Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da Primeira Guerra Mundial

+3
Ferder
derick
Hi-Tech
7 participantes

Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Hi-Tech 13/08/10, 04:47 pm

Introdução

Conflito militar (1914-1918), iniciado por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914. Confronto que se transformaria em luta armada, em escala européia, quando a declaração de guerra austro-húngara foi estendida à Rússia em 1º de agosto de 1914. E que finalmente passaria a ser uma guerra mundial da qual participaram 32 nações: 28 delas, denominadas ‘aliadas’ ou ‘potências coligadas’, entre as quais se encontravam a Grã-Bretanha, a França, a Rússia, a Itália, e os Estados Unidos, lutaram contra a coligação dos chamados impérios centrais, integrada pela Alemanha, pela Áustria-Hungria, pelo império otomano e pela Bulgária.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O arquiduque austríaco Francisco Fernando era herdeiro e sobrinho de Francisco José I, imperador da Áustria. Sua esposa, a condesa bohemia Sofía Chotek, e ele foram assassinados pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip em Sarajevo. Este incidente desencadeou a I Guerra Mundial.

A causa imediata do início das hostilidades entre a Áustria-Hungria e a Sérvia foi o assassinato do arquiduque Francisco Fernando de Habsburgo, herdeiro do trono austro-húngaro, cometido, em Sarajevo no dia 28 de junho de 1914, por um nacionalista sérvio. Entretanto, os verdadeiros fatores determinantes do conflito foram: o espírito nacionalista que crescia por toda a Europa durante o século XIX e princípios do XX e a rivalidade econômica e política entre as diferentes nações, o processo de militarização e a corrida armamentista que caracterizaram a sociedade internacional dos últimos anos do século XIX, raiz da criação de dois sistemas de alianças que se diziam defensivas: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. A primeira nasceu do pacto firmado entre a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália contra a ameaça de ataque da França. A Tríplice Entente era a aliança entre a Grã-Bretanha, França e Rússia para contrabalançar a Tríplice Aliança.

O assassinato do Arquiduque austríaco teve sérias repercussões. Diante da ineficácia das gestões diplomáticas, a Áustria declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914. A Rússia respondeu, mobilizando-se contra a Áustria, e a Alemanha lhe declarou guerra em 1º de agosto. As tropas alemãs cruzaram a fronteira do Luxemburgo, em 2 de agosto, e no dia seguinte, 3 de agosto, a Alemanha declarou guerra à França. O governo britânico declarou guerra à Alemanha no dia 4 de agosto. A Itália permaneceria neutra até 23 de maio de 1915, quando, então, declarou guerra à Áustria-Hungria. O Japão declarou guerra à Alemanha em 23 de agosto de 1914 e em 6 de abril de 1917 os Estados Unidos fizeram o mesmo.

1914-1915: A Guerra de Trincheiras

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em uma das campanhas mais custosas e trágicas da I Guerra Mundial, as forças britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Gallípoli, a 25 de abril de 1915, para tentar invadir a Turquia e capturar o estreito de Dardanelos. A ineficácia do comando aliado e a resistência dos turcos, comandados por Mustafá Kemal (o futuro presidente da Turquia, Kemal Atatürk), provocou um cruel confronto. As baixas de ambos os lados atingiram mais de 50% das tropas destacadas. As divisões Anzac se viram especialmente danificadas e esta campanha passou a simbolizar, na Nova Zelândia, a arrogância, crueldade e inaptidão britânicas. Os aliados se retiraram finalmente durante os meses de dezembro de 1915 e janeiro de 1916.

As operações militares na Europa se desenvolveram em três frentes: a ocidental ou franco-belga, a oriental ou russa e a meridional ou sérvia. Posteriormente, surgiriam novas zonas de combate com a intervenção do império otomano, da Itália e da Bulgária.

Na frente ocidental, o plano inicial da estratégia alemã era derrotar rapidamente a França, no oeste, com uma ‘guerra relâmpago’, enquanto uma pequena parte do exército alemão e todas as forças austro-húngaras conteriam, a leste, a invasão russa. No outono de 1914 a queda da capital francesa parecia tão iminente que o governo francês se transferiu para Bordeaux. Porém os franceses, comandados pelo general Joseph Joffre, cercaram Paris e atacaram o exército alemão. Na primeira batalha do Marne (de 6 a 9 de setembro), os franceses conseguiram deter o exército alemão. No entanto, no fim de 1914, os adversários ainda estavam entrincheirados, cada um em suas linhas de frente que se estendiam da Suíça ao Mar do Norte. No decurso de três anos poucas modificações ocorreram nestas linhas, o que faria da luta uma guerra de trincheiras ou de ‘exaustão’.

Os russos assumiram a ofensiva, na frente oriental, no início da guerra, mas foram detidos pelos exércitos austro-alemães. Em 1915 estes haviam conseguido expulsar os russos da Polônia e da Lituânia e tinham tomado todas as fortalezas limítrofes da Rússia que ficou sem condições de empreender ações importantes por falta de homens e de suprimentos.

Os austríacos invadiram a Sérvia três vezes ao longo de 1914, sendo rechaçados em todas. Quando a Bulgária declarou guerra à Sérvia em 14 de outubro de 1915, as forças aliadas entraram pela Sérvia. Os búlgaros derrotaram o exército sérvio e também o britânico e o francês que vieram de Salonica. No fim de 1915, os impérios centrais haviam ocupado toda a Sérvia.

O império otomano entrou na guerra em 29 de outubro de 1914. Os turcos iniciaram a invasão da zona russa da cordilheira do Cáucaso em dezembro. O governo russo pediu aos britânicos que fizessem uma manobra destinada a distrair sua atenção no Estreito de Dardanelos. Porém a Campanha de Gallípoli resultou em fracasso total para as tropas aliadas.

1916: A Estagnação Continua

O triunfo obtido pelos alemães, em 1915, deu condições para eles centrarem suas operações na frente ocidental. Desencadearam a batalha de Verdun em 21 de fevereiro, mas não conseguiram conquistar esta cidade devido à contra-ofensiva do general francês Henri Philippe Pétain. Os aliados atacaram, por sua vez, na batalha do Somme, iniciada em 1º de julho, na qual os britânicos usaram pela primeira vez carros de combate modernos. E os franceses empreenderam nova ofensiva em outubro, restabelecendo a situação que existia antes de fevereiro.

Quanto à situação na frente oriental, os russos atacaram os austríacos na linha que se estendia do sul de Pinsk a Chernovtsi. Apesar de não conseguirem tomar seus principais objetivos, o ataque russo levaria a Romênia a entrar na guerra, apoiando os aliados (em 27 de agosto de 1916). As forças austro-alemães invadiram a Romênia (novembro e dezembro) que, em meados de janeiro de 1917, já estava totalmente ocupada.

A atividade na frente italiana, durante o ano de 1916, esteve concentrada, na 5ª batalha do Rio Isonzo, e na ofensiva austríaca em Trentino. Nos Balcãs, as potências aliadas intervieram na vida política da Grécia por todo a ano de 1916, o que provocaria a criação de um governo provisório em Salonica. Eclodiram duas lutas nos Balcãs em 1916: o ataque conjunto de sérvios e italianos às forças búlgaras e alemães e uma ofensiva aliada sobre a Macedônia. Ocorreu também o confronto naval mais importante da guerra, a batalha da Jutlândia (31 de maio a 1º de junho) entre a Grande Frota Britânica e a Frota de Ultramar Alemã, que terminaria com a vitória britânica.

1917: Entrada dos Estados Unidos e o Armistício com a Rússia

A política de neutralidade americana mudou quando a Alemanha anunciou, em janeiro de 1917, que a partir de fevereiro recorreria à guerra submarina. Em 3 de fevereiro os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com a Alemanha, declarando, em 6 de abril, guerra a este país. Para enfrentar o conflito, enviou para Europa a chamada Força Expedicionária Americana (AEF), frente a qual se encontrava o general John Pershing. Várias nações latino-americanas, entre elas o Peru, o Brasil e a Bolívia apoiariam esta ação. O afundamento de alguns navios levou o Brasil, em 26 de outubro de 1917, a participar da guerra, enviando uma divisão naval em apoio aos aliados. Aviadores brasileiros participaram do patrulhamento do Atlântico, navios do Lóide Brasileiro transportaram tropas americanas para a Europa e, para a França, foi enviada uma missão médica.

Em 1917 os aliados lançaram duas ofensivas, em grande escala, para romper as linhas alemães na frente ocidental. Na primeira, o ataque foi dirigido contra a linha Hindenburg, travando-se a terceira batalha de Arras. Na segunda, tentou-se atravessar o flanco direito das posições alemãs em Flandres. A batalha de Messina e a terceira batalha de Ypres terminaram sem qualquer avanço para os aliados. Por outro lado, a guerra submarina alemã fracassava em seu intento de provocar a rendição da Grã-Bretanha por meio da destruição da frota aliada.

Em março de 1917 a primeira fase da Revolução Russa culminou com a implantação de um governo provisório e a abdicação do czar Nicolau II. Em setembro e outubro os alemães tomaram Riga, ocuparam a Letônia e inúmeras ilhas russas do mar Báltico. Em 20 de novembro as autoridades russos propuseram à Alemanha a cessação das hostilidades. Representantes da Rússia, Áustria e Alemanha assinaram o armistício em 15 de dezembro, cessando assim a luta na frente oriental.

Os aliados sofreram vários reveses na frente italiana em 1917. As forças italianas foram obrigadas a se retirar de suas posições no rio Piave. Na frente balcânica, os aliados iniciaram a invasão da Grécia e conseguiram a abdicação de Constantino I. A Grécia declarou guerra aos impérios centrais em 27 de junho. No Oriente Médio os britânicos tomaram Jerusalém, ocuparam Bagdá em março e em setembro já haviam avançado até Ramadi e Tikrit.

1918: Ano Final

Os primeiros meses de 1918 não foram favoráveis às potências aliadas. Em 3 de março a Rússia assinou o Tratado de Brest-Litovsk, com a qual punha oficialmente um fim à guerra entre esta nação e os impérios centrais. Em 7 de maio a Romênia assinou o Tratado de Bucarest com a Áustria-Hungria e a Alemanha, às quais cedia diversos territórios.

No entanto, a luta nos Balcãs, no ano de 1918, foi catastrófica para os impérios centrais. Uma força de cerca de 700.000 soldados aliados iniciou uma grande ofensiva contra as tropas alemãs, austríacas e búlgaras na Sérvia. E os búlgaros, totalmente derrotados, assinaram um armistício com os aliados. Além disso, estes obteriam a vitória definitiva na frente italiana entre outubro e novembro. A comoção da derrota provocou rebeliões revolucionárias no Império Austro-Húngaro que se viu obrigado a assinar um armistício com os aliados em 3 de novembro. Carlos I abdicou oito dias depois e a 12 de novembro foi proclamada a República da Áustria.

Os aliados também puseram fim à guerra na frente turca de forma que lhes foi satisfatória. As forças britânicas tomaram o Líbano e a Síria, ocupando Damasco, Alepo e outros pontos estratégicos. A Marinha francesa, por sua vez, ocupou Beirute e o governo otomano solicitou um armistício. As tropas de elite nas colônias alemães da África e do oceano Pacífico, com exceção das que se encontravam na África oriental no fim de 1917 e durante 1918, lutaram na defensiva a maior parte do tempo. Praticamente todas se haviam rendido aos aliados no término da guerra (1918).

Em princípios de 1918, os alemães decidiram chegar a Paris. Lançaram uma ofensiva, mas, apesar do avanço conseguido, na segunda batalha do Marne o avanço foi detido pelas tropas francesas e americanas. Os britânicos ganharam terreno ao norte da França e ao longo da costa belga, e as tropas francesas e americanas chegaram ao Sudão em 10 de novembro. A linha Hindenburgo já estava completamente destroçada. Em conseqüência da derrota do exército alemão, a frota alemã amotinou-se, o rei da Baviera foi destronado e o imperador Guilherme II abdicou em novembro, fugindo para os Países Baixos. No dia 9 deste mesmo mês foi proclamada, na Alemanha, a República de Weimar, cujo governo enviou uma comissão para negociar com os aliados. Em 11 de novembro foi assinado o armistício entre a Alemanha e os aliados, baseado em condições impostas pelos vencedores.

O Tratado de Versalhes (1919), que pôs fim à guerra, estipulava que todos os navios aprisionados passassem a ser de propriedade dos aliados. Em represália a tais condições, em 21 de junho de 1919, os alemães afundaram seus próprios navios em Scapa Flow. As potências vencedoras permitiram que deixassem de ser cumpridos certos itens estabelecidos nos tratados de paz de Versalhes, Saint-Germain-en-Laye, Trianon, Neuilly-sur-le-Seine e Sèvres, o que provocaria o ressurgimento do militarismo e de um agressivo nacionalismo na Alemanha, além de agitações sociais que se sucederiam em grande parte da Europa.

Fonte: História do Mundo
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por derick 13/08/10, 04:49 pm

Isso ae \O

quase que o hitler ganhou a 2ª guerra mundial...

magina se a alemanha tivesse ganhado.... tudo mundo falando alemão?

UHSuhashushUshuaHUSAHU
derick
derick

Número de Mensagens : 11
Minha Frase : "as vezes escolher viver, pode ser simplesmente escolher um jeito mais doloroso de morrer"
Localização : sp - sorocaba
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

http://www.1227.com

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Hi-Tech 13/08/10, 04:56 pm

derick escreveu:Isso ae \O

quase que o hitler ganhou a 2ª guerra mundial...

magina se a alemanha tivesse ganhado.... tudo mundo falando alemão?

UHSuhashushUshuaHUSAHU

Saudação!

Pois é, seria muito estranho mesmo, alemão, deus me livre, sou mais o idioma brasileiro, sou brasileiro com muito orgulho e muito amor, isso mesmo, sou patriota, gosto de meu país, não troco o Brasil por nada, sou brasileiro sempre e para sempre serei.

Pra Frente Brasil, Brasil!

Obs: Você errou ao citar Hitler na Primeira Guerra Mundial, pois a que ele participou foi na Segunda Guerra Mundial.

Cumprimentos,
Hi-Tech.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por derick 13/08/10, 05:00 pm

vc que me enganou HUSaUHShuaUHshuasaHUShuAShusahuASu

pensei que esse era o topico sobre a segunda guerra \o
derick
derick

Número de Mensagens : 11
Minha Frase : "as vezes escolher viver, pode ser simplesmente escolher um jeito mais doloroso de morrer"
Localização : sp - sorocaba
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

http://www.1227.com

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Hi-Tech 13/08/10, 05:02 pm

derick escreveu:vc que me enganou HUSaUHShuaUHshuasaHUShuAShusahuASu

pensei que esse era o topico sobre a segunda guerra \o

Não houve nenhum engano por minha parte, quem se enganou foi você!

Sim, isso acontece, agora vamos ao mais importante, somente mensagens sobre o assunto poderá ser postada aqui.

Cumprimentos,
Hi-Tech.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Ferder 13/08/10, 09:07 pm

a 1ª guerra foi boa em termos de tecnologia aeronáutica, começou-se a travar batalhas aereas! com avioes de pano e madeira e com pistolas de mao (primeiros avioes), mas mesmo assim eram espectaculares!

Gosto desta guerra pela aeronáutica e pelas guerras de trincheiras, foram espectaculares!
Ferder
Ferder
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 31
Número de Mensagens : 207
Minha Frase : New life :D
Localização : Portugal-Leiria-Monte Real
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Hi-Tech 13/08/10, 09:11 pm

Ferder escreveu:a 1ª guerra foi boa em termos de tecnologia aeronáutica, começou-se a travar batalhas aereas! com avioes de pano e madeira e com pistolas de mao (primeiros avioes), mas mesmo assim eram espectaculares!

Gosto desta guerra pela aeronáutica e pelas guerras de trincheiras, foram espectaculares!

Com certeza!

Estudei isto na 8ª Série (9º Ano), sei muito bem o que ocorrei nesta Guerra, e sei também que Santos Dumont o pai da aviação supostamente teria morrido de desgosto sabendo que sua invenção estaria sendo utilizada para matar pessoas.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Ferder 14/08/10, 08:06 am

Hi-Tech escreveu: que Santos Dumont o pai da aviação supostamente teria morrido de desgosto sabendo que sua invenção estaria sendo utilizada para matar pessoas.

nao foi so ele que morreu quando a sua invencao serviu para matar pessoas! o inventor da Bomba Atomica tambem se suicidou quando comecaram a utiliza-la
Ferder
Ferder
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 31
Número de Mensagens : 207
Minha Frase : New life :D
Localização : Portugal-Leiria-Monte Real
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Hi-Tech 14/08/10, 05:20 pm

Ferder escreveu:
Hi-Tech escreveu: que Santos Dumont o pai da aviação supostamente teria morrido de desgosto sabendo que sua invenção estaria sendo utilizada para matar pessoas.

nao foi so ele que morreu quando a sua invencao serviu para matar pessoas! o inventor da Bomba Atomica tambem se suicidou quando comecaram a utiliza-la

OMG!

boa afirmação, mas quem foi o inventor da bomba atômica ? deixa eu adivinhar foi um cientista maluco
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Ferder 14/08/10, 05:27 pm

Hi-Tech escreveu:
Ferder escreveu:
Hi-Tech escreveu: que Santos Dumont o pai da aviação supostamente teria morrido de desgosto sabendo que sua invenção estaria sendo utilizada para matar pessoas.

nao foi so ele que morreu quando a sua invencao serviu para matar pessoas! o inventor da Bomba Atomica tambem se suicidou quando comecaram a utiliza-la

OMG!

boa afirmação, mas quem foi o inventor da bomba atômica ? deixa eu adivinhar foi um cientista maluco

isso agora nao sei, nao me apetece ir pesquisar tambem Beleza!
Ferder
Ferder
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 31
Número de Mensagens : 207
Minha Frase : New life :D
Localização : Portugal-Leiria-Monte Real
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por PS 15/08/10, 11:13 am

Se formos analisar, esta guerra foi um grande avanço para a química, apesar de que a forma a qual foi utilizado foi para o mal, os alemães desenvolveram combinações de elementos, e outros assuntos ligados a química que demoraríamos anos para descobrir, mas ainda assim não sou pró guerras, não é necessário.
Nada contra alemães, aliás tem dois fazendo intercâmbio na minha classe, um menino e uma menina, e a menina, nossa, é linda.
Bonitão!
PS
PS

Idade : 28
Número de Mensagens : 8
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Johnny-Five (J5) 19/09/10, 01:58 pm

Olá!

Eu não gosto de guerras, são coisas ruins para as pessoas, imagina, um "civil" no meio de uma guerra ? an ?
Imaginou ? agora pense você no lugar dele, pense, pense, pense, logo estará em ar impuros e provavelmente já inconsciente ou até mesmo ter batido as botas.

Salve o nosso planeta, diga não às guerras.

Abraços.
Johnny-Five (J5)
Johnny-Five (J5)
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 29
Número de Mensagens : 1128
Minha Frase : Seja Bem-Vindo!
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

http://www.hitechbr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Convidad 19/01/11, 07:04 pm

Bom de mais esse

Post relata a Guerra Mundial muito bem!!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Ballah 05/02/11, 10:08 am

Super completa... Me senti dentro dela :D
Ballah
Ballah
Utilizador do Fórum

Número de Mensagens : 79
Localização : Ipatinga
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 100

http://www.cahackers.tk

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por angelfire 05/02/11, 03:20 pm

ee caramba impressionante eu lii tudo - e muito interessante eu recomendo


metas
[X] 30 post
[--]100 Posts
[--]300 Posts
[--]1000 Posts
[--]Mod Combat Arms

assinatura

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

vire meu fan

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
angelfire
angelfire
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 54
Minha Frase : o meu serviço e sevir vc !!
vire meu fan = fire darkenss
Barra de respeito as regras: : História da Primeira Guerra Mundial 40

http://cahackers.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

História da Primeira Guerra Mundial Empty Re: História da Primeira Guerra Mundial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos