Dicionário da Internet

Ir em baixo

Dicionário da Internet

Mensagem por Hi-Tech em 13/08/10, 01:50 pm

Além de conhecer sobre conceito, história e futuro da Internet, é muito importante que você conheça o jargão dos internautas. Vamos ajudá-lo a entender todos esses termos e gírias que os internautas usam. Isso facilitará inclusive a sua comunicação com o suporte técnico do seu provedor. Se você tiver um tempinho maior disponível, leia todas as palavras e os seus respectivos significados. Se não (você sempre poderá voltar aqui quando precisar!), basta procurar pela palavra que você quer saber o significado e, voilá!, você saberá exatamente o que é!

@ (at ou arroba) significa "em", antecedendo o local (provedor ou domínio próprio) onde suas caixas postais estão hospedadas. Ex: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Ad é um gráfico ou um banner de uma página web que, quando clicado, leva o internauta a outro Web site.

Ad Click é o ato de clicar em um ad.

Ad View é a página que mostra o ad. Podem ser mostrados um ou vários "ads" em um mesmo "ad view".

Alias é um nome alternativo (para uma URL, e-mail, arquivo ou variável, por exemplo).

Anti-vírus é um programa de computador que localiza e corrige os estragos feitos por programas de vírus.

ARPANET é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA - Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet.

Attachment é o nome que se dá a um ou mais arquivos que seguem anexados (attached ou, aportuguesando, atachados) a uma mensagem eletrônica.

Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password.

Avatar é a personificação de algo ou alguém; a representação de um jogador virtual num jogo eletrônico ou online.

Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção para acesso à Internet mundial vendido aos provedores.

Backup é copiar arquivos para um segundo dispositivo (um outro drive ou disquete) como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original onde os arquivos se encontram. Uma das mais importantes regras no uso de computadores é "faça o backup de seus arquivos regularmente".

Banda larga é o termo genérico de linhas de alta velocidade de transmissão de dados para a conexão com a Internet.

Bandwidth é: a) a medida em Kb de dados transferidos num tráfego de um website; b) a capacidade de transporte da informação pelos fios, cabos e canais que nos conectam no cyberspace - há um limite para a quantidade de dados que qualquer tipo de fio/cabo/canal pode transportar num determinado momento, mesmo no caso de fibras óticas; c) a capacidade de armazenamento de um sistema.

Banner é um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

BIT é a sigla para BInary digiT ou dígito binário.

BPS significa bits por segundo. É uma medida de velocidade de dados de transmissão via modem.

Bridge é um equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN. Diferentemente dos roteadores ou routers, bridges são protocolo-independente, enviando pacotes sem a capacidade de otimizar rotas. Isso lhes dá velocidade, mas muito menos versatilidade.

Browser é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites. Ex: Microsoft Internet Explorer.

Buttons são botões ou selos ilustrativos que fazem parte da programação visual do website.

Byte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 8 bits.

CGI significa Common Gateway Interface. São scripts que permite a inclusão de formulários em páginas Web. Perl é a linguagem tradicional dos scripts CGI.

Click through rate é o percentual de usuários que clicam num "ad" exposto numa página web.

Comércio eletrônico é a venda de produtos e serviços através da Internet.

Computador é um equipamento eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas e segundo uma representação binária, obedecendo a um conjunto de operações aritméticas e lógicas.

Conta é uma permissão para acesso à Internet, normalmente simbolizada por um login e uma senha. A conta é aberta e mantida num provedor de acesso mediante o pagamento de mensalidades pelo internauta.

Cookies são arquivos contendo informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada internauta em sua primeira visita ao site. O servidor do site visitado regista a informação num arquivo e armazena este arquivo no disco rígido do internauta. Quando o internauta retorna ao site, o servidor procura e acha o cookie e se auto-configura de acordo com a preferências indicadas por cada internauta.

Correio eletrônico ou e-mail é o sistema de comunicação baseado no envio e no recebimento de mensagens eletrônicas via Internet. Indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

CPU quer dizer Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento. É a unidade que leva e traz instruções da memória do computador e as decodifica para controlar todas as outras partes do computador.

Criptografia é o embaralhamento do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e-mail numa sequência de caracteres alfa-numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

Cyberspace é espaço eletrônico e onde ocorrem as transações na Internet.

DARPA ou Defense Advanced Research Projects Agency é a organização central de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa norte-americano.

DHTML é a sigla para Dynamic Hipertext Markup Language. É um tipo de linguagem utilizada para construir as páginas da Web e os websites com recursos de acesso dinâmico.

Dial-Up é nome do programa utilizado pelo Windows para fazer a conexão do internauta com o provedor de acesso à Internet.

Disco rígido é o disco interno ao computador onde os dados são armazenados.

DNS significa Domain Name Server. É um sistema hierárquico de bases de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.

Domínio é o nome de uma área reservada num servidor Internet que corresponde ao endereço númerico de um website (endereço IP). No Brasil, os domínios sempre terminam com .br (sigla do Brasil na Internet) e podem apresentar vários tipos (.com para empresas comerciais, .org para empresas não comerciais, etc.). Ex: aisa.com.br é um domínio brasileiro do tipo comercial (o mais comumente usado).

Download é o ato de copiar um arquivo de um website qualquer disponível na Internet para o seu computador pessoal.

Downtime é a quantidade de minutos e horas por mês nos quais o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva.

E-commerce ou comércio eletrônico é a realização de negócios através da Internet.

E-mail significa correio eletrônico e indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

Endereço IP é o endereço de cada servidor conectado à Internet, de acordo com o Internet Protocol.

Ethernet é um sistema de redes que transporta sinais (bits) para todos os microcomputadores em rede.

FAQs (frequently asked questions) significa questões frequentemente perguntadas. É um recurso muito útil no atendimento aos clientes pela Internet, já que antecipa as perguntas dos clientes e as responde sob a forma de página Web.

Filtros são formas de diminuir o escopo de consultas pela definição de áreas ou tipos de dados a serem incluídos ou excluídos.

Firewall são softwares de proteção cuja missão é impedir a entrada de hackers em empresas conectadas à Internet.

Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas. São também chamadas "scripts".

Freeware são programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e podem ser usados à vontade pelos internautas.

FTP ou File Transfer Protocol significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

Gateway é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet.

GB ou G ou gigabyte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1,024 megabytes.

GIF ou Graphic Interchange Format é um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

Gopher é um sistema anterior à World WideWeb (WWW), que organizava e mostrava arquivos dos servidores Internet em formato texto, hierarquicamente estruturado. Com a Web, os bancos de dados do Gopher tem sido transformados em Web sites, muito mais versáteis e fáceis de acessar.

Hackers são especialistas em violar sistemas de computação.

Hardware é a estrutura e as peças eletrônicas, magnéticas e mecânicas de um computador.

Hiperlinks são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web. Hiperlinks são comumente chamados links.

Hipermídia é a mídia que inclui gráficos, sons e vídeos.

Hipertexto é o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de hiperlinks ou links.

Hit é qualquer ação de um internauta quando visitando um website, seja ver uma página ou download um arquivo.

Homepage é a página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website.

Hospedagem é o ato de armazenar websites de clientes por parte de um provedor de acesso.

Host é um computador numa rede de computadores.

Hot link é um link entre duas aplicações de forma que a mudança em uma atualiza automaticamente a outra.

HTML ou Hyper Text Markup Language é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos Web (websites).

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo padrão que permite a transferência de dados na Web entre os servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de uma página para a outra através dos links do hipertexto.

Hub é um ponto comum de conexão para equipamentos em rede. São normalmente usados para conectar os segmentos de uma LAN.

Internet é a rede mundial de computadores interconectados. É o sistema de informação global que: a) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; b) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e c) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.

Internauta é a gíria usada para identificar o usuário da Internet, a pessoa que usa a Internet para comunicação, pesquisa, trabalho e/ou lazer.

Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP (uma internet) que pertence a uma empresa e que é acessada apenas pelos membros e funcionários da empresa (e, eventualmente, também por outras pessoas que tenham autorização para tal). Como a Internet, intranets são usadas para compartilhar informações.

IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet. É este protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet.

IRC significa Internet Relay Chat. Também conhecido como "bate-papo", é um ambiente que permite comunicação escrita online entre usuários da Internet.

ISP significa Internet Service Provider ou provedor de acesso à Internet.

JPG ou JPEG é a sigla para Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

KB significa Kilobyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 bytes.

Kbps é a sigla para Kilobits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados. 1 Kbps = 1.000 bps (bits por segundo).

LAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma área relativamente pequena.

Laptop é um computador pequeno e portátil que você pode colocar no seu colo (top=em cima e lap=colo em inglês). Também conhecido como notebook.

Links são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web.

Lista de discussão é um programa que reúne vários endereços de correio eletrônico de pessoas interessadas em um assunto específico. Este programa redistribui a todos os mails que tenham sido passados por qualquer um dos participantes da lista.

Log é um arquivo criado por um servidor web que contém todas as informações de acessos à Internet considerando a atividade do servidor.

Log in ou log on pode significar: a) o ato de acessar a Internet, Web sites ou qualquer aplicação de software; b) o seu nome de usuário para o acesso à Internet (cadastrado em um provedor em conjunto com uma senha) ou para o acesso a um Web site que porventura exija um cadastramento prévio do internauta (neste caso, o cadastramento do log in é feito no website).

Log off ou log out significa terminar uma sessão no computador, através do fechamento das aplicações em uso (disponíveis na Internet ou na própria máquina do usuário) e do desligamento do computador.

MB ou M significa Megabyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 KB ou 1.048.576 bytes.

MbPS significa Megabits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados via modem. 1 MbPS = 1.000 KbPS = 1.000.000 BPS.

Micreiro é aquele que passa muito tempo trabalhando ou brincando com o auxílio de um micro-computador.

Micro-computador é um computador de pequeno porte. É também chamado PC, sigla para Personal Computer (computador pessoal).

Modem é a sigla para MOdulator/DEModulator. É um equipamento que transforma os sinais digitais de seu microcomputador em sinais analógicos que podem viajar através de uma linha telefônica. O som que você ouve quando faz a discagem para o seu provedor de acesso informa que a ligação foi feita e que os sinais analógicos enviados do seu micro chegaram em um dos modens de recepção do provedor. A partir daí, os sinais analógicos são convertidos novamente em informação digital, tornando possível o seu acesso à Internet.

Navegação é o processo de se mover de um website para outro seguindo links.

Navegador ou browser é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de Web sites. Ex: Microsoft Internet Explorer.

NCP significa Network Control Protocol, ou protocolo de controle de redes.

Nerd significa micreiro bitolado e compulsivo.

Netiquette é a etiqueta da Internet.

Newsgroups são grupos de notícias sobre assuntos diversos enviadas a internautas pré-cadastrados.

Node é uma unidade da informação.

Notebook é um computador pessoal pequeno, leve e portátil. Notebook = caderno em inglês.

On-line significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem.

Page view é o número de hits exclusivamente para páginas HTML. É também chamado "page impression".

Página é o conjunto de textos e ilustrações que são mostrados em uma mesma tela.

Password quer dizer palavra-chave ou senha. Normalmente é associada a um login por questão de segurança.

PC significa "personal computer" ou computador pessoal.

Plataforma é o sistema operacional utilizado pelo internauta (Windows 95, NT, Unix, etc.).

POP significa Point of Presence. São os pontos de presença dos backbones Internet em cada cidade onde o backbone oferece serviço aos provedores de acesso.

Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas.

Protocolo é um formato estabelecido para a transmissão de dados entre dois dispositivos de computadores (drives, impressoras e modens, por exemplo). Protocolos definem o tipo de consistência e checagem de erros, o método de compressão de dados, a forma como o dispositivo de envio indicará que a mensagem está terminada e a forma como o dispositivo de recebimento indicará que recebeu a mensagem.

Provedor de acesso é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores de serviços Internet.

Provedor de informação é uma empresa que provê informações variadas em seu website.

Referrer é a URL de uma página HTML que refere a um website.

Roteador ou router é um equipamento que conecta qualquer número de LANs e otimiza o roteamento das conexões Internet.

Search engines são websites onde os internautas fazem buscas na Web a partir de palavras-chave.

Senha é uma palavra qualquer escolhida pelo usuário que, em conjunto com o login, serve para liberar o acesso do usuário à Internet ou a websites que porventura exijam senha para entrada.

Servidor é o computador que administra e fornece programas e informações para os computadores conectados em sua rede.

SET é a sigla para Secure Eletronic Transaction. É um padrão de segurança utilizado em websites de comércio eletrônico.

SGML significa Standard Generalized Markup Language. É um sistema de "tags" que permite que as especificações da linguagem sejam interpretadas por vários sistemas de formas variadas, mas assegurando a formatação dos documentos Web.

Shareware é o nome dado aos vários programas de computador ou softwares disponíveis na Internet para avaliação e uso gratuito por tempo limitado.

Shopping virtual é um website que agrupa websites de empresas que vendem produtos e serviços na Internet.

Site é o conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa. É também o diminutivo de website.

Software é o nome dado para o conjunto ou tipo de programas, dados, rotinas e ferramentas desenvolvidos para computadores. Os programas de software precisam ser instalados nos computadores para que estes passem a desempenhar determinadas funções. Incorretamente, algumas pessoas têm usado o termo "softwares" quando falam em mais de um produto de software. Não existe plural para a palavra "software": "software" é invariável, tal como "informática" em Português e "hardware", "shareware", "know-how", etc. em Inglês.

Spam é o envio de e-mails comerciais não solicitados - um grave erro e fonte de problemas na Internet.

Spider é um programa automatizado que faz buscas pela Internet.

Suporte ou suporte técnico é o serviço de apoio técnico disponibilizado pelo provedor aos seus clientes de acesso à Internet.

Tags são comandos inseridos num documento que definem como o documento deve ser formatado. Tags são usadas pelas especificações de formatação que armazenam documentos como arquivos texto, incluindo SGML e HTML.

TCP/IP quer dizer Transmission Control Protocol/Internet Protocol (ou protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet). É o protocolo que satisfaz as necessidades de um ambiente de redes de arquitetura aberta como a Internet.

Telnet é uma aplicação onde o internauta acessa um servidor remoto pela Internet.

UNIX é um sistema operacional de alta performance escrito em C (linguagem de alto nível).

Upgrade é melhorar as condições de desempenho de micro-computadores, velocidade de linha telefônicas, etc.

URL significa Uniform Resouce Locator. Uma URL é um endereço virtual que indica exatamente onde as informações da empresa ou da pessoa se encontram. A primeira parte do endereço indica que protocolo está sendo usado e a segunda parte do endereço especifica o domínio onde o recurso está localizado, no formato [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Username significa nome do usuário.

Vírus é um programa de computador que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros programas.

VRML ou Virtual Reality Modeling Language é um padrão de programação que permite modelagem e navegação em terceira dimensão na Web.

W3C significa World Wide Web Consortium e é a organização oficial para os padrões Web, especialmente HTTP, HTML e XML. O W3C foi fundado em 1994 por Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Web.

WAN ou Wide Area Network é um sistema de LANs interconectadas através de linhas telefônicas ou ondas de rádio.

WAP ou Wireless Application Protocol é uma especificação segura que permite aos usuários acessar informações e a Internet através de equipamentos portáveis, móveis e wireless como celulares e pagers.

Web é o ambiente multimídia Internet, também conhecido como [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Webmaster é o profissional responsável por um ou mais Web sites.

Web site é um conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa.

Wi-Fi é o nome (marca registrada) de uma tecnologia que permite a conexão sem fio e de alta velocidade com a Internet através de ondas de rádio.

WWW significa World Wide Web e é o ambiente multimídia da Internet, a reunião de texto, imagem, som, vídeo e movimento na Internet.

XML significa eXtensible Markup Language. É uma linguagem baseada em SGML que está sendo desenvolvida pelo W3C para uso em páginas e documentos Web. XML é uma linguagem mais funcional que HTML.

Lembre-se: você poderá voltar quantas vezes quiser nesta página do Dicionário. Basta você querer! E se você quiser saber mais definições dos termos ligados à Internet e à Informática, dê uma navegada pela Webopedia (da internet.com) e pela Acromania (da ZDNet). Estão em inglês, mas são uma grande fonte de referência!

Fonte: A.I.S.A
avatar
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 22
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: :

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum