: : Monte o computador ideal para os melhores jogos 100

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos