Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão

3 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão Empty [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão

Mensagem por Sarinha 02/06/10, 03:29 am

~Ora o que eu aqui vou relatar, não são segredos técnicos, mas cuidados básicos de manutenção a ter com o PC, quando as temperaturas começam a rondar os 30º C ( temperatura do ar ).


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Temperaturas máximas ( média ) que cada componente pode atingir

** Isto são médias, pois as temperaturas suportadas variam de fabricante para fabricante **

- Disco Rígido : Não deve ultrapassar os 50º. A partir desta temperatura existe o sério risco de o mesmo ficar danificado. Um dos 1º sinais de que algo não está bem é os barulho excessivo do disco em funcionamento, geralmente barulhos de natureza metálica.

- Processador- Varia muito de fabricante para fabricante, e de modelo para modelo. A tolerância térmica destes componentes é grande, mas não é aconselhável que ultrapassem os 80º , mas regra geral, temperaturas acima dos 70º já devem suscitar alguma preocupação.
Um dos principais sinais de sobreaquecimento excessivo do processador, é o barulho do cooler. Não há como não dar por ele. Geralmente a partir das 4000 rpm, é sinal que o cooler está a aquecer, quando estão nas 4500 rpm, é sinal que o cooler já está muito, muito quente. Nesta altura ( 4500 rpm ) o barulho é insuportável, e as caixas menos resistentes têm tendência a vibrar.

- GPU ( processador placa gráfica )- tudo o que vá para cima dos 70º graus é excessivo, no entanto, este componente dá inúmeros sinais de alarme antes de partir.
Alguns dos sinais a ter em atenção, são erros de corrupção gráfica, barulho excessivo do cooler, falhas na actualização do ecrã.


- Memórias e placa mãe- não encontrei valores de referência, mas não são componentes muito susceptíveis ao calor, a não ser que "overclockem" as memórias.




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]









Cuidados a ter, para evitar temperaturas excessivas e barulhos indesejados


1º - Realizar uma limpeza geral ao PC. Abrir as tampas laterais, limpar o pó e acumulações de cotão, utilizar um pincel pequeno para limpar as ventoinhas, podem aspirar a fonte de alimentação, etc. Existem inúmeros produtos à venda para o efeito, apesar de poder ser tudo limpo com os produtos que temos por casa.
Os mais jeitosos com as mãos, poderão colocar uma pinguinha de óleo, nas ventoinhas para eliminar os barulhos provenientes do atrito dos componentes. Podem utilizar óleo para máquinas de costura, evitem o famoso Bala ( muito abrasivo ).


2 º - Instalar uma ferramenta para monitorizar as temperaturas. Existem muitas aplicações deste género espalhadas pela net, dos mais variados géneros, para os mais diversos tipos de hardware e dos mais diversificados fabricantes.
No entanto, aconselho o Everest, que funciona quase como uma ferramenta universal, e é francamente bom.

3º - Montar dispositivos para dissipar o calor do PC. Podem montar uma ventoinha caso a caixa tenha lugar para mais uma ( muitas caixas não trazem ventoinha traseira ), mudar a fonte de alimentação ( existem fontes com ventoinhas de alto débito ), existem ventoinhas mais eficientes que as que vêm montadas de série com o PC.
Um investimento em coolers para o processador e GPU também é bem vindo, apesar de poder ser dispendioso.
Se forem artistas como eu, podem fazer uns artilhanços caseiros, bastante mais em conta. Ex. podem perfurar as caixas laterais, utilizando um berbequim. Nos acrílicos podem perfurá-la com uma chave de fendas aquecida, e fazer uma série de furos na tampa lateral. Depois é virar para lá uma daquelas ventoinhas que temos em casa, no meu caso, utilizei um ventilador, que no Inverno serve para aquecer, mas no verão serve como ventoinha e o resultado é francamente satisfatório.

4º - Evitar ter o PC ligado muitas horas. Existem aqui uns artistas no FM que gostam de ver quantos dias conseguem aguentar um PC ligado, desaconselho este procedimento com temperaturas de 30º ( temp. do ar ).
Desliguem os PCs quando forem jantar, almoçar, tomar um café, evitem estar muitas horas sem desligar o PC 20 minutos parado bastam para baixar em muito a temperatura dos componentes.

5º - Atenção aos avisos sonoros, quando virem que o PC está a fazer um barulho excessivo, verifiquem as temperaturas, não custa nada, afinal o PC não têm outra forma de se queixar que tem muito calor.

6º - Evitem as longas horas ininterruptas de jogatanas no PC, os jogos levam tanto o GPU como o CPU aos pícaros e quanto mais moderno o jogo, pior.
Evitem estar muitas horas nesta actividade, pois provoca um aquecimento muito rápido dos componentes, e o barulhos dos jogos muitas vezes impede-nos de nos aperceber-mos do barulho vindo da caixa.



Conclusão

Tenham algum cuidado, as temperaturas estão muito altas, os PCs aquecem muito, e não vale a pena arruinar a nossa máquina por negligência.
Os utilizadores de Pentiums 4, e placas gráficas com a terminação GT, tenham ainda mais atenção.
Os Pentiums são conhecidos por produzirem muito calor devido ás velocidade de relógio elevadas, as gráficas com a terminação GT geralmente vêm puxadas ao máximo, muita vezes com overclock de série às memórias e GPU.
Sarinha
Sarinha
Utilizador do Fórum

Sexo : Feminino
Idade : 44
Número de Mensagens : 49
Barra de respeito as regras: : [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão 80

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão Empty Re: [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão

Mensagem por Hi-Tech 02/06/10, 12:57 pm

Olá, Sarinha!

Gostei bastante do tópico, com certeza irá ajudar muitos, com certeza também me ajudou, tirou dúvidas que eu tinha relacionadas ao assunto.

Agradecemos pela sua colaboração.

Cumprimentos,
Hi-Tech.
Hi-Tech
Hi-Tech
Utilizador do Fórum

Sexo : Masculino
Idade : 28
Número de Mensagens : 3796
Minha Frase : Seja Bem-Vindo ao fórum Hi-Tech!
Barra de respeito as regras: : [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão 100

https://www.youtube.com/hitechuniverso

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão Empty Re: [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão

Mensagem por caique 27/11/10, 09:45 am

otimo tutorial...
Aki tenho 3 cooler no gabinete... 1 na lateral, 1 atraz e 1 na frente... outo cooler para as memorias, e o original do cpu e vga... temperaturas tudo ok... mesmo apos 10 horas de uso...
caique
caique

Sexo : Masculino
Idade : 32
Número de Mensagens : 6
Barra de respeito as regras: : [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão 100

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão Empty Re: [Tutorial] Cuidados a Ter com o PC no Verão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos