Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bienal de São Paulo

Ir para baixo

Bienal de São Paulo Empty Bienal de São Paulo

Mensagem por Hi-Tech 09/07/10, 09:31 pm

A Bienal de Artes Plásticas de São Paulo foi inaugurada em 1951, por Francisco Matarazzo Sobrinho. Sua principal inspiração era a Bienal de Veneza, até hoje já foram realizadas vinte e três Bienais, com uma média de participação de cinqüenta países. No início, era patrocinada pelo Museu de Arte Moderna, desligando-se dele em 62, por ser um evento de grande porte que exigia enorme dedicação. O Pavilhão Cicillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, foi realizado por arquitetos como Oscar Niemeyer e Hélio Uchôa, para abrigar as exposições a partir da IV Bienal. (A primeira havia sido realizada no local onde hoje se encontra o MASP, naquela época ainda ocupado pelo Belveder do Parque Trianon e a segunda e terceira, já no Parque do Ibirapuera, no local onde hoje se encontra a Prodam - antigamente Pavilhão Manoel da Nóbrega).

Foi nesse mesmo ano que a Bienal passou a ser uma Fundação, mantida principalmente por Francisco Matarazzo e subvenções estatais e empresariais. Já na primeira amostra, artistas como Picasso, Max Bill, Di Cavalcanti, Brecheret, Portinari, Morandi e Segall tinham obras expostas. Foi decidido o sistema de premiação que fez parte da Bienal até 77, tendo voltado posteriormente em 88. Seriam dados dois Prêmios Oficiais e Aquisições, um para artistas nacionais e outro para artistas estrangeiros. A Segunda Bienal, realizada em 53 é considerada especialmente importante. Comemorava o IV centenário de São Paulo. Novamente Picasso aparece aqui numa sala especial com trabalhos como “Guernica“. Expôs ainda obras e retrospectivas de trabalhos de artistas como Paul Klee, Edvard Munch, Brancusi, Alfredo Volpi, Mondrian, Alexander Calder, Manabu Mabe, Aldemir Martins, entre outros.

O Futurismo Italiano e o Cubismo na França também foram destaques. Na terceira, a premiação já passou a ser dividida entre as categorias pintura, desenho, escultura e gravura, com artistas nacionais concorrendo separadamente de artistas estrangeiros. Cândido Portinari e Lasar Segall realizaram retrospectivas. Na IV Bienal a exposição “Quatro Mil Anos de Vidro“ e artistas como Chagall e Pollock foram os destaques. Na quinta é a vez das obras de Van Gogh e das salas “Expressionismo“, “Quatro Séculos de Gravuras“, além exposição “Ujiko - E“. Essas três últimas atrações referiam-se à arte realizada, respectivamente, na Alemanha, França e Japão.

Na VI Bienal foi necessária a utilização de um espaço adjacente ao Pavilhão Cicillo Matarazzo para a Exposição de Arquitetura. O número de países participantes já chega a cinquenta e um e na sétima, obras de países como a Síria, o Irã, a Coréia, o Taiti e Senegal podiam ser encontradas, além de amostras da arte colonial boliviana. Seguindo a tradição de cada vez mais aumentar o número de países participantes, a oitava já tem a participação, por exemplo, da Nova Zelândia e Filipinas.

Às exposições normais juntam-se uma exposição de jóias e uma Bienal do Livro e Artes Gráficas. A partir daqui, cada vez mais países dos cinco continentes passam a marcar presença. Uma Bienal de Ciência e Humanismo foi realizada dentro da IX edição do evento, também digna de destaque, em especial pela presença de artistas pop-americanos, como Andy Warhol. As Salas Novos Valores, Fantástica e Surrealista marcaram a X Bienal. A Semana de Arte Moderna de 22 foi homenageada na XI Bienal, que contou ainda com uma retrospectiva de artistas já premiados em anos anteriores do evento.

A XII já se diferencia pelas manifestações ligadas ao teatro e pela sala “Arte - Comunicação“, que pretendia discutir a relação entre esses elementos. Artistas latino-americanos eram as grandes atrações da XII amostra. Em 1977, na XIV Bienal, foi criado um Conselho de Arte e Cultura (CAC), com atribuições normativas. O ano de 1979 foi importante para o evento. Numa amostra conhecida como a Bienal das Bienais, a premiação foi abolida. Além disso, a partir daí começou-se o uso de um sistema de seleção das obras por analogia de linguagem (não mais por países). Na XVII, pela primeira vez 50 % do orçamento estava sendo pago pela iniciativa privada.

A XVIII Bienal foi realizada em 1985, contando com um sistema articulado de instalações e de performances. Após as críticas sofridas pela montagem da XIX Bienal, a XX aparece com novo método de seleção de obras a partir da criação de três curadorias - a de eventos especiais, a internacional e a nacional. O dinheiro para sua realização foi dado majoritariamente por empresários. Seguindo a tendência das performances ligadas às artes plásticas, a XXI Bienal teve bastante apelo cênico. Além disso, o grupo espanhol La Fura Dels Baus e o diretor Robert Wilson realizaram apresentações. As inscrições dos artistas seriam mediante vídeos ou dossiês com fotos.

Na XXII Bienal, em 94, foi criado o Espaço Museológico, uma ala especial, inaugurada por artistas como Malévitch, Mondrian e Diego Rivera. O tema é o suporte. Instalações em vídeo e salas especiais marcaram a amostra. A XXIII Bienal, de 1996, foi prestigiadíssima, principalmente pelos artistas presentes no espaço Museológico: Picasso, Munch, Klee, Goya, Andy Warhol, Basquiat, Cy Twombly, Pedro Figari e Rubem Valentim. Seu tema foi “A desmaterialização da Arte no final do Milênio“ e Nelson Aguilar seu curador-geral. Universalis, Salas Especiais e Representações Nacionais foram as partes em que se dividiu a amostra.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : Bienal de São Paulo 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos